TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de arte

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 10

Atps de arte, criatividade e recreação

Sumário
1. A importância da arte na educação 5
1.1- LEMBRANÇAS DA MEMÓRIA ESCOLARES DAS ALUNAS 6
1.2- REFLEXÃO SOBRE O RELATO DAS ALUNAS, DE ACORDO COM SUAS MEMÓRIAS. 8
2. QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?’ 9
3- QUAL É A DEVIDA IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR? 10
5- A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL. 12
6-CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
















1. A importância da arte naeducação
O objetivo desse trabalho é refletir e analizar sobre as dificuldades que a educação da arte, infreta ou enfrentou no passado, procurando assim identificar qual o melhor meio da mesma ser empregada para o aprendizado dos alunos, e qual a sua contribuição em relação a criatividade e como também a recreação.
Sabendo que, a criatividade, tem sido um dos objetivos principais no planejamento escolares, ficamos a pensar. Qual a melhor maneira de aprica- la ?
Já que não é novidade pra ninguém, que muitas pessoas, têm a Artes, como sendo uma matéria, sem necessidade, pois pensam ser apenas um meio de lazer, Não param pra ver o fundamento que a mesma tem para a sociedade. Sem deixar de dizer que, a recreação vem sendo tratada da mesma forma, não param para pensar quais os benefícios que a mesma tem para o desenvolvimento da pessoa, em um todo, como por exemplo, para o físico e a mente.
Por sua vez a Arte, serve como meio de amadurecimento do gostar, estimulando a inteligência, além de contribuir com o desenvolvimento da personalidade da pessoa, quando o mesmo está pondo em pratica sua criação, está sempre deixando a imaginação fluir, observando tudo, e sem deixar de dizer, usando também a percepção, além de tirar tudo de melhor que há em seu interior.
Assim como também a recreação que, ajuda a desenvolver, a flexibilidade, o raciocínio, coordenação, entre outros, que são elementos importantes para o desempenho da mente e do corpo. A recreação tem que ser valorizada, pois é uma matéria que desenvolve habilidadessenso-motora, da ao aluno a capacidade de se expressar melhor, além do respeito ao próximo.
Por ser a escola, o primeiro lugar, onde se busca o crescimento da pessoa, é o lugar onde deve ter todos os meios para o desenvolvimento dos mesmos, como por exemplo, aula de teatro, pintura, dança e oficinas etc. Isso não quer dizer, que os mesmos têm que procurar isso só no ambiente escolar, pelo contrario, a escola é só o ponto de partida, para que se voe muito alto. 
Foi com a finalidade de colaborarmos com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos, buscando meios com que as aulas de Artes e Recreação possam ter seus valores merecidos, e que os educando possam participar das mesmas com muita dedicação, por gostarem e jamais por obrigação, e que as aulas sejam tão boas, que sempre possa deixa um gostinho de quero mais. 

1.1- LEMBRANÇAS DA MEMÓRIA ESCOLARES DAS ALUNAS 
EUNICE RA: 364023
Lembro-me, de que no meu tempo de infância, o mais usado era pintura de desenhos, com lápis de cor ou giz de cera, que a professora já nos dava pronto, ou muitas das vezes, pediam pra que a gente desenhasse algo, de acordo com a estória que a mesma havia acabado de contar, ou algo assim; colagem com palito de fósforo ou de picolé, sobre desenhos, como do tipo ‘Dia do Índio’. Sem deixar de lembrar que a música estava sempre presente em nossas aulas, cantigas de roda, como também o teatro. 
Fazíamos também passeios, para quepudéssemos, observar o meio ambiente em que vivíamos, brincávamos também de bola no centro, queimada, pula corda, peteca, bandeirinha estourada, entre outras muito legais. 



LEIDY LAURA RA: 377895
De acordo com a proposta da disciplina, posso relatar que quando eu estudava as aulas de recreação, não eram diferentes das atuais, pois, a gente brincava de pular corda, elástico, futebol, vôlei, todos os esportes, também. Também existiam gincanas anuais, muito divertidas, que usava nosso conhecimento importante e algumas provas que estimulavam nosso desenvolvimento social e coletivo. Posso dizer que, essa gincana ajudava bastante no meu desempenho, e dos meus colegas também, nas aulas de artes a professora ensinava a fazer decorações pedagógicas, como lembrancinhas para o “Dia das Mães”, entre outras, com certeza , tudo que vivenciei, foi importante para meu sucesso. 



JANETE Ra-379814
No meu tempo, as aulas de educação artísticas eram muito boas me lembro de uma das aulas, em especial, que a professora, nos deu revistas para cortar em pedacinhos, para depois colar em vidro de maionese, fiquei encantada com a ideia.
A gente também pintava desenhos, xerocado, naquelas maquina manuais, até parece que sinto o cheiro do álcool que ficava nas folhas.VIVIANE Ra -377908
Na minha época a as aulas de artes, era chamado de educação artística, o professor sempre nos dava a atividade correlacionada a algum tema, ou desenho livre, nas series seguintes fazíamos teatro, a música também fazia parte.


