TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social

Por:   •  7/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio Grupo

Conclusão do desafio: Apresentar à direção e a equipe multidisciplinar as estratégias propostas para inclusão da criança, que apresenta dificuldade no aspecto social, no espaço escolar e na sala de aula.

Apresentamos a direção da escola nossas estratégias, para a inclusão do aluno em questão, visando assim melhor participação do aluno em sala de aula, acompanhamento do aluno para sua segurança e adaptação junto aos seus colegas de classe.

1 - A mãe deverá acompanhar o filho durante dois dias para adaptação em sala de aula.

2 – O educador deverá colher todas as informações deste aluno junto á mãe, como: se tem laudo técnico, se há uso de medicação com receita médica, se o aluno tem uma rotina, em quais momentos este aluno é mais calmo, o que gosta de fazer, qual habilidade ele possui, em quais momentos este aluno se torna mais agressivo, o que mais é prazeroso para ele fazer, se é sociável e tudo o que a mãe julgar necessário informar ao educando.

3 – O educador deverá fazer um relatório com todas as informações, visando assim criar um método para auxilia-lo no ensino deste aluno, porém sabemos que não há uma receita pronta para tal feito, mas sim um relatório será suficiente.

4 – O professor deverá nestes dois dias observar o comportamento do aluno fazendo anotações que julgar ser necessárias.

5 – Tratar este aluno com igualdade como os demais alunos, usando do afeto, compreensão de dedicação.

6 – Deverá o professor buscar uma aproximação com este aluno, passando segurança.

7 – O aluno deverá sentar-se próximo do professor, longe de portas e de janelas.

8 - Uma primeira atividade deverá ser aplicada para todos os alunos, porém com a intenção que esta atividade seja direcionada para o aluno em especial no sentindo de saber qual será sua reação, fazendo uma primeira aproximação, procurando chamar a atenção para atividade dada.

9 – Atividade dada deverá ser algo que a criança goste ou tenha habilidade.

10 – Aplicar a sondagem, assim buscar o conhecimento da criança no seu letramento e alfabetização.

11 – O professor poderá reunir os demais alunos leva-los para uma atividade física como exemplo: brincar na caixa de areia, correr na quadra de educação física com o intuito de cansa-los, fazer brincadeiras e jogos na intenção de que este aluno possa ser inserido aos demais colegas.

12 – O professor deverá procurar detectar o talento que a criança tem o que gosta de fazer e em qual atividade ela mais consegue se focar, aplicar atividades relacionadas ao que ela mais gosta de fazer.

13 – O professor deverá procurar integrar este aluno aos demais usando do afeto e atenção, mostrando a receptividade dos colegas, focando a amizade e cooperação de todos.

14 – Envolver o aluno em seu trabalho, dando tarefas de responsabilidade e mostrando o quanto ele é importante, podendo fazer dele um ajudante como exemplo: apagar a lousa.

15 – O educador deverá usar de comportamento calmo entendendo o momento da criança, mostrando o quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com