TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório crítico reflexivo da disciplina estágio curricular supervisionado

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório crítico reflexivo da disciplina estágio curricular supervisionado

1-Dados do Aluno

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Larissa Ribeiro Azevedo

RGM: 20574282

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Ano/Semestre de realização do estágio: 2019/2

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

2- Caracterização da escola

Este estágio foi realizado integralmente na escola Castelinho Azul,situada na Rua Godofredo Pinto,pertencente à rede privada de ensino da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Está vinculada a Secretaria de Estado de educação do município de Campos dos Goytacazes.

A escola possui salas com ventiladores e lousas,cantina, biblioteca,pátio e parquinho.

Possui uma boa infraestrutura, no pátio possui um bom espaço para que os professores possam aplicar atividades ao ar livre.

3- Introdução

A realização do estágio em gestão educacional, justifica-se para atender uma determinação do curso de graduação em Pedagogia que define a necessidade e a obrigatoriedade deste estágio em conformidade com a LDB 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, a fim de proporcionar o acadêmico condições para assumir com eficiência e segurança a profissão para qual está se preparando.

Este relatório de estágio possui a intenção de proporcionar a fundamentação do conhecimento teórico abordado durante o curso de Pedagogia, em prática, por meio da ampliação do programa de estágio.

A gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanos necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos,de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.

Durante o estágio realizei 100 horas onde participei do atendimento a comunidade escolar, observei a rotina da diretora,auxiliei em elaboração de comunicados para pais de alunos, acompanhei reunião de pais e professores,participei do desfile cívico.

4- Perfil da gestora

Neste estágio foram realizadas 100 horas na Gestão Educacional. Foi acompanhada apenas a diretora. Destaco abaixo o perfil dessa profissional:

Jocineia Maria Rodrigues

Função em que atua: Diretora

Formação: Pedagogia

Tempo de atuação:20 anos

Tempo de trabalho nesta escola:15 anos

5-Prática pedagógica da gestora

A partir das observações realizadas,é possível verificar que a gestora utiliza como prática no desenvolvimento de suas atividades,uma postura democrática e participativa. A direção procura envolver todos os professores e funcionários em suas decisões.

No que diz respeito às funções e atuação da diretora, de um modo geral, as observações que destaco são a responsabilidade pela distribuição dos recursos da escola. É necessário administrar a documentação escolar,os materiais pedagógicos e o mesmo a estrutura da escola o que inclui a manutenção de equipamentos,espaços e objetos que pertencem ao patrimônio escolar.

É o gestor quem estabelece as regras e rotina da instituição, cabendo ao mesmo incentivar a participação das famílias e atendê-las quando necessário.

6- Escolha dos focos

Foco 1- tema: Diretor e a Gestão democrática

Pude observar com o tempo que o papel do diretor escolar é apenas ser um líder que age sozinho. Ele deve desempenhar um papel que promova uma gestão participativa e democrática. Da qual deve fazer a unidade escolar desenvolver a questão social e os valores democráticos,não só na relação seleção e trabalho,mas também a organização da própria escola,com normas de funcionamento e os valores,explícitos e implícitos,que regem a atuação das pessoas na escola,que determinam a qualidade de ensino.

Os bons resultados obtidos pela unidade escolar estão ligados de fato por meio do trabalho comum entre gestão/professor, com todos unidos em prol de uma única causa, educação de qualidade através de uma política pedagógica estabelecida no início do ano letivo com toda a equipe.

7- Foco 2

Tema: Desfile cívico

O tema ou atividade que me chamou mais atenção nas observações realizadas foi:preparação de materiais e a realização do desfile de sete de setembro.

Escolhi este tema porque através do projeto pode-se demonstrar aos alunos um momento de civismo e amor a Pátria.

A atividade foi desenvolvida pela gestora da seguinte forma: levou-se alguns dias para preparação de todos os elementos que iria se usar no desfile. No dia,os alunos chegaram cedo a escola para se organizar e seguimos para o local marcado do início do desfile.

Observando esta ação,é possível detectar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso,no ambiente virtual de aprendizagem,justificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas ao meu estudo no ambiente virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com