TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Pedagogia

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

Nome:        RA:

Nome:        RA:

Nome:        RA:

Nome:        RA:

Nome:        RA:

SOROCABA/2015

Introdução

        O presente desafio profissional tem por objetivo que o educador observe e analise uma criança em um espaço lúdico, de onde uma escola infantil de tempo integral, na cidade de Sorocaba. A aluna de Pedagogia que está fazendo estágio nesta unidade tem a oportunidade de avaliar e registrar o desenvolvimento e comportamento do aluno João Vitor de 5 anos, que mostra a individualidade muito grande em relação a tudo que é proposto em sala de aula. É uma criança carente de afeto que demonstra isso com falta de respeito e agressividade pelos amiguinhos e professores, trazendo assim um grande desafio para todos em sala de aula.

        Diante da importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como um espaço onde a criança possa expressar, participar, desenvolver, aprender e atuar, considerado na educação um espaço voltado a brincadeiras lúdicas, tornado um lugar onde o educador pode usar para estimular e desenvolver habilidades e aprendizagens. Ao estimular as crianças na socialização no brincar, o educador tem a capacidade de avaliar, intervir e promover ações que ajudem as crianças em suas mais diversas dificuldades.

Observador: Eliene Machado

Nome da Criança: João Vitor Antunes

Responsáveis pela criança durante i período de observação

Nome: Rosana Alves

Função: Professora

Contexto de Observação: Brinquedoteca da Creche

Data da observação: 10/09/2015     Início: 09:00                 Fim: 09:30

Escolha da Criança

João Vitor foi escolhido para ser observado por ser uma criança de difícil convívio e preferir sempre permanecer afastado das demais.

Breve descrição das características marcante da criança

Uma criança carente que busca sempre de alguma maneira chamar a atenção para si, muito agitado e individualista.

Descrição da características físicas e sociais do cenário de observação

O espaço utilizado na creche como brinquedoteca trata-se de uma sala ampla de recreação, a qual possuem paredes coloridas sendo que em uma dela há pinturas de desenhos de animais que vivem na floresta, em outra estão pintados animais que vivem no oceano, já no teto está destacado o desenho de um lindo sol com e aves de diversas espécies, tudo bem colorido e atraente para as crianças. Além disso em cada canto dessa sala estão as prateleiras onde ficam os brinquedos, quebra - cabeça, jogos e vários contos infantis, tudo ao alcance das crianças, em uma parede lisa sem desenho, foi fixada uma TV e um aparelho DVD ao alto para que elas não possam ter acesso por se tratar de aparelho eletrônico, mas fora isso, as demais coisas que fazem parte da brinquedoteca, como mesas, cadeiras etc. tudo ao alcance das crianças.

Há brincadeira e muito importante para eles, pois através  do que constrói,  se aprofunda no conhecimento, pois, através da brincadeira, elas acaba valorizando o que constrói, também aprendem a dividir, compartilhar, e a trabalhar em equipe.

        

Observações e Registros

        Analisar e registrar as atividades com a criança, com intuito de buscar maior interesse de João Vitor na escola,e oferece a ele auxílio para que assim possa ter maior desenvolvimento nas atividades e melhor convívio tanto com os colegas de classe como na sociedade. O aluno João Vitor será observado em um período de 2 horas e para que possa ser feito o registro, 1 hora e 30 minutos, na brinquedoteca, onde que para o entretenimento dos alunos será oferecido à eles varias atividades, como pecinhas de montar, quebra - cabeça e fantoches, para que assim possa observar o relacionamento de João com as demais crianças durante as atividades de uma forma perceptível e discreta.

Narrativa das Descrições Comportamentais Objetivas

(DCOs) e Interpretação da Observações

Criança observada: João Vitor Antunes

Área de observação: Desenvolvimento Social

DCO 01

Horário de início: 09:32

Horário de término: 09:36

Ao entrar na brinquedoteca, a professora forma grupos com as crianças, para montar blocos de encaixe, mas João não demonstra nem um interesse em se juntar com os demais colegas, ele quer  montar seus blocos sozinho, a professora tenta convencê-lo a se juntar com as demais mas ele a ignora.

Interpretação das Observações

João não sabe dividi o espaço com as demais crianças, e evita dialogo com os colegas e professores.                                                                                                                                                                                        

DCO 02

Horário de início: 09:39

Horário de término: 09:43

Por alguns momentos João demonstra interesse em montar blocos de encaixe, mas logo se cansar, então começa a demonstra interesse pelo bloco que outra criança montou, e quer tomar para sir, a professora interfere e tente dialogar,mas, João não quer  aceita.                                                    

Interpretação das Observações

O aluno João demonstra agressividade em algumas situações, costuma não aceitar é compreender as solicitações dos adultos.                                                                                                                                    

DCO 03

Horário de início: 11:05

Horário de término: 11:09

A professora chama toda turma para guarda os blocos, todos coopera,  menos João, a professora pede que todos se sentem para ouvir a história do Lobo mal e os Três Porquinhos com os fantoches, João pára e se senta com as crianças por alguns minutos  mas logo se distrai já e começa a mexer com os colegas.

Interpretação das Observações

João tem dificuldade de cumprir regras e apresenta dificuldade em atividades que exige concentração como a de montar blocos de encaixe e ouvir história.                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (93.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com