TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos Tecnológicos Digitais E Suas Contribuições Para A Construção Da Cultura Da Juventude Na Comunidade Quilombola De Coloudo Ramos Em Presidente Dutra-Ba.

Por:   •  2/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA JUVENTUDE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE COLOUDO RAMOS EM PRESEIDENTE DUTRA-BA.

Resumo

O presente estudo sobre os instrumentos tecnológicos digitais e suas contribuições para a construção da cultura da juventude na comunidade quilombola de Coloudo Ramos, parte da motivação de caráter investigativo particular a esta temática, visto que é a juventude que perpetua sua cultura.  Sob esse ponto de vista, o objetivo desse trabalho é analisar e apresentar como os dispositivos digitais estão sendo utilizados pelos jovens da comunidade de Coloudo Ramos e de que modo o acesso à internet permeia a vida cotidiana dos mesmos, esse entendimento se faz importante pois pode ser uma janela potencial para um mundo de uso altamente direcionado na comunicação, como forma de inclusão em uma sociedade discriminatória. Segundo Santos, Schemiguel e Justus (2019), o surgimento e disseminação da Internet foi, sem dúvida, um marco importante na transição para uma nova era onde as barreiras de tempo, espaço e identidade não existem mais. A pesquisa será analisada com base na abordagem qualitativa, partindo da perspectiva de analisar e interpretar os dados em seu conteúdo individual e na vida social dos indivíduos. Tendo como objetivo principal os instrumentos tecnológicos digitais e suas contribuições para a construção da cultura da juventude na comunidade quilombola de Coloudo Ramos. O objeto de estudo deste trabalho ainda permanece na comunidade, com um aprofundamento maior em analisar como o jovem quilombola está construindo e transformando sua cultura por meio dos novos mecanismos de socialização, bem como, evidenciar a cultura quilombola nas interações com as novas tecnologias e se essas ferramentas estão sendo utilizadas para e inserção profissional e social da juventude da comunidade. Portanto, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para os jovens na comunidade quilombola de Coloudo Ramos a serem protagonistas conscientes de sua própria cultura e potencialidade.

Instrumentos tecnológicos; cultura quilombola; inserção social.

REFERENCIAS:

CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 539-564, 2017.

CF: Constituição Federal do Brasil – 1988. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ. Disponível em: http://conaq.org.br/nossa-história/. Acesso em: 24 novembro de 2022.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

Lei No 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 novembro de 2022.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com