TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps artes

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro Educação à distância

        

ATPS – Arte, Criatividade e Recreação

Curso: Pedagogia

       Profª.  Maria Clotilde Bastos

Tutor à distância: Luís Roberto dos Santos.

Betina Suelen da Costa - RA: 391186

Eva Vanderléia Varella Horn - RA: 391194

Laís Guimarães Rodrigues - RA: 391376

Marcia Lis do Nascimento - RA: 395226

Fabiana A. Boeira - RA: 337329

TAQUARA

RIO GRANDE DO SUL / 2014

Sumário

                                                                  Página

Introdução___________________________3

Etapa 1______________________________4

Etapa2_______________________________7

Etapa 3______________________________9

Etapa 4______________________________12

Considerações Finais___________________13

Bibliografia___________________________14

Introdução:

        O presente trabalho irá mostrar ao leitor características e formas de como trabalhar a arte, criatividade e recreação de indivíduos em diferentes momentos de aprendizagens.

        Com relatos pessoais e variados materiais bem como ideias propostas para uma nova visão e motivação lúdica do modo de mediar a arte usando como base a criatividade.

        Em relação a recreação, brincadeiras antigas com variações diferenciadas e atrativas para diferentes idades.


Etapa 1:

Memórias escolares

  • Relato pessoal Eva:

No decorrer dos meus estudos eram trabalhadas mais as aulas referentes a de Língua Portuguesa e Matemática, poucas vezes foram trabalhadas as aulas de artes, pois a escola era bastante carente em questão de professores.

Um professor tinha que dar conta de passar todas as matérias e os momentos de recreação eram feitos no pátio com os matérias da natureza mesmo.

  • Relato pessoal Márcia:

Nas práticas de artesanato e recreação me ajudaram a desenvolver bastante o meu lado criativo, pois me possibilitaram hoje a fazer trabalhos com meus alunos.

A professora nos proporcionava brincadeiras que nos faziam imaginar em um mundo mágico e encantado.

Nas aulas de artes eram realizados desenhos utilizando diversos matérias como: tinta tempera, giz branco, entre outros, esses recursos nos vaziam testar diferentes texturas e formas de expressar a arte.

 

  • Relato pessoal Betina:

Minha criatividade oi estimulada através de diferentes atividades práticas, como por exemplo: brincadeiras jogos, trabalhos de pinturas e desenhos.

Também eram utilizados diversos recursos, como: lápis, tinta, dramatização e músicas.

  • Relato pessoal Laís:

Foram de várias maneiras que minha criatividade foi estimulada na infância, em minha escola desde a primeira série a professora de Artes e de Educação Física eram diferentes.

A professora que permanecia ensinando as outras matérias sempre foi muito criativa e nos estimulava com várias atividades usando diferentes técnicas.

Em relação as aulas de Educação Física a professora nos proporcionava momentos prazerosos de estímulos variados, brincávamos com pernas de pau, salto em distancia, pega-pega, esconde-esconde e bambolês.

Nas aulas de artes a professora nos mostrava diferentes formas para fazer desenhos, bem como diferentes matérias que poderiam ser utilizados. Sempre nos estimulava oferecendo diferentes desafios.

  • Relato pessoal Fabiane:

Nos trabalhos de artes eu gostava de fazer trabalho com a mistura das cores primarias e secundárias, a professora trazia tintas tempera e nos tínhamos q fazer as misturas e ver qual cor iria se formar.

Lembro também de ir ao pátio da escola com a professora e recolher folhas secas para depois colocar a uma folha de ceda e passar o lápis por cima até aparecer todos os traços da folha, muitas vezes tínhamos que formar um desenho apenas utilizando as folhas.


Semelhanças e contrastes:

Como podemos observar nos relatos pessoais, há uma grande diferença entre as formas de estímulos oferecidas pelas escolas.

  • A primeira característica que temos que observar é a questão do tempo em que cada indivíduo estava frequentando a escola, bem como a maneira com essa via a liberdade do aluno para se expressar.
  • Outro ponto a ser observado é a questão da deficiência de professores que tenham determinada formação na área de atuação.
  • Como outra questão a ser analisada é a forma com que a área de artes e recreação eram vistas no passado, pois as mesmas não tinham tanta importância quanto nos tempos de hoje.

Diferentes materiais:

É necessário que possamos analisar que os matérias utilizados pelas escolas eram semelhantes e que o diferencial se faz no modo em que o mesmo é mostrado aos alunos e na maneira em que a proposta lúdica se faz.

Temos que pensar que independente do material utilizado para desenvolver alguma atividade o mais importante é a liberdade que é dada ao indivíduo, para que esse possa se expressar e que dessa maneira desenvolva sua criatividade e sua maneira pensar.

Formação Crítica:

         A importância de uma atividade realizada com os alunos se dá de maneira significativa quando esta atinge o indivíduo de forma plena, onde a aprendizagem se faz de forma continua assim da mesma forma em relação a recreação, pois essa só será recreativa quando o aluno se faz presente na brincadeira se deixando permitir, e isso acontece pela sua formação crítica.

        É importante salientarmos que o trabalho educacional esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (873.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com