TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Didatica

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO

Resumo

Nesse trabalho de didática e pratica de ensino, iremos desenvolver um plano de aula sobre a percepção de cores, mais especificadamente a cor vermelha e queremos com essa aula, que as crianças consigam identificar, distinguir e socializar entre elas as cores. Utilizamos para essa atividade crianças de 2 a 3 anos da escola particular “Escola Chácara Viva a Vida”. Nossa aula é atual e de extrema importância nos dias de hoje, já que as crianças tem nessa idade, uma ampla necessidade de aprendizado em relação ao mundo e a ela mesma. Percebemos ao desenvolver desse projeto que o aprendizado de nossas crianças exige que existam um propósito definido e processos que serão descrito no desenrolar do trabalho. Também levamos em consideração a idade e forma como tratar sobre esse assunto para um perfil de criança de educação infantil, a motivação e lúdico foi o principal ingrediente para a criação e execução desse plano de aula.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA EM SALA. 6

2 REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 8

3 O CAPITALISMO E A INDÚSTRIA CULTURAL 10

4 A DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO 11

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

INTRODUÇÃO

A educação infantil é um dos processos de educação que influencia e muito para o desenvolvimento do ser humano. Nessa fase é onde acontece varias experiências que podem ou não influenciar o futuro das crianças. Pensando nessa necessidade de aprendizado e levando em consideração a idade das crianças pela qual trabalhamos (2 anos), decidimos fazer um projeto que trabalhasse “a cor vermelha”.

A escola proporciona experiências de estímulos que devem ser usadas na realização desse projeto, como a utilização de vídeos, livros, brinquedos, bexigas, roupas, alimentos e até uma visita a área externa como parques e tanques de areia. Nesses locais encontramos vários objetos da cor vermelha onde podemos estimular ainda mais essa vivencia educacional para nossas crianças.

Durante a alimentação também demonstramos a cor vermelha no: tomate, melancia, morango, molho do macarrão e rabanete, esses processos devem ser utilizados por nós educadores não só durante a realização de projetos, mas em continuo estimulo durante o ano todo. O resultado é observado claramente durante o passar dos dias, as crianças questionam e socializam as cores ao seu redor, muitas vezes até os pais questionam que em casa a criança também demonstra sinais de aprendizagem.

Nesse trabalho iremos observar os passos a passos, cronogramas e resultados que alcançamos com o desenvolver dessa atividade. O educador deve ter o olhar critico e sempre utilizar o lúdico adequado a faixa etária das crianças que irão trabalhar.

Apresentaremos também uma proposta de atividade na qual se sugere a percepção do grande e o pequeno e suas diferenças.

1 A importância da Educação Infantil.

Nos últimos anos o Brasil vem passando por transformações muito importantes na educação infantil, no qual hoje temos a consciência de que essa educação não é somente de caráter de assistência social, como era visto no início quando foi criando, mas também do desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida, e tem como objetivo a vivência escolar como parte essencial desse processo.

A LDB –Lei de Diretrizes de Base – estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, nela podemos destacar o seguinte aspecto relacionado ao desenvolvimento infantil:

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional:

“Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)”

Mas na realidade o que vemos são poucos investimentos nesse sentido, ou seja, os investimentos na educação e escassa, a família e a comunidade muitas vezes são acomodados com a situação e não lutam pelos direitos que as crianças têm garantidas por Lei. Hoje as poucas instituições, as poucas escolas de educação infantil existentes oferecem poucas vagas, até mesmo pelas estruturas serem pequenas, vindo assim a ficarem super lotadas. A maioria dessas crianças chegam as escolas através de ordens judiciais.

Essa dura realidade enfrentada pela maioria dos municípios do nosso País, a falta de interesse do poder em gerar mais renda para educação acaba deixando um situação difícil para as pessoas que trabalham nessa área, e principalmente prejudicando as próprias crianças com a falta de espaço e vagas nas escolas, não atendendo assim 100% das crianças, e deixando com deficiência a qualidade na educação infantil.

Com esses passos ociosos e lentos dos nossos governantes, e a falta de incentivo da família, a educação acaba ficando com um grande vácuo no ensino-aprendizagem. Seria necessário, uma participação maior da comunidade, da família e dos governantes, para que sejam feitas melhorias na educação infantil, pois nossos crianças tem esse direito garantido, porém não é respeitado.

- Projeto: Trabalhar Cores - ( cor vermelha).

- Público Alvo: Maternal II - Crianças de 2 anos.

- Justificativa: Trabalhar com as crianças a cor vermelha usando diversos recursos, visuais e manuais.

- Objetivo geral:

• Familiarizar-se gradativamente com as cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com