TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps artes

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

PEDAGOGIA-LICENCIATURA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

KARLA FRANCO DE OLIVEIRA. RA: 374970

KÁTIA PARENTI CAMARGO. RA: 383635

LUCIANE NASCIMENTO DA COSTA. RA: 352598

MAYRA ALINNE FREIRE BRITO CABRAL RA: 374975

ROSELAINE TORRES MARQUES RA: 368898

O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIANÇA

PROFª MARIA CLOTILDE BASTOS

CAMPO GRANDE-MS

SETEMBRO/2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................01

  1. AS MEMÓRIAS DE ARTE E RECREAÇÃO TEXTO NARRATIVO AUTOBIOGRÁFICO..................................................................................02

  1. CONSIDERAÇÕES ....................................................................................03
  1. A FUNÇÃO DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E RECREATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DA CRIANÇA.....................................................................................................04
  1. A APRENDIZAGEM POR MEIO DO LÚDICO E DAS ARTES..........................................................................................................05
  1. PLANO DE AULA......................................................................................07
  1. A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL..................................................................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIA.................................................................10



INTRODUÇÃO

ARTES É

Muito mais do que desenhar e pintar, a disciplina de Artes trabalha a criatividade, as emoções, a cognição e a sensibilidade de cada aluno. Através da produção de trabalhos manuais, artesanatos, a disciplina trabalha a cultura do educando, aperfeiçoa seus conhecimentos e propicia novas aprendizagens.

A Artes promove o desenvolvimento integral da criança, valorizando primeiramente os aspectos sócioculturais e a diversidade.

E mesmo com todo o avanço tecnológico a criação artística ainda resiste ao tempo e à modernidade.

Por meio de releituras, de riscos, de produções artísticas individuais e coletivas, ocorre o desenvolvimento crítico e de imaginação do aluno.

Com a produção de músicas, esculturas, desenhos, pinturas, danças, teatros, e outros é possível que a criança conheça e transforme a vida e o mundo à sua volta.

Cabe ao professor tornar as aulas interessantes, criativas, para que seus alunos aprendam e desenvolvam também sua Arte, criatividade e imaginação.

AS MEMÓRIAS DE ARTE E RECREAÇÃO

TEXTO NARRATIVO AUTOBIOGRÁFICO

A aluna Luciane:

“Da época em que fiz as séries iniciais, pouco me lembro dos detalhes, porem o que mais me marcou era o apreço e o respeito que tínhamos que ter pelo caderno de desenho, onde tinha que ser encapado, com folhas alternadas entre sulfite e seda, nossos pequenos desenhos eram feito com muito carinho e apreço.

Me lembro que uma professora sempre nos fornecia figuras de revistas recortadas pela metade tanto inferior como superior e tínhamos que completar a outra parte e isso desenvolvia em nos noções artísticas profundas e criticas para a arte.

 Tínhamos também que respeitar alguns critérios como higiene, margem, data, título, montagens de recortes...

E eu levei muito a sério... Tanto que continuei praticando e quando tinha 09 anos minha mãe me matriculou em um curso de pintura em tecidos e eu gostava tanto que me destacava muito e ate hoje continuo pintando, hoje sou capaz de ampliar, diminuir, pintar, e fazer qualquer tipo de artesanato em sucataria ainda que ele seja complexo, pois quando criança foi trabalhado em mim, muito a noção de espaço, lateralidade.”

A aluna Mayra:

“O que recordo dessa época é que a recreação que tínhamos era mais na Educação Física. Na aula de artes era mais desenho que a professora dava para nos pintar e depois ela fazia exposição na escola com os desenhos mais bem pintados. Tínhamos também pintura de dedos com tintas guache, fazíamos recorte de revista e colagem para enfeitar as atividades e fazíamos lembrancinhas de EVA quando eram datas comemorativas.

 Foi uma época muito boa, gosto das aulas de arte.”

A aluna Kátia:

“Me lembro das aulas de Artes, que na época se chamava Educação Artística, onde os professores ensinavam o conceito de Música e as notas musicais, técnicas de desenho e pintura, texturas, Datas Comemorativas e Folclore.

Era bastante interessante, diferente das outras aulas, assuntos como mosaicos e simetria também eram abordados. Eu adorava essas aulas!”

A aluna Karla:

“Na escola trabalhávamos em cadernos de desenho realizando pinturas, recorte, colagem, dobradura, elaborávamos trabalhos para serem apresentados nas feiras culturais da escola, desenhos, trabalhos em cartolinas, contribuindo para que pudesse obter destreza para estar hoje realizando muitas atividades artísticas com mais facilidade e aperfeiçoamento.”

A aluna Rozelaine:

Na época que eu estudava artes, a professora fazia com argila alguns trabalhos com os alunos, bonecos, vasinho e outros.

 Ela pedia para cada um usar a sua imaginação, depois que modelávamos, as obras de arte eram pintadas com tinta guache.

 No mês de fevereiro, confeccionávamos máscaras de carnaval.

Às vezes de cartolina, ou uma massa feita com o jornal cola e água.

Em cada data comemorativa tínhamos que desenhar alguma coisa a respeito em nosso caderno de desenho.

No dia das mães e dos pais fazíamos alguma lembrancinha para entregar a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com