TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps projeto multidisciplinar

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]Centro de Educação a Distância[pic 2]

                                      Anhanguera – UNIDERP

Adinéia Pereira Vargas– 440666

Ana Lúcia Castaldeli– 1709984367

Grasiele Lacheski de Carvalho–441122

Leir Rocha Ferreira Alves – 440642

Projeto Multidisciplinar III

Itaquiraí – MS

2015

[pic 3]Centro de Educação a Distância[pic 4]

                                        Anhanguera – Uniderp

Adinéia Pereira Vargas – 440666

Ana Lúcia Castaldeli– 1709984367

Grasiele Lacheski de Carvalho – 441122

Leir Rocha Ferreira Alves – 440642

Projeto Multidisciplinar III

Trabalho solicitado para fins de avaliação do Módulo Projeto Multidisciplinar III 5° Semestre do curso de Pedagogia, que será entregue dia 25/05/2015 Professor tutor Profa. Gilse T. Lazzari Perosa oferecido pela ANHANGUERA-UNIDERP Interativa.

Itaquiraí – MS

2015



Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma analise do conceito e da importância da aprendizagem baseada em projetos. A característica básica de um projeto é a de ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, no qual proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, estar em constante desenvolvimento, perceber-se evoluindo e transpondo desafios, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa e significativa. Desta forma, a proposta do trabalho com projetos vê na participação dos alunos o diferencial para o sucesso da relação ensino e aprendizagem.

Aprendizagem baseada em projetos

O projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador, nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais.Atualmente tornou-se de grande importância o uso de diferentes recursos para auxiliar o processo educacional, principalmente métodos capazes de atrair a atenção dos estudantes e desencadear uma aprendizagem significativa como exemplo destametodologia, podem citar os projetos de trabalho, que visam principalmente, trazer aos alunos a motivação e o interesse de novas descobertas, uma aula mais dinâmica e interativa, e a chance de, não apenas, decorar o conteúdo, mas sim, de realmente aprendê-lo relacionando a teoria e a prática.Os projetos de trabalho podem fazer com que o aluno, amplie seus conhecimentos e adquira diferentes significados em relação às atividades propostas, considerando suas necessidades e vivências. A partir daí, é possível que o aluno obtenha uma nova postura e senso crítico e assim oprofessor deixa de ser apenas um transmissor de conteúdos e se junta aos alunos adquirindo também o papel de pesquisador, pois a pedagogia de Projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho. Portanto, a escola e as práticas educativas fazem parte de um sistema de concepções e valores culturais que fazem com que determinadas propostas tenham êxito quando se 'conectam' com alguma das necessidades sociais e educativas.

Conceito de projeto educativo

Atualmente no âmbito escolar há a necessidade do uso de diferentes recursos para auxiliar o processo educacional, principalmente métodos capazes de atrair a atenção dos estudantes e desencadear uma aprendizagem significativa, sendo assim a metodologia através dos projetos educativos, no qual visam principalmente, trazer aos alunos a motivação e o interesse de novas descobertas,principalmente na educação infantilno qual é uma etapa fundamental no desenvolvimento escolar do aluno, é o lugar onde a criança começa a interagir nas suas primeiras descobertas. Apesar da dimensão do desafio, descobriu que o trabalho com projetos na infância é determinante para o desenvolvimento integral do ser humano.

O trabalho com projetos permite entre tanto fatores a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula, favorecendo a coexistência de diferentes visões do mundo e o confronto entre elas, a relevância dos interesses do aprendiz na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o aluno já conhece essaproposta de educação por projetos é uma tentativa de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. Enquanto futuros professores é necessário compreender que a criança deveaprender a conviver em sociedade respeitando as diferenças e aprendendo com elas. Assim, vamos levar para sala de aula essa inclusão social, vamos divulgar essa igualdade em nossas salas de aula, criando a solidariedade mútua entre nossas crianças. Sendo assim aaprendizagem baseada em projetos é uma ferramenta para o alcance da mudança que tanto almejamos na educação brasileira, pois vem trazendo a ruptura dos aprendizados fragmentados e tornando o aluno como agente ativo do processo de conhecimento, tornando este conhecimento de fato significativo.

Aspectos da educação, da infância e da formação docente presentes nos vídeos.

Com base nos vídeos assistidos percebemos a necessidade de se dar valor ao mundo infantil. Sabemos que nem sempre o indivíduo enquanto criança teve tanto valor e garantias de bens e direitos adquiridos como no mundo em que vivemos hoje; há alguns tempos atrás à criança tinha que ter o mesmo dever que os adultos, trabalharem para ajudar em casa estudar era luxo e brincar quase nunca; porem ainda hoje em alguns lugares desprovidos de recursos ainda hácriança quetrabalha como adulto fazendo serviços braçais para ajudar nas despesas da família, e o estudo para essas crianças é precário e por vezes abandonado para que seja cumprida a meta principal o trabalho.  Embora a leis para proteger as crianças seja necessário um olhar mais especifico a nossas crianças oferecendo o básico o direito a infância; pois não são apenas as crianças carentes que não tem infância, mas também encontramos crianças bem nascidas que na verdade são “adultos em miniatura”, que deixam de vivenciar essa maravilhosa fase da infância, partilhando efetivamente do mundo adulto, tendo acesso as mesmas informações, consumindo igual, atarefados e preocupados com suas futuras posições sociais. No filme maré capoeira observamos um menino que pretende fazer história com a capoeira tradição passada de gerações em sua família. Pode-sefazer uma reflexão sobre valores básicos à democracia e a cidadania como respeito ao próximo e a valorização de diferentes saberes. Com o vídeo Mãos de vento e olhos de dentro, ressaltamos a necessidade da inclusão de crianças com necessidades especiais e de crianças de diferentes culturas e classes sociais (como no filme O menino da favela e a tampa da panela) com todas as demais crianças, dentro da escola e dentro da sociedade. As infâncias das crianças brasileiras foram e são muitas se manifestando diferentemente em cada criança, dependendo da classe social, raça, e da economia a qual pertencem.Precisamos levar para sala de aula essa inclusão social, ensinar aos adultos de amanha a viver e conviver em sociedade com respeito e dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (370.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com