TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento científico em pedagogia

Por:   •  22/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento científico jamais pode ser entendido como fonte de verdade absoluta.

O contexto científico é variável e, sem dúvida, pode receber interferência do ambiente tanto local, quanto global. Porém, essas tais influências podem ser recebidas e, principalmente, entendidas de diversas maneiras em um mesmo evento e por um mesmo observador. Exemplo disso são as revoluções científicas que passaram por enfoques distintos em função do debate entre Thomas Kuhn e Karl Popper.

Começo com uma afirmação: "A verdade absoluta não está ao alcance da Ciência".

Exatamente porque não há certezas onde tudo se modifica. Não há verdade absoluta, pois tudo é mutável!

Mas o que é verdade absoluta? Talvez assunto para filosofia ou religião mas, definitivamente, fora dos domínios da Ciência. Assuntos científicos são relacionados à fatos observáveis, corroborados por evidências.

Muitas confusões são feitas pelo desconhecimento do que é Ciência e a que ela se destina. Muitos detratores do Método Cientifico confundem estes fatos. Muitos, ao menor sinal de algum fato ainda não explicado cientificamente, tentam desqualificar a Ciência afirmando, ou simplesmente dizendo, que a Ciência não explica tudo. Mas isso é verdade! A Ciência não explica tudo mesmo!

O método científico se ampara em fatos observáveis e tais fatos estão diretamente ligados à nossa capacidade ou nossa curiosidade em observá-los. Pode-se citar como exemplo o Modelo Padrão das Partículas Elementares. Se analisarmos bem o que essa teoria nos diz e mostra, veremos que o conhecimento que podemos extrair dela está firmemente ligado à capacidade energética dos aparelhos construídos com a tecnologia disponível atualmente.

O Teoria do Modelo Padrão não explica a Gravidade Quântica, não explica a unificação das Forças Eletrofraca e Forte. Mas isso simplesmente porque não podemos verificar experimentalmente os fatos acima.

Posso usar como exemplo também, o Modelo Atômico e o o Modelo Padrão da Física de Partículas, porque são Teorias mais bem sucedidas na Química e Física, explicando fenômenos químicos/físicos subatômicos altamente complexos, com um nível de precisão extremamente alto e porque, por definição, as Teorias do Modelo Atômico e Modelo Padrão SÃO CIÊNCIA! Ou seja, são um modelos teóricos, baseado em hipóteses, hipóteses estas capazes de explicar uma ampla gama de fenômenos naturais que podem ser verificados experimentalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com