TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  9/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: ALESSANDRA RODRIGUES DE OLIVEIRA – RA: 8048895

CURSO: PEDAGOGIA

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: TAYLA FRANCIELLE DA CRUZ

GOIÂNIA

2018

1 Nome do projeto

O presente projeto tem como finalidade apresentar o tema do Projeto “Bazar Escolar Beneficente Palmares: Conhecendo, Amparando e Amando”.

2 Introdução

Primeiramente será feito uma breve introdução sobre a solidariedade, pois, considera-se de suma importância discorrer sobre essa nobre qualidade humana, a qual institui uma particularidade acentuada de quem a possui, de se colocar no lugar do outro. Este ser que se destaca em querer ajudar as pessoas que precisam de ajuda, aqueles que necessitam de uma vida melhor e mais digna. Isto se espelha na única capacidade de compartilhar do sofrimento de outras pessoas.

A representação dessa ação e o aparecimento de instituições e pessoas que passam a existir no atual contexto, com a intenção de ajudar o próximo com as mais variadas ações, sendo ela na arrecadação e distribuição, amparando e promovendo a socialização e inclusão de grandes camadas da População. 

A solidariedade tem a capacidade de ultrapassar o campo da ajuda financeira e incidir pela educação, quando dela se retira um elemento principal para o desenvolvimento do cidadão, por meio de ações fundamentadas em orientação e do mesmo modo de apoio sócio familiar (RAMOS, 2015).

De acordo com Silva (2011), a solidariedade é uma especialidade que o ser humano possui que é o engrandece-o. É um vínculo recíproco entre as pessoas, em meio as comunidades e grupos humanos; é um sentimento que envolve e edifica capacidades transformadoras.

Assim, em uma perspectiva conjunta de aprendizado escolar e comunitário, perante todo os dizeres acima, com ensejos embasados nos princípios da solidariedade humana, será desenvolvido um projeto social “Bazar Escolar Beneficente Palmares: Conhecendo, Amparando e Amando”, realizado na Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa - localizada na Av. das Palmas, Qd 58, Lt 01, nº 200 Setor: Palmares – CEP: 75.380-000 - Telefone: (62) 3593 -4312 - Trindade – GO.

A escola faz parte da rede municipal e possui 1194 alunos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. A escola faz parte de uma comunidade carente que precisa ser olhada com outros olhos com mais amor e acolhimento.

Sabe-se que fazer um evento beneficente demanda determinados cuidados que são de grande importância. De início precisa ter em mente a verdadeira significação da palavra beneficente, visto que existe pessoas que fazem uso desse tipo de evento exclusivamente para beneficiar a si mesmo (NAMOS EVENTOS, 2014).

Portanto, este projeto social tem como desígnio dinamizar o aprendizado discente e toda a comunidade escolar a obter a responsabilidade com o outro, através de numa brincadeira verdadeira. Aonde será convidado a comunidade local vir à Escola de maneira agradável e prazerosa; e assim sendo, partilhar a compra e venda de diversas mercadorias referentes de doações com preços bem acessíveis.

As Mercadorias serão, novas e usadas, entretanto, todos passarão por uma seleção, onde somente os que estiverem em estados perfeitos de uso e reuso farão parte das mercadorias que irão à venda no bazar beneficente.  

3 Objetivos:

Geral:

Promover um bazar beneficente para que todos as famílias e pessoas com baixa renda, tenham condições de adquirir pelo menos uma peça do vestuário (roupas, calçados e acessórios) a preços acessíveis.

Específicos:

  • Aproximar a família, a Comunidade Local da Comunidade Escolar;
  • Colaborar para que os pais, alunos, Comunidade Local e Escolar tenham oportunidade de comprar roupas e demais acessórios a preços acessíveis;
  • Fazer com que o evento tenha duração de pelo menos 1 ano de ação e solidariedade com o próximo.

4 Metas

  • Criar oportunidade para as famílias de baixa renda a aquisição de roupas, calçados e acessórios com baixo custo a preços acessíveis.
  • Desenvolver ações que tem a capacidade de proporcionar o melhoramento da qualidade de vida das pessoas, que através deste projeto realizar outros projetos e programas de cunho social, educacionais e culturais.

5 Justificativa

Justifica-se este projeto pelo fato que a Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa, atende toda uma demanda do bairro local onde está localizada e arredores. E uma boa parte dessas famílias são carentes e estão em buscam de melhores condições de vida e de uma educação de qualidade para seus filhos.

Acredita-se que a maioria dessas famílias são voltadas para a baixa renda, como remuneração em torno de 1 a 2 salários mínimos, ou o benefício da Bolsa Família, que além de servir para adquirir o uniforme e material escolar, do mesmo modo em muitos dos casos, o sustento do próprio lar, uma vez que o seu salário é insuficiente para complementar as principais necessidades básicas. No entanto, nem sempre o dinheiro sobra e acaba faltando alguma coisa, como é o caso do vestuário.

Assim, acredita-se que a Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa, comove-se e solidariza-se com a real situação de sua comunidade Local e arredores, tendo como iniciativa desenvolver ações sociais as quais possibilitam a seus alunos e toda a comunidade escolar ações onde todos participam, adquirindo o espírito humano de respeito, amor e solidariedade, onde cada um tem um aprendizado satisfatório levando por toda a sua vida como aprendizado de vida.

Portanto, em função do exposto, a escola não foge à sua responsabilidade social e assume o seu compromisso com a comunidade local do bairro e arredores. Pensando em uma forma de ajudar, promove o projeto social o qual tem como intenção priorizar e beneficiar as famílias e os próprios alunos da escola.

Como diz Madre Tereza de Calcutá: “Não devemos permitir que ninguém se afaste de nós sem sentir-se melhor, mais forte e mais feliz”. É isso que temos a obrigação de fazer acontecer, que sejamos mais solidários, promovendo a felicidade nas outras pessoas, nos colocando no lugar do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (294.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com