TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de artes

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

Atps de ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Na escola me lembro que a professora nos passava bastante atividades mimeografadas para pintarmos, no começo ela apenas nos perguntava, ‘Você já viu uma vaca verde?’, “ ou um coelhinho cor-de-rosa”, nos fazia pensar em como as coisas eram na vida real. Com o passar das pinturas, ela nos perguntava, “ já viu uma pessoa borrada, com a cor da pele para fora?”, então nos ensinou o sentido das linhas dos desenhos, que devíamos respeitar a linha dos desenhos, que separava os cabelos da pele, da cor dos olhos e roupas, e os desenhos começaram a fazer sentido.

Fazíamos também umas bolinhas de papel crepom para grudar em um desenho, ou cortávamos revistas para fazermos colagens com algumas figuras, fazíamos trabalhos de artes com palitos de picolés, botões, palitos de fósforos e até cabelos de boneca para aplicarmos em nossas atividades artísticas, e no final do ano, era exposto para a escola e a comunidade.  Brincávamos com massinhas de modelar, tintura guache, no parquinho, na areia com potinhos de margarina e outras sucatas para montarmos castelinhos e até tuneis para nossos carrinhos passarem, fazíamos bolinhos de aniversário e usávamos algumas sementes e flores que caíam das árvores, brincadeiras de roda, uma dessas brincadeiras que me lembro bem, que era coelhinho sai da toca,a professora nos contava historinhas infantis, as vezes ela usava fantoches,  outras vezes éramos surpreendidos pela professora quando ela trazia para sala de aula o toca fitas e soltava músicas do Balão Mágico, e outras músicas da época, era uma festa, dançávamos e cantávamos.  

Conclusão:

Meus modelos educativos vivenciados contribuíram e muito para meu desenvolvimento, pois a professora sempre explorava o lado criativo, me ensinou a acreditar que as coisas vão dar certo, bastava apenas tentar. Isso fez com que o lado criativo se aflorasse, sem contar que minhas experiências vividas ali no ambiente escolar eu as transmitia para meus irmãos, pais e primos, me ajudando também no ambiente familiar.

É na infância que a criança aprende a falar, a andar e a se expressar com o mundo, e as atividades que fizemos na escola nos ajudaram no nosso desenvolvimento tanto pessoal quanto comunitário. Pois fizemos descobertas, erramos e aprendemos com nossos erros, as vezes insistindo as vezes concordando, sonhamos com contos de fadas e com músicas. As atividades artísticas vivenciadas nas séries iniciais do período de escolarização básica, desperta a criança para as outras séries pois a criança aprende brincando, se descobre, aprende a se socializar com as pessoas e enxergam o mundo de uma forma diferente, onde os obstáculos que a vida apresentam estão ali para serem superados e como forma de aprendizagem.

Como professores devemos respeitar os limites dos alunos e guiá-los de melhor forma possível para a formação de um novo cidadão,  valorizar sua criatividade e sua visão, pois as vezes o que parece não ter significado nenhum para você, para eles fazem e muito. E trabalhar a disciplina de Artes com as crianças, é uma forma de despertar nelas o lado curioso, o senso crítico e suas habilidades, tendo sempre ao seu alcance materiais em que os alunos possam desenvolver essas atividades, como sucata entre outros.

Somos seres humanos e vivemos em comunidade e para aprendermos a conviver passamos por experiências como forma de crescimento e aprendizagem, seja vivida por nós ou pelos nossos antepassados.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Para vivermos é preciso ter certas habilidades, ser capaz de se transformar, de se adaptar e se descobrir. A Arte vem nos dar base nesse processo de desenvolvimento, pois nos ajuda a fortalecer nossos pilares, despertando nosso potencial e limites. É na Arte que a vida se expressa, seja em um retrato da vida cotidiana, ou de épocas antigas, ela desperta o raciocínio, imaginação e criatividade para que o ser humano se torne um indivíduo livre para fazer suas próprias escolhas. Na Educação tem como objetivo formar cidadãos críticos, participativos e conscientes da realidade em que vivemos. Buscando preparar os jovens para a cidadania e despertar neles a sede de transformar o mundo em que vivemos dignos para todos. Dos trabalhos de Arte Contemporânea nas Escolas, surgiram diversas possibilidades de ensino, pois o estudante se torna curioso e conhecedor  da realidade à sua volta, buscando novas alternativas e soluções para o espaço a sua volta que cada dia mais se torna moderno e evoluído.  Analises feitas de ações e condutas do dia-a-dia em uma escola possibilita uma visão holística para um melhor construir o despertar para a criatividade da criança.

Aprender Arte requer a formação da sensibilidade, a captura da percepção do que ocorre ao nosso redor, interpretando significados de emoções e através dela produzir e fazer com que os outros percebam essas sensações transmitidas. Ensinar a Arte requer que conhecimentos sejam transmitidos e assimilados, permitindo assim que a compreensão de diferentes estilos e formas sejam capitadas pelo mundo na linguagem da Arte.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA

A arte aparece como um mecanismo de desenvolvimento, ajudando o indivíduo a expressar suas emoções , a ser critico, a ter imaginação e raciocínio. A capacidade que o individuo tem de criar, o torna mais seguro e verdadeiro em realizar suas escolhas. Atualmente a dança se tornou parte do desenvolvimento do ser humano, quando antes era vista apenas como arte. Hoje nota-se que a dança contribui e muito para habilidades importantes como : movimentos que trazem benefícios para o corpo (tátil); poder transformar movimentos vistos em atos (visual); dominar o ritmo de uma música ouvida (auditiva); dar sentimento e transmitir emoções na coreografia (afetiva); ritmo, raciocínio e coordenação (cognitiva) e coordenação motora onde o equilíbrio e a flexibilidade se associa (motor).

Dançar desenvolve na criança habilidades benéficas, como a confiança e a maturidade.  Percebe-se que crianças que tiveram oportunidades de freqüentar aulas de dança terão facilidade para ser alfabetizada e conseguirão se sociabilizar melhor, pois elas já entendem  a compreensão da música, ritmos, movimentos, apresentarão boa postura, habilidades corporais além de confiança tanto física quanto mental.

Na primeira infância: ( de 0 á 6 anos) a música instrumental e vocal, ajuda no desenvolvimento da fala, pois linguagem e música existe uma estreita relação, estimula as habilidades psicomotoras, música no lar aproxima pais e filhos, agrega importantes elementos culturais para seu desenvolvimento futuro. É nesta fase que a criança forma sua preferência musical. Ao estudar música a criança passa a obter mais contexto, podendo assim explorar Geografia, História, Literatura e artes, pois quanto toca uma nova música, estimula o raciocínio lógico da matemática, que por sua vez melhora problemas que possam surgir, como: agitação, insegurança e ansiedade em adolescentes e pré-adolescentes. Desperta a criatividade e aumenta a sensibilidade, tornando-os cidadãos conscientes. O teatro na Educação beneficia a criança em serem mais sociáveis PIS mantém contatos em grupos, com pessoas que as observa, tornando-as capazes de se realizar, pois deixam de lado a vergonha e a timidez, facilitando e melhorando sua maneira de se expressar. Outro fator muito importante que ajuda na perda da timidez são os pais, que através de atitudes básicas como o diálogo desperta na criança a comunicação e a expor suas ideias, beneficiando sua relação no trabalho e em seu futuro, por se expressar melhor tornando assim as aulas de Teatro fator importante em seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com