TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de projeto multidisciplinar

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Importante a idéia de que os projetos concebem a educação, pois envolve tanto alunos, professores, como os recursos que são disponibilizados, o que inclui tecnologias que integram o âmbito educacional.

Sabe-se que as tecnologias propiciam desenvolvimento e autonomia do aluno, construindo conhecimentos em diversas áreas do saber é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

Quando há uma aprendizagem por projetos, há também uma interação contemplada por uma articulação entre conhecimentos que estabelecem conhecimentos diários aos alunos.

A própria situação provoca no professor conscientização de conceitos nesses projetos, pois seu desenvolvimento envolve processo de construção, participação, cooperação e articulação.

Isso ocorre quando se parte para uma mudança pessoal e profissional que venha incentivar, promover e vivenciar uma cooperação e solidariedade.

É preciso saber que quando se utiliza a pedagogia de projetos é importante que o aluno selecione, entre seus interesses, um tema sobre o qual deseja desenvolver um conhecimento mais aprofundado, expor suas dúvidas e compartilhar suas certezas, valorizando seus saberes e suas habilidades extra-escolares (PACHECO, 2007).

Dessa forma um Projeto de aprendizagem nasce de curiosidades ou temas que interessem a um grupo de estudantes que necessitam de informações diversificadas.

Em relação a esses temas, precisam ter abrangência de dados que estabelecem relações entre informações de diferentes áreas

  Para que haja o desenvolvimento integral do aluno faz-se necessário criar um ambiente desafiador e aberto a questionamentos e que mobilize seus conhecimentos, mostre que possibilitem a reflexão e compreensão.

Conforme relato Almeida (1999) o projeto evidencia uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeáveis as suas fronteiras, bem como caminha em direção a uma postura interdisciplinar para que dessa maneira se possa compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal e em coletivo.

1.1 CONCEITOS DE PROJETO EDUCATIVO

Através de um projeto educativo, a escola procura concretizar seu objetivo educativo. Vale dizer que um projeto educativo se refere a um documento educativo de escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, a longo prazo que abrange mais que um projeto pedagógico, com o objetivo de realizar ações.

De acordo com Carvalho e Diogo (1994), o projeto educativo distingue-se também de outras planificações escolares, como o Plano Trienal escolar, o Plano anual de Escola, o Projeto curricular de turma e o Regimento interno da Escola, que estão destinados a concretizá-lo relativamente a aspectos mais operacionais e, portanto, têm um caráter tático, e instrumental. Como Carta Magna da escola, o projeto educativo é elaborado por toda a comunidade escolar.

        Entende-se por projeto educativo aquele que se apresenta como fundamental com finalidade orientadora de boas práticas estabelecendo metas de desenvolvimento.

2  PROJETO EDUCATIVO

Projeto: “Brincando com Tecnologia”

Público-alvo: crianças de 08 a 10 anos da comunidade próxima a escola

Local: Laboratório de Informática da Escola 

Justificativa: Justifica-se o desenvolvimento do trabalho, pois acrescentará maiores conhecimentos a respeito do uso de tecnologia na aprendizagem.

Objetivos Gerais: Fomentar uma reflexão interdisciplinar acerca das novas tecnologias na condução de criança no desenvolvimento da criatividade utilizando a internet.

Específicos:

  • Aprender a usar a internet como uma poderosa ferramenta de comunicação e inclusão;
  • Estimular a imaginação da criança;
  • Proporcionar interação e transformação da realidade social.

Atividades do Projeto/ conteúdo

[pic 1]

Brincando com Tecnologia: um novo conceito cognitivo

        Cursos com duração de 05 dias de maneira que a criança consiga entender melhor o  quando vêem um vídeo ou animação para aprender brincando a utilizar o computador.

Avaliação 

Os alunos serão avaliados, de acordo com a participação, orais e escritos, nas atividades que receberão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

        O projeto proposto partiu de uma concepção em que se torna uma sociedade tecnológica, já que se tem à disposição o conhecimento tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com