TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de artes

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP CENTRO DE      

                  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Arte, Criatividade e Recreação

CAMILA LARA RODRIGUES DE CAMARGO- 7370563701

CASSIA TAIS DE PAULA -  2850197536

MARTA GARCIA PREVITALLI DOS SANTOS - 7581604161

GISLAINE TUDELA

SOROCABA

2015

ÍNDICE

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Etapa 1 --------------------------------------------------------------------------------------------------- 04

Etapa 2 --------------------------------------------------------------------------------------------------- 06

Etapa 3 --------------------------------------------------------------------------------------------------- 07

Etapa 4 --------------------------------------------------------------------------------------------------- 10

Considerações finais ----------------------------------------------------------------------------------- 12

Bibliografia --------------------------------------------------------------------------------------------- 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância na educação infantil. Onde inicia o processo de estimulação das percepções visual, espacial, auditiva e tátil da criança, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina. A construção do conhecimento lógico-matemático, o desenvolvimento das linguagens oral, escrita, musical e artística, a expressão facial e corporal, o ritmo, a agilidade mental, o equilíbrio, a lateralidade, a concentração, a atenção, o reflexo, a prontidão de reação, a criatividade e a autonomia.


ETAPA 1

Passo 1 Auto biografia dos componentes do grupo.

1º - Relato da Aluna Marta Garcia Previtalli dos Santos

Quando eu cursava a 3ª série, eu me recordo que a professora ensinava como utilizar a usar a caneta tinteiro e o caderno de caligrafia. Neste caderno aprendemos várias técnicas e muitos tipos de letras bem como a técnica para escrever com essa caneta.

Já na 5º série me recordo que aprendemos técnicas de dobraduras e flores em papel crepom, e também artesanatos com palitos de sorvete, para a confecção de portas treco, abajur, porta lápis etc... Cada aluno usada de sua criatividade, e muitos objetos foram confeccionados.

Na 6ª série minha professora trabalhou com a parte de confecção de bijuterias, aprendemos a pesquisar sobre materiais a serem utilizados, quais ferramentas usar e como colocar isso tudo em prática. Neste mesmo ano trabalhamos muitos teatros, representando várias culturas, incluindo vestimentas típicas, comidas e até mesmo o modo de falar.

Esses materiais eram expostos em datas específicas pela escola.

2º - Relato da aluna Camila Lara

Me recordo que na 4ª série a professora trabalhou com quadros de pintores famosos, no qual pesquisamos sobre a vida de determinado pintor e sobre seus quadros, e em aula reproduzíamos os quadros com diversos materiais de pintura.

Na 5ª série foi trabalhado com texturas e formas, onde produzimos e apreciamos trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas naturais, valorizando a diversidade de formas existentes na natureza, obtendo conhecimento e a livre expressão na sua construção. A professora usava a metodologia como base na busca da matéria-prima oferecida pela natureza em suas diversas formas e texturas, como elemento visual e tátil nas composições artísticas dos alunos.

Com essas aulas me recordo que foram desenvolvidas atividades de sensibilização dos sentidos (tato e visão), através de textos e imagens , abrangendo a natureza como um todo, se usava a  biblioteca e o laboratório de informática, para pesquisar e observar a aplicabilidade do tema “ textura “Em sala de aula, nós selecionávamos o material e através da técnica do decalque, com giz de cera,  fazíamos vários experimentos com os objetos encontrados na natureza, obtendo inúmeras mostras de texturas multicoloridas.

             3º -Relato da aluna Cássia de Paula

Nos anos em que eu estudava, as aulas de artes era muito importante. Era considerada matéria curricular, onde obtinha-se notas e avaliações. Todas as atividades eram voltadas para a complementação de outras matérias. Nessas aulas, fazíamos leitura e releitura de algumas obras populares através de desenhos, desenhos livres que proporcionavam um relaxamento e treinamento da coordenação motora fina e espacial. Desenvolvíamos trabalhos em grupo, dando a importância de se trabalhar coletivamente. As aulas de artes era uma matéria onde aprendemos muitas coisas importantes de um jeito diferente e delicioso.

Passo 2

Estes modelos que vivenciamos favoreceram o desenvolvimento da expressividade, pois desenvolveu em nós a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, e cooperação, além dos momentos divertidos que passamos.

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia; é nessa fase que elas terão seus primeiros com as linguagens da arte, portanto cabe ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que as crianças trazem para a sala de aula.

Trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento, ajudando ampliar suas leituras de mundo.

As crianças se expressam utilizando sua imaginação para inventar ou transformar.

È fundamental que o professor compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titulá-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim interferir no imaginário infantil.

È de extrema importância que o professor disponibilize materiais diversos como: argila, sucatas, isopor, tinta etc..para que a criança descubra as diversas utilidades de cada material.

Chegamos a conclusão de que é necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, e a escola deve ir além das vivencias artísticas acostumadas, abrindo assim o leque para diferentes contextos socioculturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com