1.2- REFLEXÃO SOBRE O RELATO DAS ALUNAS, DE ACORDO COM SUAS MEMÓRIAS.
Ao nos depararmos com as lembranças, de cada uma das acadêmicas, aqui relatada, as mesmas entenderam que, o método de ensino, que cada uma recebeu são praticamente os mesmos, ou seja, percebe se que, o modo que cada uma do grupo aprendeu, foi razoavelmente favorável para o desenvolvimento da expressividade e principalmente, da criatividade do mesmo; pelo fato de que, os mesmos não tinham liberdade para se expressarem, e recebiam sempre os trabalhos já prontos sem se ter a possibilidade de usar a criatividade que os mesmos, necessitavam para assim exercitar sua percepção. E que as atividades artísticas, serviam apenas como meio de passar o tempo, e cumprir carga horaria como também a recreação era utilizada como meio de entretenimento apenas, não tinha nenhuma questão em foco.

De lá pra cá, ouve muitas mudanças no método de ensino, é claro, pois hoje há diversas possibilidades de se desenvolver quaisquer trabalhos educacionais, devido aos recursos oferecidos, já que antigamente as condições eram precárias, e assim dificultando um pouco o trabalho dos professores daquela época, mas convémlembrar, que assim como nos dia de hoje, os professores davam o máximo de si, para que seus alunos obtivessem ótimos resultados em seu aprendizado. Lembrando que, o mais trabalhado naquela época era a coordenação motora fina, pois eram poucos os recursos oferecidos.

Contudo, uma boa alternativa seria fazer com que a criança tivesse liberdade de se expressar e de se comunicar e de acordo com o que observamos, a arte serve para o desenvolvimento cognitivo da criança, sendo assim devemos investir em todos os meios que possa assim, ajudar ainda mais, nessa trajetória da criança. Pois o que se valoriza é a forma pela qual o conteúdo é ensinado. 


2. QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?’
De acordo com o que foi discutido, percebe se que , quando a Arte Contemporânea é aplicada nas escolas, a qualidade de ensino se torna muito melhor, pois mexe com o lado curioso do aluno, observam e procuram buscar o que há de melhor pra si, de acordo que, eles aprendem a interpretar o mundo a sua volta, não olhando só para o que o mesmo produz, mas também, buscando compreender o que seu colega, também é capaz de construir, desafiando o, a descobrir caminhos, para que sua criatividade possa ser expressa sem medos de criticas. 
O papel da arte na educação contemporânea é muito importante, pelo fato que, além do aluno desenvolver suas atividades artísticas, tem o privilégio de conhecer a grandediversidade de cultura existente no Brasil; além também de permitir que o desenvolvimento artístico, vá mais a frente, não envolvendo só o desenho, mas a expressividade corporal, o movimento, a música, a dança e tudo que está ligado ao.
O professor também tem um papel fundamental dentro da concepção contemporânea de arte-educação o de traduzir e remediar o saber em situações didáticas, que despertem nos alunos a vontade de apreender, interpretar, elucidar, e buscar a perfeição. Por isso é necessário um bom planejamento, e também introduzir, animar, coordenar, conduzir a um fechamento. 
A forma de ensino utilizada pelos artistas do passado era feito de forma individual e restrita, só depois com o desenvolvimento tecnológico, a atividade da arte passou a ser vista como uma forma de trabalho manual na execução de tarefas ou na criação de objetos. 
De acordo com essa descoberta, começou a surgir à necessidade de qualificar pessoas para essa tarefa, surgindo assim, um meio pela qual, o indivíduo, pudesse ter como trabalhar o sentido e o desenvolvimento da percepção.
No entanto, precisava que ensino da arte passasse a ser uma categoria do conhecimento para a humanidade, onde a cultura pudesse ser valorizada, o que aconteceu com a aprovação da Lei 9394/96, que determinou a obrigatoriedade do ensino de arte em todas as séries da Educação Básica no Brasil. 

 3- QUAL É A DEVIDA IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇOESCOLAR?

A escola é o local apropriado para o desenvolvimento da arte, pois de acordo com parâmetros curriculares a arte é um modo de conhecimento e aproximação entre pessoas e suas culturas.
A arte visual é trabalhada de modo a oferecer a oportunidade aos alunos de identificarem uma produção artística que por sua vez não se conheça o autor, mas se observe os detalhes de seus traços e sua maneira de criar e os elementos que foram utilizados no momento da criação.
A expressão corpórea é trabalhada através da música e da dança, sendo assim a mesma proporciona ao ser humano uma sintonia com a natureza, oferecendo agilidade expressividade aliados ao desenvolvimento da linguagem musicalizada.
Através do teatro e dos jogos, busca se a capacidade de expressar dentro do real ou ilusório, a criança passa a vivenciar experiências diversificadas,  e ao mesmo tempo atuar na situação vivenciada.











