TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas Digitais

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Pedagogia Unijorge Paralela

Discente: Ananda Borges Bastos
Docente: Cristiana Lopes de Oliveira Coelho

Educação a Distancia e Culturas Digitais

Resenha Crítica sobre “Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais”

Salvador/BA
2018

Resenha Crítica

O artigo discute sobre o uso da tecnologia digital (mas precisamente os smartphones) em sala de aula, seja em escolas ou universidades. Este artigo é descrito por um grupo de pesquisadores e não apenas um único autor.

São profissionais de universidades federais e tecnólogos do Paraná, Minas Gerais e Portugal, que buscaram suas referencias em trabalhos de outros autores da educação e informática para um embasamento teórico e coerente.

Professores de ensinos diferentes são entrevistados para serem analisadas as opiniões na prática a respeito do assunto. Abordando o uso dos smartphones nas escolas, inserindo as suas vantagens e também limitações, além das resistências e de atualizações de professores para essa nova era.

Do ponto de vista acadêmico, este texto possui uma fonte de conhecimento sobre um assunto que vêm sendo polemizado por parte da educação. Houve um maior aprofundamento sobre o tema em pauta, com dados históricos incisivos, exercendo um texto completo sem deixar algum tipo de dúvida. Os autores mostram pontos de vistas referentes ao assunto, trazendo lados positivos e negativos, o que é importante para não se posicionar apenas por um lado.

Com opiniões divergentes, o texto traz o porquê dessa resistência para o uso dos smartphones nas escolas, onde se tem uma corrente distintas entre os chamados de “conservadores e os inovadores”. Os conservadores acreditam que “os dispositivos não passam de uma tecnologia superestimada que não auxiliaria a solucionar os problemas educacionais” já os inovadores apresentam “evidencias positivas para elaborar ambientes que trazem ótimos resultados educacionais contrariando a filosofia educacional das suas instituições de ensino”. Além de buscar uma situação problema para que professores com métodos tradicionais se insiram a essa modalidade, se atualizando e aperfeiçoando a essa prática.  

É inegável que a tecnologia digital está tomando conta pois estamos vivendo épocas de inovação, e isso acaba refletindo também na educação. Ignorar esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com