TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando Com a Matemática

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.686 Palavras (15 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO

INTERDISCIPLINAR

Contagem

2015

BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Trabalho Interdisciplinar apresentado como exigência parcial para conclusão do 6º período do Curso de Pedagogia da Faculdade Única de  Contagem.

Prof(a) Orientador(a):  Tereza Souza

 

Contagem

2015


Para PIAGET (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”

Contagem

2015

BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Aline Gabriela Gonçalves

Ivanete R. Amaral Silva

Janaina M. dos Reis Lemos

Luciana A. dos Santos Rodrigues

Misleine Coelho Santiago

Viviane A. Gomes dos Santos

Contagem

2015


Sumário

1.        Introdução        

2.        Objetivo        

2.1.        Objetivo        

2.2.        Objetivos específicos.        

3.        Justificativas.        

4.        Fundamentação teórica        

5.        Metodologia        

6.        Desenvolvimento        

6.1.        Resultado        

7.        Considerações Finais        

Referências        

Anexos        


  1. Introdução

O presente trabalho foi elaborado a partir da proposta do projeto de intervenção em uma Organização não Governamental intitulada: ONG NUNCA DESISTIR, que está localizada no bairro Boa Vista em Contagem, a proposta da instituição é de um trabalho filantrópico e conta comdisponibilidade e apoio de voluntários, que não são formados em Pedagogia e não possuem licenciatura, ou seja, que não possuem uma formação necessária e portanto, não estão preparados para ensinar  as crianças de forma pedagógica para cada faixa etária.

A idéia para construção desse trabalho surgiu a partir do interesse emconhecermos de perto como se dá o processo de ensino em uma ONG, onde a educação não formal faz parte do processo de aprendizagem de cada aluno da instituição.  

Nosso trabalho foi dividido em duas partes, a primeira foi a visita a instituição para conhecimento do espaço e das demandas e o levantamento das dificuldades encontradas em trabalhar algumas atividadesreferentes ao processo de ensino aprendizagem. Então, após detectada as dificuldades e demandasrelacionadas á matemática,considerando o fato dos monitores trabalharem com grupos de crianças de diferentes idades. A segunda parte foi àconstrução deoficinas dejogosmatemáticos para seremapresentados na instituição, onde também,  foi criada uma apostila de jogos cedida ao projeto para nortear o trabalho dos monitores nos jogos de matemática.

 A partir do exposto, fomos à instituição e disponibilizamos um encontro com os monitores, onde houve a orientação e vivências aos responsáveis por trabalhar com os jogos matemáticos com os educandos da ONG, para que compreendam edesenvolvam amatemática de forma lúdica, com eficiência e que contribua com uma aprendizagem de qualidade e, após explanação, apresentamos os jogos para que os alunos pudessem interagir com o grupo e os monitores.

Dessa forma, podemos observar que as crianças participaram de maneira lúdica e prazerosa da oficina, sem ao menos perceberem que através dos jogos estavam desenvolvendo uma aprendizagem significativa com a matemática, e os monitores aprendendo sobre a avaliação a partir da observação.

  1. Objetivo
  1. Objetivo

        Desenvolver o interesse pela disciplina de Matemática através dos jogos lúdicos, identificando suas dificuldades, analisando possibilidades de soluções e fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino aprendizagem da disciplina como:

 Descobrir, investigar, discutir, interpretar através dos jogos propostos.

O projeto esta voltado principalmente para despertar a eficácia da utilização dos jogos matemáticos, como novasoportunidades de aprendizado.

Na ONG Nunca Desistir, o trabalho foi desenvolvido com crianças de 5 á 16 anos dos anos iniciais ao  ensino médio, antes da utilização dos jogos, foi explicado para os monitores daquela instituição como deveriam  trabalhar os jogos de matemática segundo  informações contidos no caderno do PNAIC, além dos estudos realizados pelo grupo, considerando os referenciais teóricos e estudos realizados pelo grupo..

  1. Objetivos específicos.
  • Propiciar aos estudantes o desenvolvimento em conhecimentos matemáticos através da utilização de materiais manipuláveis e lúdicos, tais como: jogos;
  • Despertar o raciocínio lógicomatemáticos nas crianças e jovens que contribuam para a sua autonomia, a sua criatividade, como também a responsabilidade.
  • Aprender cálculos matemáticos através de jogos lúdicos;
  • Estimular o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades em um todo.
  • Propiciar através dos jogos lúdicos o respeito, a solidariedade, a criatividade e a cooperação entre os envolvidos;
  • Favorecer uma aprendizagem em matemática de forma prazerosa e eficaz através dos jogos lúdicos;
  • Desenvolver no aluno a necessidade de explorar possibilidades, argumentar, verificar, observar;
  • Construir e estimular atitudes responsáveis, críticas, criativas e ativas nas crianças e jovens;

  1. Justificativas.

Ao conhecermos o trabalho da ONG (Nunca Desistir) e seu público alvo, pensamos em propor um trabalho divertido e prazeroso para todos os envolvidos. Ao decidirmos pela oficina de matemática, foi pensada qual maneira seria mais fácil atingirmos aquelas crianças e adolescentes, valorizando cada conhecimento prévio.

Ao considerar que a Matemática é uma disciplina que está presente em todos os níveis da educação, e no nosso cotidiano, considerada pela maioria das instituições escolares, a disciplina que causa o maior índice de recuperação, diante disso, a prática educativa no ensino da matemática ainda é realizada na sala de aula de forma abstrata e descontextualizada da realidade do educando.Percebemos que a grande dificuldade pela maioria dos alunos, era em relação à interpretação de situações-problemas envolvendo raciocínio lógico, causando assim, resultados negativos obtidos com frequência em relação à aprendizagem. E uma das maneiras de tentar amenizar essa realidade escolar é inserir nas aulas de matemática jogos lúdicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (918.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com