TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia Disciplina de Didática

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Curso de Pedagogia

Disciplina de Didática

Semana 4



Alayane de Melo Silva

RA 1814386



Amparo

2018


Questionário

  1. De que modo o problema escolhido por seu grupo se apresenta na sala de aula?

Resposta: Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. A legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças. Entretanto, não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Estamos conscientes de que o desafio colocado aos professores é grande e que parte significativa continua “não preparada” para desenvolver estratégias de ensino diversificado, mas, o aluno com necessidades especiais está na escola, então cabe a cada um, encarar esse desafio de forma a contribuir para que no espaço escolar, aconteçam avanços e transformações, ainda que pequenas, mas que possam propiciar o início de uma inclusão escolar possível. São estimulados os alunos, a avançar na sua compreensão, criando-lhe conflitos cognitivos, ou melhor, desafiando-o a enfrentá-los. Vemos que são estimulados para as atividades escolares; e são ensinados a construção de crescente autonomia do aluno, ensinando-o a pedir as informações de que necessita, a solicitar ajuda, enfim, a se comunicar com as demais pessoas de forma que estas sejam informadas de sua necessidade e do que esteja necessitando;

  1. Quais contribuições o texto-base e a videoaula podem trazer para a compreensão do tema escolhido pelo seu grupo (sua origem e possíveis ações pedagógicas no âmbito da sala de aula)?

Resposta: entendemos que para contribuir com a inclusão do aluno da escola regular, ele tem que frequentar a Sala de Recursos, através do levantamento das causas que impedem na maioria das vezes a sua ascensão educacional, o presente estudo teve por objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos professores frente a inclusão de alunos Espectro Autista inseridos na classe comum do ensino regular. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com professores de uma escola regular localizada no município, atende alunos incluídos em sua sala de aula. Compreendendo que a escola inclusiva deve promover a aprendizagem de todos os seus alunos, devendo, portanto, adaptar-se as necessidades dos mesmos e assim favorecer a aquisição de novos conhecimentos e consequentemente o seu sucesso escolar, foi utilizado inicialmente como coleta de dados, um questionário semiestruturado para levantamento das dificuldades do professor regular em promover a aprendizagem do aluno incluso. ficou evidente de modo geral, a preocupação dos professores frente ao processo de inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência no ensino regular. Foram apontadas algumas dificuldades como a falta de preparo adequado no atendimento a estes alunos, sala de aula numerosa, falta de informação no que se refere à deficiência e cursos. Os dados levantados permitiram identificar vários aspectos necessários para efetivação da proposta de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com