TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ DO MÓDULO: PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

TURMA 1/2011

ALUNA: MAYARA MARJORIE MARQUES SERAFIM

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

MARINGÁ

2012

DOSSIÊ DO MÓDULO: PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

UNIDADE 1: NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

  1. Elabore uma definição de planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar.

Estamos constantemente fazendo planos em nossa mente a respeito de nosso cotidiano, seja no trabalho, escola, no lar, enfim, sempre buscamos planejar nossas ações para que o objetivo possa ser alcançado, nos organizando em relação ao tempo, recursos. Mas planejamento não é só isso, vai um pouco mais além quando falamos em planejamento no contexto escolar. Abrange toda a ação que a escola precisa ter e seus planos que devem ser colocados em prática e, sem ele, a escola não conseguiria “caminhar”.

  1. Liste as etapas do planejamento.

O planejamento passa por algumas etapas ou passos a serem seguidos como: fazer o diagnóstico, elaborar o projeto (determinando objetivos, metas, definindo metodologias, indicando recursos e descrevendo como deverá ser avaliado), executar o projeto e avaliar este projeto.

  1. O que se entende por plano?

Podemos entender que plano é o resultado de um planejamento, é o que consta no papel após se ter planejado, ou seja, primeiro planejamos em nossa mente e organizamos no papel em forma de um plano.

  1. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação, no processo de planejamento?

É importante a participação de todos no processo do planejamento pois pensamos juntos e buscamos soluções, através de objetivos, sendo o principal, a aprendizagem do aluno, sendo esta, uma maneira democrática, ou gestão democrática, onde o professor não é apenas um executor do que é planejado, mas sim participante do processo.

  1. Qual a finalidade do projeto? Justifique.

A elaboração do projeto é uma atividade ou um elemento do planejamento. Faz-se reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento, ou eja, o projeto é a oficialização e um plano.

  1. Quais são as etapas principais de um projeto?

O projeto possui alguns itens ou etapas que o compõe como: justificativa, objetivos (geral e específico), metas, estratégias ou metodologias, recursos e, por fim, a avaliação do projeto.

UNIDADE 2: O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

  1. Diferencie planejamento educacional, de planejamento de currículo e de planejamento de ensino.

O planejamento educacional abrange o âmbito de desenvolvimento do país, prevendo a estrutura e a totalidade do sistema educacional, determinando as diretrizes da política nacional de educação e a tomada de decisões sobre a educação no conjunto de desenvolvimento geral do país. Já o planejamento de currículo, está relacionado às prioridades assentadas no planejamento educacional, tendo como objetivo traduzir, em termos mais próximos e concetos, as linhas-mestras de ação delineadas no PNE. E, por fim, o planejamento de ensino é a especificação do planejamento curricular, consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.

  1. Qual a importância do planejamento de ensino?

O planejamento de ensino é importante para orientar o professor em sala de aula, prevendo conteúdos estruturantes, específicos, objetivos, metodologia e avaliação. Mas para isso, é preciso conhecer o aluno e seu ambiente, pois é necessário atender às necessidades e peculiaridades reais e locais para que haja um planejamento realmente significativo.

  1. Planejamento e Plano de Ensino são sinônimos? Explique.

Planejamento e plano de ensino são sinônimos pois, ambos tem o papel de orientar ou ajudar o professor em sala de aula, prevendo as ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente situações didáticas concretas, a fim de que se alcance o objetivo esperado.

  1. Como formalizar o Plano de Ensino?

Para formalizar um Plano de Ensino, este deverá prever: conteúdos estruturantes, conteúdos específicos, objetivos, metodologia e avaliação.

  1. Por que os professores apresentam certa resistência diante do planejamento do trabalho pedagógico?

Os professores, às vezes, se esquivam de assumir mais responsabilidades, por causa do compromisso, po isso, apresentam certa resistência do planejamento do trabalho pedagógico.

  1. Elaborar planos de ensino significa não precisar mais preparar as aulas? Justifique.

Não, pois os planos mostrará o caminho, o jeito e, preparar as aulas é necessário para saber como se vai aplicar e direcionar as atividades práticas e teóricas.

UNIDADE 3: O PROJETO PEDAGÓGICO: IMPORTÂNCIA, DISPOSITIVOS LEGAIS E CONCEITUAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com