TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social

Por:   •  20/4/2015  •  Artigo  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre construção da competência social na criança

           O desenvolvimento social da criança começa desde o nascimento e percorre por toda a infância através do meio. É o meio que influencia na personalidade e nas atitudes cotidianas do bebe, basta ser estimulada pelo o educador; é em contato com os outros que a criança vai desenvolver as habilidades e capacidades, por meio do lúdico, em contato com a família e os, os docentes aprendendo a partilhar, objetos, cooperar nas atividades em coletivo; descobrem que existem regras e que as mesmas precisam ser cumpridas ou modificada por troca possível e desse modo assimilam de outra maneira e constrói um novo esquema. O professor precisa guiar a criança passando confiança incluindo – a na sociedade, e estimulando a si expressar e dialogar umas com as outras, construir atividades de aprendizagem em um ambiente acolhedor natural que irá funcionar com fonte de estímulos para o desenvolvimento de suas capacidades. Muitas das vezes existem crianças na escola com problemas de socialização e de cognição, e tem comportamentos de rejeição e escolhe ficar quieta não quer brincar com os outros e até gritar e não aceita ser tocada. O professor precisa usar métodos de ensino que aproximem as crianças uma das outras e com brincadeiras lúdicas e com músicas.

Esse desenvolver social não termina em uma determinada idade. Ela é mais marcante a partir dos 2 anos e vai até mais ou menos os seus 12 anos porque as interações das crianças tornam mais frequentes e mais fortalecidas, mais sociais e complexas. Que vai determinar as competências que vai ser definidos como um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões, que habilitam alguém para vários desempenhos, não apenas em sua vida escolar, mas em todos os aspectos de sua existência pessoal. Porque na escola não se dá tanta importância á pratica de transferência e a mobilização é necessário trabalhar mais essas questões. Considerando competências como conteúdo, conhecimento, teoria e mobilidades em ação sendo estas inseparáveis, logo a competência é o saber construído, elaborado e desenvolvido. A capacidade dos professores, portanto levará, efetivamente ao bom êxito do programa, em pois só com uma formação adequada, eles poderão atuar com desenvoltura e segurança em relação a nova proposta. O fato de poder ter acesso a um emprego digno e bem remunerado de acordo com as tarefas que se desempenham, o acesso a uma moradia digna em que se possa viver com a família e protege-la dos riscos que teria uma vida na rua, a possibilidade de educar-se e educar os filhos para que um dia de amanhã possa ser gozado de melhores oportunidades de trabalhistas e também contar com atendimento médico adequado que possa ajudar a resolver nossos problemas para assim seguir adiante com nossos projetos. Esses são alguns dos fatores primordiais, no entanto para conseguir o desenvolvimento de uma comunidade, na maioria dos países existe um conjunto de ideias ou ministério conforme o caso, encarregada especialmente desta questão, ou seja, de desenvolver políticas e facilitar aos que tem menos recurso uma questão uma conquista ou avanço para algum tipo de desenvolvimento.

Algumas competências e habilidades que não podem deixar de existir no trabalho em sala de aula são: respeitar as identidades as diferenças, utilizar-se das linguagens como meio de expressão, desenvolver a comunicação e apreensão de informações, inter-relacionar pensamentos, ideias e conceitos, pensamentos crítico e flexível a autonomia intelectual adquirir avaliar e transmitir informações compreender os princípios das tecnológica se suas relações integradoras. De acordo com o professor Vasco Moretto, as habilidades estão associadas ao saber fazer ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com