4-PLANO DE AULA

CONTEÚDO: Arte visual
OBJETIVOS GERAIS: fazer com que a criança conheça a pintura, através de suas criações.
- Expressar por meio de desenhos e pinturas, quais são os animais que os alunos mais gostam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
Desenvolver o senso crítico da criança. 
Analisar um desenho de historia em quadrinhos “Turma da Mônica”. 
Área vinculada: linguagem visual e movimento 
METODOLOGIA DESCREVER AS ATIVIDADES:
Primeiro momento:
Receber os alunos bem alegre. Fazer a oração. Cantar músicas alegres. 
Conversar com as crianças, sobre o desenho analisado“Turma da Mônica”, e aproveitando falar rapidamente, sobre a importância que a música, as historinhas cantada, e os desenhos têm na vida de cada um.
Perguntar para os mesmos quais brincadeiras e os brinquedos que mais gostam. 
Explorar com os alunos brinquedos antigos na forma de uma pequena exposição.
Pedir aos alunos que façam uma pintura com as cores que eles identificaram. 

RECURSOS utilizados:
Lápis, borracha, lápis de cor, cartaz, música.
AVALIAÇÃO: será feita a partir da participação e observação dos mesmos.



5- A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL. 

A arte leva o homem a se comunicar com o mundo que se vive, permitindo lhe expressar ideias, sentimento e informações, dando também a possibilidade de apreciar e ao mesmo tempo criticar, ou seja, leva o ser humano a perceber que a mesma, é fundamental para o seu crescimento intelectual, e também possui uma linguagem que, possibilita a criatividade, um elemento de suma importância para o desenvolvimento infantil.
Só A partir do século XV, quando o papel se popularizou, é que o desenho tornou-se fundamental na criação artística, passou a ser usado pelos artistas da época como meio de tentar interpretar a realidade. Hoje em dia, podemos encontrar desenhos por todos os lados, de varias formas, e em materiais diferente, como por exemplo, através de livros infantis, desenhos animados natelevisão, entre outros; onde são explorados de formas critica, pois abordam fatos da realidade.
Apreciar umas obras de Arte é muito bom, pois, nos leva a usar o senso crítico, para podermos assim compreender, através da análise do contexto, de que maneira, as imagens foram criadas, e de qual forma elas se relacionam com o contexto do mundo atual. Até porque, uma obra de arte pode ser interpretada de vários jeitos, de uma pessoa para outra, sendo assim não existe uma interpretação certa sempre existira varias possíveis.

.






6-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho foi de grande valia, pois nos levou a observar que, no passado as aulas de artes eram muito tradicionais, ondes os alunos recebiam suas atividades tudo “pronto”, sem ter a doce liberdade de criarem suas próprias artes, Tudo era comandado pela professora; sem querer culpa-las, pois, os meios e recursos utilizados eram precários; e sem querer dizer que aqueles tempos eram ruins, pois não era mesmo.
Seria bom se os professores resgatassem sua própria infância, da memória, e passassem para seus alunos, lembranças, tipo, como eram as brincadeiras que os mesmos brincavam, e de como faziam as mesmas, entre outra, pois assim os laços do passado funde se com o presente, fazendo uma interligação satisfatória para o desenvolvimento do lúdico.
Nos dias atuais, com o mundo tecnológico avançado as oportunidades de aprendizagem, são maiores, e bem mais prazerosas e vantajosas, que estimulam os alunos.
Aprendemos também que quando se faz Arte, ela nos leva, a ver avida de forma diferente, com mais clareza, por isso, se deve dar liberdade, para a criança construir, brincar, desenhar, etc. 
E quando o individuo tem acesso à obra de arte aumenta os valores sociais, e a capacidade de reflexão cultural, e também a possibilidade de uma inspiração para de criar uma nova obra, talvez até mais brilhante do que a estudada.
  .


.






7- REFERENCIAS:
1- http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
2- http://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/63/pdf_66
3- http://pt.slideshare.net/leticiamenezesmota/atps-de-artes-criatividade-e-recreao
4- http://www.webartigos.com/artigos/uma-reflexao-sobre-o-conceito-de-criatividade-e-o- ensino-da-arte-no-ambiente-escolar/16790/
5- http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_
GT4%20PDF/O%20ENSINO%20DE%20ARTE%20NA%20ESCOLA%20
P%DABLICA%20BRASILEIRA.pdf
6- http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2020-8.pdf
7- file:///C:/Users/User/Documents/Instituto%20Arte%20na%20Escola.htm
8- http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/CRISTIANE%20SANTANA%20CHAGAS.pdf
9- http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfdUIAK/conceitos-diferencas-entre-recreacao-lazer- jogo-brincadeira
10- http://noticias.sangari.com/pages/201106/A-importancia-das-artes-na-educacao-15654.html
11- http://www.efdeportes.com/efd152/recreacao-uma-alternativa-para-as-aulas-de- educacao-fisica.htm
.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com