TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social da criança

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança.

Ana Carolina Cardozo Amorim - RA 8854398923

Letícia Siqueira Barnabé RA 9855495273

Eliana Aparecida de Miranda RA 8824340866

Suzana de Camargo Silva RA 9861516204

Kelly de Souza Oliveira Ferreira RA 8820339878

Maria Aparecida R. Santos Duarte RA 2916610765

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “História da educação e da pedagogia”, do 2º semestre de Pedagogia, sob a orientação da Profª Christiane Araújo

Sorocaba/ SP

2015

O desenvolvimento social da criança.

     Chama-se de desenvolvimento social o comportamento observado no modo de alguém agir diante de uma dada situação ou pessoa. O desenvolvimento social da criança pois nós proposta é esclarecer e quem sabe auxiliar no atendimento de alguns fatores que influenciam nas tomadas de decisões.

     Para que o desenvolvimento social de uma criança seja pleno precisa ser fundamentado nos aspectos físicos psicológicos e principalmente cognitivos. Quando esses aspectos são respeitados e estão em harmonia o desenvolvimento social da criança ocorre de maneira linear e sem grandes problemas, por isso vale lembrar, que a medicina se encarrega dos cuidados físicos, e psicológicos da carga emocional e a pedagogia da aprendizagem. Tudo isso é importante por que diante do grande desafio que é o desenvolvimento social da criança um aspecto está ligado ao outro. Cada fase da vida é caracterizada por aspectos que influência no desenvolvimento infantil fazendo com que a criança sinta que é parte do processo de interação social.

     A família é um importante ambiente para desenvolvimento da criança, mas além desta, há influências de outras esferas sociais, como dos grupos de companheiros, da escola, da vizinhança, do contexto social históricos cultural, os quais acrescentam, formas e moderam o efeito da família.

     Juntamente com o ambiente familiar, escolar é considerado como fonte de influência para o surgimento e desenvolvimento da competência social e emocional por meio de interações.

     A competência social compreende todo o conhecimento social, emocional e cognitivo, além das habilidades de que as crianças precisam para atingir seus objetivos e ter interações efetivas com os outros.

     As crianças têm reações e atitudes diferentes, o profissional tem que analisar cada uma delas.

Tabela 1 – A Construção da Competência Social na Criança.

Competência social

Contexto desenvolvimento social

Papel do professor

Gentiliza

Confiança

Formam relacionamento com as crianças. Ser paciente.

Honestidade

Autoconsciência e autoestima  

Comunicam valores a elas. Ser dedicado.

Timidez

Habilidades de comunicação interpessoal

Instruem-nas

Ser respeitoso

Generosidade

Atitudes e comportamentos pró- sociais.

Fornecem modelos de comportamento e atitudes sociais. Ter mente aberta.

Amabilidade

Inclinação e habilidades para a amizade.

Planejam atividades que enfatizam habilidades e permitem que as crianças pratiquem habilidades e conhecimentos relevantes.

Assertividade

Estratégias de solução de problemas.

Elaborar as rotinas. Ter senso de humor e ser divertido.

Habilidades de imitação

Comunicam regras às crianças.

     A competência social compreende todo o conhecimento social emocional e cognitivo, além das habilidades de que as crianças precisam para atingir seus objetivos e ter interações efetivas com os outros e entre eles o que geralmente está ligada a competência social é: valores sociais; Identidade pessoal; inteligência emocional; habilidades interpessoais; autocontrole; planejamento, organização e tomada de decisões; competência cultural.

     E claro a criança que está desenvolvendo a competência social não vai ter todas essas características, mas pelo menos alguma ela terá.

     Tem crianças que terá mais dificuldade social, e para a maioria delas, essas dificuldades duram pouco e constituem oportunidades para aprender e praticar novas habilidades.

     A competência social diferencia de cada criança, pois a cultura, a família, o meio onde vive influenciara o desenvolvimento social da criança. E por fim todas as crianças desenvolvem padrões de comportamento que podem ser descritos como mais ou menos competentes socialmente de acordo coma sociedade em que vivem.

     E em nossa opinião do grupo, podemos relatar que nesse ponto de vista, devemos como profissional respeitar na formação da criança no meio da cultura onde ela vive.

     Os estudos dizem que crianças competentes são mais felizes, se destacam na escola, que fica bem consigo mesmo e crianças competentes dente a fazer a diferença quando adulto. Mas também existem crianças que não desenvolve direito a competência social, essas crianças muitas vezes são rejeitadas pelos colegas e tem autoestima baixa. Essas crianças corre o risco que seus padrões de comportamento problemáticos prossigam quando adulto.

     O desenvolvimento e competência social na criança muda gradualmente na medida em que crescem e as modificações em seu desenvolvimento que alimentam suas capacidades sociais. e ajudam a reconhecer os pontos comuns da crianças e as características de cada faixa etária. E para analisar e esses princípios vale lembrar que é bastante complexo e que requer apoio de adultos e profissionais.

     Toda criança nasce com algum tipo de habilidade social: o inassertivo, assertivo e o agressivo.

     O inassertivo acontece quando a criança não fala no ato de algo que acontece e que ele não gosta e guarda pra ele mesmo, só que chega uma hora ele explode por uma coisa mínima, pois ele foi guardando tudo aquilo de ruim pra não desagradar a outra pessoa, pois ele tem medo de perder de alguma forma, então vai se transformando em uma bola de neve as mínimas coisas.       Então o profissional deve trabalhar com essa criança a competência social, com que essa criança não tenha medo de perda ou algo assim, que aumente a autoestima dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com