TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps arte e recreação

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.170 Palavras (25 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA LINCENCIATURA

                        Arte, Criatividade e Recreação.

NOMES: Aline Pittaliga Leal. RA-439913

               Modesta Messa Wagner. RA-440542

TUTORA PRESENCIAL: Raquel Lopes.

 Trabalho de Atividade Prática Supervisionada (ATPS) ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Formação.

       

                                       São Borja/RS. Outubro/2015.              

Introdução:

Com esse trabalho queremos mostrar como a arte é de fundamental impotência nos anos iniciais da Educação Fundamental I; pois estimula o lado lúdico das crianças, sendo assim busca subsídios para os professores, para que encaminhem e busquem o aperfeiçoamento da área.

Assim sendo que o tema abordado, possa mobilizar, discussões, reflexões e pesquisas para um fortalecimento e democratização do educador na área artística.

                                          Arte, Criatividade e Recreação

Experiências Educativas vivenciadas pelo grupo no desenvolvimento expressividade e criação:

1 Relatório aluna MODESTA MESSA WAGNER.

Meu primeiro contato com a arte foi na 5º serie me lembro que tinha um caderno de desenho  onde era feito as atividades proposta pela professora, ela nos deixava livre para criar.

Lembro-me de uma aula em que ela trouxe palitos de sorvete era data comemorativa do dia das mães  uma caixinha de bijuteria, colamos os palitos e pintamos com tinta ficou lindo.

Aprendi sobre (cores primarias e secundarias fazíamos quadros, pinturas, vários trabalhos com purpurinas.

Nos anos que se seguirão tive contato com teatro e dramatização.

As aulas aconteciam somente uma vez por semana e eu amava as aulas.

[pic 2] 

Porta Joia de Palitos de Sorvete

2 Relatório aluna ALINE PITTALUGA LEAL.

Meu primeiro contato com escola tinha 05 anos em 1980 na escola E.E.AB  Arneldo Matter São Borja/RS, era conhecido na época pré-escola me lembro da minha professora chamava Luísa usávamos uniforme branco e azul marinho com símbolo da escola, sentávamos em mesinhas pequenas com 3 colegas, todos tinham bolsa xadrez de vermelho com nossos nomes e tinha um desenho feito por mim em tecido costurado na bolsa ,  minha professora gostava muito de artesanato todos os dias fazíamos coisas diferentes tenho varias lembranças arte que fizemos em sala de aula.

Nas aulas lembro que usávamos, botões, linha de La para fazer cabelo, chá mate, folhas secas, purpurinas, copinhos de danoninho que me lembro fizemos vários palhacinhos, lantejoulas, tintas, tecidos, palitos fósforo, palito sorvete, pó de madeira, argila. Etc...

Épocas festivas nos ensinava recitar poemas, fazer teatros para dias dos pais, no final do ano tive formatura onde a professora fez 3 grupos e dançamos musicas coreografas para nossos pais em comemoração termino do ano, recebíamos diploma com nosso desenho e nosso nome.

Me lembro de tudo como se fosse hoje pois amei essa primeira experiência que tive de Artes .

3.  Relatório Michele Soares (colega de escola da Modesta)- apenas para contribuir com o grupo-

Meu primeiro contato com a arte foi na 4º série, me recordo muito bem de uma aula de artes que a professora nos deu revistas, e pediu que os alunos rasgassem em pequenos pedaços, pois iríamos colar em um vidro de maionese tinha muitas atividades de pintar com desenhos xerocados, mas fiquei encantada  com a arte de colar  o papel picado no vidro nunca esqueci.

Vivenciei um tempo muito bom com meus amigos de escola, a gente brincava em grupos tínhamos criatividades em elaborar vários tipos de brincadeiras que hoje não existe mais só restaram lembranças.

Na infância as crianças começam seu processo de aprendizado através do meio que vivem em casa e na escola nesta fase ocorrem os primeiros e mais importantes aprendizado que influenciarão no caráter e personalidade da criança.

Na educação infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender.

A rotina das crianças sejam planejadas e criadas de modo a proporcionar experiências e contato com toda segurança e saúde.

4.  Relatório Mariane Garcia. (professora da escola EMEF Sagrado Coração de Jesus)-apenas para contribuir com o grupo-

 Meu primeiro contato com a escola foi no primeiro ano, mais eu me lembro com mais ou menos uns seis anos que a gente pintava muito com tinta guache. A escola era e foi por muito tempo o melhor lugar para mim, pois eu adorava ir a escola principalmente quando tinha aula de Educação Artística, pois era a minha aula favorita. Mais tarde já no ginásio, eu me lembro de que havia diferentes maneira de se trabalhar na Educação Artística, pois a professora era muito legal e divertida a sua maneira de nos ensinar, me lembro principalmente de quando aprendi a fazer a margem no caderno de desenho, depois os desenhos com sombreados, e ainda sim conforme o tempo se passou o meu gosto por tintas ainda prevalecia a inovação de se trabalhar com Arte acho que é por sempre estar mudando a teoria, pratica, trabalhos tudo sempre em todas as aulas era divertido e diferenciado.  

Objetivo das Atividades Artísticas:

Essas experiências de modelos vivenciados por nós do grupo, e de algumas colegas que não fazem parte do nosso trabalho, mas que contribuíram com suas entrevistas e participações em reuniões para discussão das tarefas foi de grande valia, pois desenvolveu nossa expressividade e a criatividade em nós, pois a parte intelectual, a capacidade de pensar e transmitir nossos pensamentos, cooperação, além do divertimento.

Pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade:

A fase da infância é uma época mágica, de descobertas e muitas aventuras.

É nas fases iniciais da educação infantil que eles têm contatos com a linguagem das artes, portanto nós professores precisamos valorizar a criatividade dos nossos alunos, trazendo para a sala de aula é importante que eles explorem, pesquisem e criem coisas novas.

Na infância o que realmente é importante a elas é o brincar e assim esperar a curiosidade de pelo inesperado, estar envolvido com o lúdico e poder sonhar pois assim a criança aprende se sentido mais realizada e feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (99.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com