TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DO BEHAVIORISMO, PIAGET E VYGOTSKY PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 10

CONTRIBUIÇÕES DO BEHAVIORISMO, PIAGET E

 VYGOTSKY PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

  1. INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade teorias de aprendizagem no campo da Psicologia e Educação foram formuladas. Na educação contemporânea, é muito importante destacar o papel fundamental de grandes pensadores. Neste trabalho serão abordadas algumas contribuições para a educação de Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), principal representante da corrente de pensamento Behaviorista radical, Jean Piaget (1896-1980), que desenvolveu estudos com base na epistemologia genética para a Psicogênese, e por fim Lev Vygotsky (1896-1934) que contribuiu para a abordagem Histórico-Cultural.

  1. ABORDAGEM BEHAVIORISTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

O Behaviorismo é uma corrente psicológica que surgiu no início do século XX, cujo objeto de estudo é, sobretudo, o comportamento humano. Fatores como a genética e o ambiente são fundamentais para compreender o comportamento humano no Behaviorismo.

Os principais pressupostos da teoria Behaviorista estão baseados em quatro elementos importantes para a concepção do conhecimento: o empirismo, tendo o comportamento como objeto, assim como o determinismo, com base nos fatores determinantes ao comportamento, a parcimônia, que busca aplicações mais simples para compreensão, e o método, que possui aplicações científicas com embasamento em experimentações, observações, busca da generalidade, replicabilidade e operacionalismo.

A primeira versão do Behaviorismo foi desenvolvida por John B. Watson (1878-1959), o Behaviorismo metodológico. Watson criou o paradigma conhecido como estímulo-resposta, entre o meio e as reações comportamentais. Para ele toda a aprendizagem depende de um meio externo, onde as atividades são condicionadas, exercendo grande influência sobre o indivíduo.

Segundo Watson, os seres humanos já nascem com certas conexões estímulo-resposta herdadas e chamadas de reflexos. A aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento destas conexões bem como na construção de novas conexões estímulo-resposta, ou seja, a aprendizagem acontece a partir da repetição de estímulos.

Posteriormente surgiu o Behaviorismo radical, em contra resposta ao Behaviorismo metodológico. O ponto em comum entre as duas correntes de pensamento é a possibilidade de construção de uma ciência do comportamento.

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi o grande percursor do Behaviorismo radical, em que sua principal preocupação foi de utilizar explicações científicas, de modo a desenvolver termos e conceitos. O meio ambiente vai além do físico estrutural para Skinner, pois ele inclui também o ambiente social com as relações pessoais, interpessoais e com o próprio meio. Assim o homem é parte do ambiente, em que ambos acabam sendo modificados. O embasamento empírico é a chave para sua abordagem.

Skinner contribuiu para a psicologia propondo o condicionamento respondente e o condicionamento operante. O respondente tem o estimulo que gera uma resposta reflexa, que está pronta no organismo do homem. E o condicionamento operante que é o controlado a partir das consequências que seguem as respostas, e são capazes de serem observados. Assim o comportamento é definido com base nessas consequências, sendo alterados conforme estímulos antecedentes e consequentes, e os reforços, estes como contingências negativas ou positivas.

Nesse sentido, o Behaviorismo contribui para a educação onde um planejamento antecedente por parte dos professores geram objetivos a serem traçados como metas para o aprendizado do aluno.  Dessa forma, o aprendizado é uma consequência garantida, a partir dos critérios utilizados pelo professor, com base no comportamento inicial do aluno em sala de aula de modo a alcançar um aprendizado satisfatório ao longo e no final deste processo. O ensino está relacionado, sobretudo, a maneira que as condutas são instauradas nos alunos, por parte do planejamento prévio dos professores.

Desse modo o comportamento do aluno está relacionado com ações prévias do professor, bem como pelo ambiente no qual está inserido. O comportamento passa a ser aprendido, a partir de condicionantes reforçadores como forma de controle para que o aluno obtenha um comportamento classificado como correto pelo professor, a exemplo de provas e trabalhos, para que ao final do processo o aluno seja aprovado e recompensado com diplomas e certificados.

Além disso, Skinner também contribuiu positivamente para o avanço do uso de mecanismos computadorizados aplicados à educação.

  1. ABORDAGEM PSICOGENÉTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Grande pensador do século XX, Jean Piaget (1896-1980) desenvolveu estudos com base na epistemologia genética do conhecimento para a psicogênese.

O conceito de desenvolvimento cognitivo acontece pela ação do homem sobre o meio ambiente, e com isso estruturas mentais são construídas e transformadas pelo próprio sujeito, de forma adaptativa ao longo da vida. Desse modo o conhecimento passa a ser resultado de interações entre o sujeito e o ambiente, bem como são assimilados entre o objeto e os esquemas do sujeito. Os esquemas são compreendidos como unidades estruturais básicas de pensamentos e ações, que mudam e adaptam-se, já que o sujeito é visto como ativo.

Para Piaget o conhecimento também é construído, uma vez que o pensamento não é inato e nem adquirido. E essa construção ocorre pela experiência sensorial e pelo raciocínio.

A assimilação e a acomodação são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo, juntas concluem o processo de adaptação e desenvolvimento de estruturas cognitivas. A equilibração passa a ser o balanço entre as duas. Dessa forma, a passagem de um equilíbrio para o outro, seria fundamental para uma análise do desenvolvimento humano desde sua gênese, segundo Piaget.

A passagem de um equilíbrio para o outro foi chamado por Piaget como estágios ou períodos, que caracterizam as diferentes formas de adaptação do sujeito em organizar o seu conhecimento. Neste sentido, a inteligência do sujeito passa a ser desenvolvida com base em um processo de assimilações.

O primeiro estágio foi denominado de sensório-motor que compreende crianças de 0 a 2 anos de idade onde a natureza da criança é sensorial e motora, o segundo estágio o pré-operacional que compreende crianças de 2 a 7 anos, onde a criança desenvolve capacidade simbólica sobre objetos e ações. O terceiro estágio é o operatório concreto que compreende crianças de 7-11 anos, onde há uma integração mental da criança. E por fim o quarto estágio, o operatório formal que vai de crianças com 11 anos em diante, onde as operações de raciocínio abstrato são consolidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com