TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ERLA SERPA DE SOUZA

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

[pic 4]

Brasília-DF

2016

                                ERLA SERPA DE SOUZA

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica  

Orientador: Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Brasília-DF

2016

                                                     SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

                             ...................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................6

                                                       .......................................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................8

REFERÊNCIAS........................................................................................................9



1. INTRODUÇÃO

Devido às mudanças sócio-políticas e econômicas ocorridas ao longo dos últimos anos, os responsáveis pelas famílias encontram-se mais ausentes. Sendo assim, a educação de base passou a ser responsabilidade também dos profissionais que atuam nessa área. Pois, para ocorrer uma evolução positiva na maioria das nações é preciso que o processo se inicie na educação e, nesse sentido, o professor torna-se um dos principais agentes desse processo.
A escola, com o passar dos anos, evoluiu de instituição preocupada com o ensino só na sala de aula, para instituição educadora em todo o espaço. Ou seja, a escola, de espaço de ensino-aprendizagem, concentrado na sala de aula, passou a ser espaço educativo, com múltiplas tarefas. Com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída pelos profissionais da educação, a população deve ser educada por eles.
A escola e o profissional da educação devem se empenhar em buscar a construção de uma sólida formação humana dos educandos, para que, dessa forma, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, devem trabalhar a cidadania na prática, mostrando que cada um tem seu papel na sociedade e, com sua atuação, podemos construir um mundo mais igualitário. Toda pessoa que trabalha com educação, seja na educação infantil, ensino fundamental ou ensino superior, está ajudando a formar cidadãos que construirão a sociedade em que vivem.
A profissão de educador é uma das mais antigas e uma das mais importantes pelo seu papel na formação do cidadão. Dessa forma, a sociedade e, principalmente, o poder público devem se convencer de que necessitam de professores bem preparados e capacitados para que a educação melhore.
O trabalho educativo “como deve ser” é aquele teorizado, pensado e planejado. Diz respeito aos procedimentos didáticos, aos métodos, ao tratamento dado às crianças e adolescentes, entre outros. Já a “realidade do trabalho” imposta pelo cotidiano pode facilitar ou dificultar o trabalho “como deve ser”. Como, por exemplo, as relações pessoais, os recursos que a escola possui, o tipo de gestão adotado, violência.
O professor tem o dever de dar aula, mas, para, isso é necessário que ele possua o mínimo de condições. O reconhecimento e a valorização desses profissionais influenciam diretamente na qualidade do ensino e, consequentemente, contribui para o processo de democratização das escolas.

2. DESENVOLVIMETNO

O objetivo da escola deve ser o desenvolvimento pleno do educando, com acesso à ciência já produzida pela humanidade, aos bens culturais e oferecer uma sólida formação humana. Educando para o bem estar de toda a população e, dessa forma, construindo uma ordem social adequada para que todos tenham dignidade humana. Para que seja possível um mundo justo, os educadores deverão estar comprometidos nesta construção,superando o individualismo e atuando como exemplo de solidariedade, compromisso, respeito, enfim, produzindo entre os educadores e educandos os valores necessários a uma sociedade justa e democrática (MORAES, 2015).
É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos de cidadania. A escola, portanto, tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social (FREITAS, 2015).
Ou seja, o papel da escola deve estar equilibrado entre uma função sistêmica de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade.
“Um aspecto importante a ser considerado no que se refere à formação da cidadania diz respeito a formação de determinados valores, atitude e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito. É função social da escola propiciar a formação destes valores” (FREITAS, 2015).
Não deve também, a escola, ser apenas um local de transmissão do saber e da construção de conhecimento e não deve seguir somente osprogramas oficias que lhe impõem, deve adaptar-se para trabalhar a realidade de sua comunidade. Na escola não se adquirem apenas conhecimentos, mas aprende-se nela também uma série de valores e de normas de comportamentos. Segundo Carmo (2015), escolas e professores, não podem “fechar os olhos” para a exclusão social que tanto tem contribuído para as mazelas sociais. O papel de ambos, escola e professor, pode contribuir significativamente para que tenhamos uma sociedade mais justa, um mundo mais humano e uma vida mais feliz. O importante na sala de aula é trabalhar a cidadania na prática, para que os alunos compreendam que cada um tem seu lugar garantido na sociedade e que de sua atuação transformadora, resultará uma sociedade mais justa e igualitária.
Se entendermos a democracia no sentido mais elevado de mediação para a construção e exercício da liberdade social, englobando todos os meios e esforços que se utilizam para concretizar o entendimento pacífico e livre entre grupos e pessoas, com base em valores construídos historicamente. Podemos dizer que essa dimensão social dos objetivos da escola se sintetiza na educação para a democracia (PARO, 2007).
“Se o horizonte é a educação de qualidade e a plena democratização da sociedade, construir um processo de democratização implica a participação plena de todos os envolvidos. Ou seja, se o fim é a democracia, o processo de gestão deve estar centrado nesse fim” (MORAES, 2015, p. 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com