TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps artes

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

04

 1 - QUAL A IMPORTANCIA DO PAPEL DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO  DA CRIATIVIDADE DA CRIANÇA......................                

05

2- QUAL È O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA?

09

3- QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTISTICA?....................................................................

11

4-  A IMPORTANCIA DA APRECIAÇÃO ARTISTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL............................

13

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

15

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

16

INTRODUÇÃO

   

         Este trabalho nos mostrou a importância da Arte em nossas vidas, nos fez relembrar do nosso tempo de alunos onde aprendemos a usar nossa criatividade. Compreender as atividades artísticas, recreativas no desenvolvimento, e o aprendizado pelo meio lúdico e das artes.  

  1. QUAL A IMPORTANCIA DO PAPEL DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA CRIANÇA.

Faça um breve comentário sobre as semelhanças e contrastes presentes nas vivências escolares de cada integrante do grupo, sobre a Arte.

A arte na vida de uma criança e fundamental, pois o que desperta nela e uma formação de conhecimentos, o ato de desenhar e essencial em um processo de aprendizado.

 A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um mundo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas pela natureza e nas formas diferentes de culturas. (PCNS-Artes, p19). A arte estimula a criatividade, a expressividade, o companheirismo, a socialização, respeito da diversidade, a interação, o amor e o prazer.

Adriana - A disciplina que hoje temos como Arte, chamava-se Educação Artística, era muito utilizada o caderno de desenho e os recursos de pinturas eram os lápis de cor. Trabalhavam-se as cores primaria, secundaria e terciária e a maior parte dos desenhos era livre.

[pic 1]

Fabiana- Na aula de Educação artística usava- se, milho, algodão, arroz e outros para colar nos desenhos deixando mais coloridos. Utilizava palitos de sorvete e fósforo para fazer quadrinhos, usava jornais e revistas. Os desenhos e as cores eram decididos pela professora como exemplos:

A folha e verde.

O sol e amarelo.

O coração e vermelho.

“Todo ser humano tem dentro de si um pouco de arte e criatividade”

[pic 2]

 

Jéssica - Arte era chamada Educação Artística, mais era a mesma coisa, pois sempre com um professor em sala, em suas aulas eram usados barros, argilas para fazer seus trabalhos de arte.  Faziam pastas com desenhos e entregava para os pais em reuniões, usavam jornais com colas e conseguia fazer porta canetas, muitas vezes em seus desenhos colava folhagem, madeira, areia fazia máscaras de seu próprio rosto ou qualquer parte do corpo e depois pintavam. Sempre com o lúdico e a criatividade.

[pic 3]

Joseane – Na disciplina de Educação Artística usava – se muito materiais como papel, lápis, tinta e giz de cera.

Era confeccionadas dobraduras e colagens de papel, cartões para o dia das mães e dia dos pais. Além disso, eram pintados símbolos das datas comemorativas, como dia do Índio, dia da Bandeira e outros.

[pic 4]

Leonina - Nas aulas de arte usava seu caderno de desenho nele colava bolinhas de papel crepons coloridas, a professora trabalhava com palitos de sorvetes onde pintavam com pincéis e deixava os palitos colorido, utilizava lápis de cor ou tintas e desenhavam em isopor e pintavam, ou até faziam colagens, em datas importantes eles fabricavam boneco.

[pic 5]

Havia apresentações de danças e teatrinho nas datas comemorativas. A professora passava no quadro letras de músicas, onde os alunos copiavam no caderno, depois todos cantavam juntos.

No entanto, a arte a criatividade despertadas desde a infância faz com que a criança aprenda a gostar daquilo que faz parte de sua vida. Porque a Arte esta no dia a dia, nas roupas que usamos nas músicas que ouvimos.

  1. QUAL È O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA?

  A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. A ação educativa da Arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.  A “verdade” não habita apenas o “homem interior”, ou, antes, não existe homem interior, o homem está no mundo, é no mundo que ele se conhece. (MERLEAU-PONTY, 2006, p. 6).                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (332 Kb)   docx (446 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com