TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de didatica

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA–CURSO DE PEDAGOGIA

CAMILA DIAS BASTOS (RA 6580309256)

CLEIDE CAVALCANTI DE OLIVEIRA (6506282794)

ISABEL CRISTINA DOS SANTOS (6582335299)

MARCELO SILVA DE OLIVEIRA (7149510283)

PRISCILA OLIVEIRA LIMA (7581605813)

             ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DA DISCIPLINA DE DIDATICA E PRÁTICA DE ENSINO

Trabalho entregue como requisito para

conclusão  da  disciplina  deDidática.

Sob orientação da

Profª. Esp. tutora: Sinara Penteado Silva

.                              

SANTO ANDRÉ

Março/2014

INTRODUÇÃO

        

Todo o conjunto do trabalho pedagógico deve ser voltado a autonomia do individuo em especial.Os fins da educação estabelecem o perfil de homem, de cidadão que ela deverá formar. São diretrizes gerais que devem ser explicitadas e detalhadas.

Construindo as convicções do professor, sua postura política; suas metodologias de trabalho; a seleção de conteúdos e objetivos, constituem um todo que direciona a ação docente para reprodução do status vigente.

Vivemos em uma sociedade em plena transformação, capitalista e dividida em classes, aquela que detém o poder, e as menos privilegiadas, a ilusão não pode existir, o projeto político-pedagógico se encaminha formulado de cima para baixo ou seja os ricos e privilegiados economicamente que regem a educação, posso dizer transformação.

A concepção de mundo cabe ao professor possuir clareza ultilizando o saber para transformação.

Somos produtos do meio, então podemos e devemos transforma-los, e a educação é a grande aliada, a educação tem o poder de transformar e construir uma nova realidade social.

O professor que cria, recria ou estabelece a consciência de aceitar ou transformar.

Estas afirmações não deixam dúvidas sobre o posicionamento político e pedagógico que caracterizam o trabalho docente comprometido em formar cidadãos que não apenas dominem teoricamente um conteúdo, mas que, pela posse da teoria, se tornem instrumentos de mudanças na sociedade por sua ação engajada nas lutas sociais.

Este ideal amplo deve se concretizar, didaticamente, em todas as áreas de conhecimentoa que os professores se dedicam. Isto significa que os objetivos da educação não podem e não devem manter-se apenas em nível de sala de aula. Mas, antes, devem ser uma indicação para que os educandos se apropriem dos conhecimentos teórico-científicos de

que necessitarão para se tornarem cidadãos competentes, ativos, críticos, comprometidos em todo processo social, vinculando teoria e prática em ação transformadora.

TEXTO REFLEXIVO

Por que ensinar?

O desafio de ensinar e de aprender nos dias atuais tem sido motivo de discussão em diversos fóruns. Professores, especialistas, pais e alunos evidenciam a inadequação do modelo escolar vigente em descompasso com as novas demandas do contexto social.

Somos meros atores num palco educacional, atuando em uma peça teatral, inadequada ao seu público, que antes mesmo de estrear, já está destinada ao fracasso.

É nesse cenário de tempos difíceis, de mudanças, de pluralidade, de confrontos e de diálogos, de novas subjetividades que situamos a escola e discutimos sua organização, as propostas curriculares e enfoque sociais, visando dar sentido à formação de novos sujeitos sociais e de construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Temos sede de uma educação de qualidade, libertária que possa transformar a nossa nação, palavras utópicas mais cheias de significados.

Queremos mudanças para ontem, esquecendo-se de transformar o agora. Defendo que professores não deveriam buscar formação transformando a arte de ensinar em mero esboço mecânico de cópias e decorebas, esse é o cenário de uma maioria de escolas da rede pública.

Então entra em ênfase um mero questionamento: onde está o encantamento? ou seja, onde está o perfil do verdadeiro professor/a investigadores de sua própria prática de ensino, não meros fantoches de um sistema educacional de faz de conta.

Onde está o erro?

Nas universidades que não investem em formar pesquisadores e se contentam em formar professores somente para passar conteúdos...

Considero importante na prática docente à investigação, a pesquisa na preparação de uma aula, o gostar de ensinar e a humildade em aprender com seu aluno.

Precisamos reencantar os alunos, precisamos ser pesquisadores e investigadores para direcionar a educação. Que uma aula não seja somente uma simples aula, sem graça, sem cor; Mas que ela seja a percussora do encantar que abra para o aluno a fome do saberes e nos professores a mobilidade de ensinar para transformar o hoje, sem pressa para o amanhã.

Projeto pedagógico

Direitos Humanos na Educação Infantil

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Na infância que aprendemos respeitar o semelhante, dentro da família ,que é a sociedade em miniatura, em seguida no espaço educacional, seguindo as orientações pra se viver em sociedade.

Assim contribuíndo para que acriança entenda ou tenha noção do que é direitos humanos.

 Na primeira infância é fundamental trabalhar com a ludicidade, é através do brincar que a criança vai entender de maneira clara o conteúdo á ser passado, neste caso fazer a criança entender a vida e as várias formas de convivência social.

Aproveitando o tema para trabalhar a rede ou seja envolver a família no processo de aprendizagem.

  OBJETIVO GERAL

Instigar o aluno, familiares e comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do estudo do ECA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Valorizar a declaração dos direitos humanos.

Promover o respeito pelo outro.

Resgatar e valorizar a diversidade.

Construir a aceitação da diversidade como fator de construção social.

Induzir o aluno á estabelecer parâmetros de vínculos.

Propiciar ao aluno a noção de fazer parte da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com