TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Lúdicas Para a Educação Infantil

Por:   •  30/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

NOME DO ALUNO

ATIVIDADES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

CIDADE

2019

NOME DO ALUNO

ATIVIDADES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho do Curso de Pedagogia apresentado ao Instituto, como requisito parcial à nota da matéria em questão. Atividades Complementares.

Orientadora: ______________________.

CIDADE

2019


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

Ludicidade na educação infantil        5

Lúdico se une ao professor na escola        6

Desenvolvimentos psicossocial da criança com o auxílio do lúdico        7

A evolução dos jogos da infância        8

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.        REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Está presente pesquisa tem o intuito de esclarecer os meios de utilização da forma lúdica, para os anos iniciais que compreende do 1º ano ao 5º, com suas características, sua dinâmica em forma de brincadeiras e a importância do professor na vida do educando. A educação infantil e a fase em que as crianças desenvolvem sua capacidade motora, intelectual, suas primeiras amizades e o convívio com pessoas que não são de sua família e por isso necessitam de brincadeiras para auxiliar no desenvolvimento social.

Os educandos precisam explanar a ludicidade não somente como forma de expressar um conteúdo para o aprendizado, mas permitindo que as crianças tenham a compreensão sobre a alegria, imaginação e os desejos de ser humano, de forma a aprender a conviver com os colegas e educandos com regras que poderão ser usadas no seu dia-a-dia. Este projeto tem o objetivo de elucidar o processo por meio da ludicidade no sentido de identificar e descrever as suas concepções.

Sendo importante a observação para que o lúdico não perca suas características que são: o brincar livre, não se esquecendo do conteúdo que está sendo trabalhado; de forma que elas façam escolhas; diálogos e sejam espontâneas. Deste modo as habilidades já existentes na criança serão desenvolvidas por meio de jogos fazendo com que elas alcancem o conhecimento.

Este projeto de pesquisa tem a principal finalidade de demonstrar que a utilização das práticas lúdicas em sala de aula na educação infantil pode ser essencial no processo de aprendizagem pedagógica. Pois o lúdico propicia o desenvolvimento das descobertas e da criatividade, a maneira da criança se expressar, criticar e transformar a realidade. Se bem utilizada e compreendida, o lúdico poderá contribuir na melhoria do ensino, qualidade e formação do ¨eu¨ crítico do educando, para melhor redefinir o seu relacionamento na sociedade.

O projeto avançará retratando sobre o ambiente escolar e seu objetivo é qualificar o ensino, pois os professores devem ser mais críticos e criativos melhorando a qualidade da educação infantil. E também buscar alguns recursos de apoio para o processo de conhecimento, observando a mudança na educação. Buscando assim, responder questões e dificuldades encontradas pelos professores no uso da ludicidade em sala de aula.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Ludicidade na educação infantil

A palavra ludicidade tem a sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”, se analisarmos a palavra lúdico no seu contexto observamos que está se referindo somente a brincar, porém o sentido dessa palavra com o passar do tempo se modifica da sua origem, se tornando uma desejo básico para a construção da personalidade humana.

O lúdico é uma característica fundamental do ser humano, do qual a criança depende para se desenvolver. Para crescer, brincar e para se equilibrar frente ao mundo precisa do jogo. Aprender brincando tem mais resultados, pois a assimilação infantil adapta-se facilmente à realidade. (PIAGET apud SANTOS 2001, p.173).

Os jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fases de nossas vidas, o lúdico acrescenta algo indispensável no convívio entre as pessoas, possibilitando o enriquecimento da criatividade. Por isso a ludicidade deve ser vista como uma necessidade do ser humano, não somente como uma diversão e sim como um aprendizado.

As regras no jogo representam as normas sociais que as pessoas se submetem para viver em sociedade. O jogo é as suas regras são elaboradas pelo seu modo coletivo. Jogar em sala de aula proporciona aos alunos uma interação a aprendizagem auxiliando os educadores no processo de aprendizagem. Pois o lúdico deve continuamente ter caráter de novidade, desse modo os educandos estarão prontos para brincar a qualquer instante.

A ludicidade na escola traz ao professor uma união entre a educação e o brincar, como um dos elementos principais de sua proposta pedagógica.

  1. Lúdico se une ao professor na escola

A presença da ludicidade se faz necessária na educação infantil, pois vem ganhando espaço no cenário atual na educação devido à importância das suas atividades e alcance da aprendizagem. Por meio de jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem afetividade, manuseiam objetos, ouvem músicas, usam suas coordenações psicomotoras e interagem no contexto social, o que contribuí para uma aprendizagem eficaz.

A frequência do uso da ludicidade em âmbito escolar tem objetivos pedagógicos e, também, brincadeiras livres. Na fantasia e na imaginação das crianças elas têm capacidade de unir elementos para produzir outros, de imaginar e criar um mundo novo. Este desenvolvimento da imaginação e importante na formação da criatividade, nas experiências e também aprendendo a respeitar as regras de convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com