TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 19

Passo 2        

“Quadro”

Ano/Época

Marco histórico

Didática (Definição)

Pedagogia (Abrangência)

Antes do Século XX.

Revolução Industrial/ Iluminismo.

Didática Magna (Comênio).

Nasce a Pedagogia no século XIX.

Até os anos 80, do século XX.

Regime Militar

A Didática tinha uma dimensão tecnicista.

Elevado grau de analfabetismo.

Anos 90 do século XX, até início do século XXI.

Reforma do Estado brasileiro.

A Didática é reconhecida como uma ciência particular.

Surgem os cursos normais em nível superior, e implementação dos Institutos Superiores da Educação como lócus da formação docente.

Século XXI até dias atuais.

1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília entre os dias 12 e 15 de Maio de 2006.

A Didática tem sua autonomia reconhecida, está em alta.

Pedagogia definida como Ciência e arte do ensino.

Passo 3

Texto dissertativo e argumentativo

“As contribuições no Ensino e Aprendizagem”.

Para conseguir a atenção dos alunos vemos que muitas vezes é necessário esquecer o método tradicional na qual, em determinado momento o conteúdo é apresentado no quadro para em seguida serem executados por meio de exercícios.

Transformar as aulas em momentos estimulantes onde os alunos e professores possam interagir em um ambiente propício a discussões e resoluções em diversas situações problemas exigem um conhecimento das condições sócio culturais, as expectativas e o nível de conhecimento dos alunos.

Nas últimas décadas vem se acentuando discussões sobre as novas práticas diferenciadas para o ensino que tem por objetivo a interação dos alunos, desenvolvimento de habilidades, competências e motivação nas aulas para que o educando perceba que essa disciplina é algo que faz parte da sua realidade e que é possível aprender de forma alegre e descontraída, tornando o ensino aprendizagem algo prazeroso.

Na pedagogia os fundamentos são baseados em um sistema filosófico. Isso porque a Filosofia e seu modo de expressar demonstram o entendimento do homem e a vida, resultando em um sentido a pedagogia, concluindo seus objetivos e seus métodos educativos. Estuda a concepção do homem e do mundo.

 A educação é um ponto de vista social, que transmite através de gerações os valores, as regras, os modos de uso e os costumes.

A sociedade quando muito simples e de cultura básica cujo povo que não adquiriu a leitura e a escrita, tem a educação realizada de forma assistemática. Sendo que tanto as crianças, como os jovens realizavam a mesma participação nas atividades junto aos adultos.

Segundo o texto, a Escola Nova tinha como fundamento a aplicação dos estudos sobre o comportamento na prática educativa, tendo como base as seguintes idéias:

A Pedagogia e a Didática deixariam de ser algo imposto e metódico e passariam a ser algo dinâmico com reflexões que visariam aprimorar os métodos de ensino, priorizando o crescimento individual de cada educando, levando em consideração o desenvolvimento infantil nos aspectos físicos, cognitivos, afetivo e social, propondo ações educativas, tais como jogos e brincadeiras de forma lúdica fazendo com que a aprendizagem seja um apelo para a atividade mental do aluno, tornando-o alguém pensante e explorador capaz de observar o meio em que vive e solucionar os conflitos do dia a dia.

Para que esta idéia seja posta em prática a escola tem que ser levado em conta a vida social e cultural de seus alunos, afinal o desenvolvimento humano é influenciado por fatores ambientais e sociais, sendo o professor o responsável por compreender a interdependência entre os indivíduos e grupos. A escola é responsável por favorecer o exercício das relações humanas proporcionando a livre comunicação, a cooperação e o auxílio mútuo.

Essas contribuições falam da compreensão prática do desenvolvimento do indivíduo em seus aspectos tanto físico, afetivo, intelectual, também como o entendimento sobre as diferenças de cada um, suas necessidades infantis, e a relevância dos fatores ambientais e sociais na vida do indivíduo, tem como foco de estudo o processo de aprendizagem como um todo. Isso mostra que estas contribuições estão ligadas com à teoria da educação, às teorias da organização escolar, às teorias do conhecimento e à psicologia da educação. Disponibilizando ao educador outros recursos teóricos para a organização e articulação do processo de ensino e aprendizagem.



        

Etapa 2

Passo 1

“Lembranças de uma aula que marcou a vida”.

Aluna: Miris Narcizo

“Passeio ao Memorial da América Latina”.


[pic 1]



        Não me recordo da série nem tenho mais as fotos, mas foi um dia muito divertido. Organizamo-nos em fila para podermos ver todos juntos o local e não nos perdermos um do outro. Conhecer o Memorial como complemento da nossa aula foi algo muito rico para nós, pois saímos da rotina da sala de aula, cadeiras e lousa, tiramos muitas fotos. Era máquina fotográfica para revelação na época, muitas fotos saíram péssimas, mas mesmo assim foi divertido na hora de vê-las. O grupo todo foi e gostou.

        

“Lembranças de uma aula que marcou a vida”.

Aluna: Sileide A. da Silva Conceição

Lembro-me muito bem como hoje, tinha apenas 11 anos quando aqui em Campinas cheguei, meus pais em busca de melhoria de vida viu na cidade um meio de se estabilizar financeiramente.

Meus pais preocupados na educação dos filhos logo foram providenciando as determinadas vagas nas escolas mais próximas da região. Fui matriculada na mesma série para continuar o ano letivo. Tinha medo em começar em uma sala nova e com crianças que eu não conhecia, pensava em como seria me adaptar a esta nova realidade, ter de conviver com pessoas estranhas, professor diferente, e como faria pra acompanhar o ensino da sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (368.7 Kb)   docx (99.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com