TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social da criança

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 10

        [pic 1]

ANGÉLICA CASTRO FONSECA – R.A.: 8486201125

ELIADELE FORMES – R.A.: 8634243316

JANE CELIA DE SOUZA NOGUEIRA – R.A.: 8095899911

JOANICE FABÍULA FORMES – R.A.: 8634243316

MARGARETE SÉRGIO DE OLIVEIRA – R.A.: 8203946618

MÔNICA CELSA – R.A.: 8207937270

RODRIGO LUPATELLI – R.A.: 8412985163

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

ATIVIDADE AVALIATIVA

APRESENTAÇÃO TEATRAL: VAMOS BRINCAR?

Sorocaba/ SP

2015

A importância da amizade no desenvolvimento da criança

A amizade tem um papel muito importante na vida das pessoas, são relações de afeto que nos sustentam por toda a nossa vida. Tais relacionamentos nos permitem conforto nos momentos tristes, dividindo nossas alegrias, aprendendo o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade. A infância é um momento no qual isso pode ser descoberto, através das brincadeiras de bonecas, pega-pega, jogos de vôlei, futebol.

Relações essas que proporcionam a criança a descoberta de muitos aspectos sobre a convivência em grupo, a percepção de estar junto com o outro, o respeito e a questão do limite, uma vez que para se relacionar é necessário seguir algumas regras.

O relacionamento nessa fase é um aprendizado, pois a criança adquire um conhecimento melhor de si mesma e do mundo. É um aprendizado construído na proporção que a criança amadurece.

As crianças iniciam essas relações de amizade, primeiramente, chamados como relações entre pares, de acordo com Kostelnik (Cengage Learning, 2015), ocorre a maioria das vezes entre indivíduos da mesma idade que partilham atividades e interesses parecidos. Tais relações de amizades ocorrem em diversos lugares e de forma acidental, ou seja, a criança desenvolve a amizade, seja com a vizinha, amigos de sala, ou em outros ambientes sociais. De Acordo com Rubin, as crianças entre 2 a 12 anos de idade criam um vínculo com seus amigos e passam a maior parte do tempo com seus amigos, tais amigos são selecionados de acordo “naquilo que a criança considera certo” (Hartup & Abecassis, 2004).

As amizades tem papel importante na socialização das crianças, pois, a partir delas a criança desenvolve sua identidade e como se encaixar na sociedade. Aprendem também novas habilidades, e a respeitar as emoções dos colegas.

Muitas vezes, nos deparamos com crianças tímidas, de poucos amigos e com grandes dificuldades de socialização, seja na escola, ou com seus vizinhos e até mesmo com alguns familiares. A timidez, assim como os outros comportamentos é aprendido, e muitas vezes começa no ambiente familiar, tal espaço que influencia muito a criança, uma família mais inibia tende a ter filhos também inibidos. Quando estamos em sala de aula, e temos um caso de criança tímida, temos que sondar os comportamentos familiares, e até mesmo o comportamento da criança fora da sala de aula e fora da escola. Algumas vezes, as crianças só são tímidas no ambiente escolar, por ter muitos alunos, a criança pode sentir-se amedrontadas e assim não conseguir conviver neste ambiente, mas quando sai dos muros da escola, com poucos colegas ela pode se relacionar de maneira agradável e sem problemas. Quando detectados esses casos, o professor deve então conversar primeiramente com os pais ou responsável desta criança, conforme a diz a Psicóloga Isabel Gomes, professora da USP, em uma de suas entrevistas ela diz que os pais são as peças fundamentais para a combater a inibição das crianças, eles tem que passar confiança aos seus filhos, incentiva-los a participação de outros ambientes sociais, ajuda-los a perder a timidez. (Crescer, Abril 2013)

Desta forma, tanto os pais quanto os professores deve sempre incentivar essas crianças e oferecer situações em que “treine” e desenvolva a capacidade social, por exemplo, os pais podem convidar outras crianças a irem brincar em casa, levar as crianças tímidas a parques, teatro, e ambientes para a recreação infantil, entre outros, assim a criança passa a observar a importância  de ter amigos e passa a perder a timidez, mostrando sempre a essas crianças, o quão é divertido ter vários amigos para brincar e se divertir, pontuar que muitas das brincadeira não dá pra fazer apenas com uma pessoa, e que necessitamos do outro para brincar e se divertir. Um processo lento e gradual, e que algumas vezes a ajuda de profissionais especializados é de suma importância.

Concluímos assim, que as relações de amizade é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que muitas vezes precisamos saber lidar e usar métodos para que não pioramos o medo e a vergonha destas crianças mais inibidas, sabemos que os amigos, levamos para vida toda, a relação de afeto faz parte da vida do Ser Humano, é bom e saudável. Propomos assim, uma peça teatral curta, destacando os desafios destas crianças, como saber lidar e a importância dos amigos, de maneira dinâmica e divertida, abordar este assunto sério e muito comum durante a profissão de pedagogo.

Vamos Brincar?

Texto: Coletivo                                                     Direção: Rodrigo Lupatelli

Personagens / Atores

Pirulita – Eliadele Formes

Biscoito – Rodrigo Lupatelli

Jujuba – Angélica Fonseca

Pipoca – Margarete Oliveira

Canjica – Jane Nogueira

Pudim – Monica Celsa

Goiabada –Joanice Formes

Apresentação acontecera em um semicírculo, posicionar a plateia nesta formação.

Materiais cênicos e cenário: Os matérias cênicos comporão o cenário que passará a história.

Bexigas coloridas em um cesto

Ursos de pelúcia amontoados

Bolas e bonecas

Balde com parte do figurino das personagens (plumas, óculos, perucas, etc.)

Sonoplastia:

Música 1 – Palavra Cantada – Pipoca Pipocando

Música 2 – Palavra Cantada – Yapo  

Música 3 – Barbatuques – Samba lelê

Música 4– Alice Caymmi – Tudo Que for Leve

Figurino: Criação Própria e individual (colorido, chamativo, plumas, óculos)

Maquiagem: Clown

Música 1

(3 duplas, de frente pro outra, brinca e cantam conforme a música)

(Pirulita passa entre eles, olha, entristece e diz)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com