TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE I – EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

1 – Escreva como podemos definir as várias concepções para a educação.

Educação é difícil de ser definido, pois sofreu alterações ao longo dos anos.

Para Karling (1991, p.19) “ a educação tem muito de auto educação”. Já para Paulo Freire, a educação tem como ponto de partida a realidade do oprimido, ou seja, uma educação que contribua para o exercício de cobranças das ações políticas geradas em nome do povo para os dias de hoje se tornar uma exigência social. Segundo Piletti(1984) “ a educação se dá também onde não existe escola”. Se para uns o homem é um ser em adaptação ao mundo, sua ação educativa, irão se adequar a essa concepção, para outros o homem é um ser em transformação do mundo, sem querer fazer educativo segue outro caminho. Se o encararmos como uma coisa, resulta cada vez mais em uma domesticação do homem. Se o encaramos como pessoa nosso que fazer será cada vez mais libertador.

Quando pensamos em educação na escola ela se confunde com escolarização, mas isso não deve ser aceito, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece.

2 – Explicar as relações sugeridas entre ensino e aprendizagem?

Ensino e aprendizagem são tão antigos como a própria comunidade. O conceito de ensino evolui graças aos questionamentos e pesquisas feitas por diversos pensadores, psicólogos, sociólogos, etc... pro outro lado ensinar é criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno; ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno, e outros. (Karling,1991).

Devemos compreender que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos. Aprendizagem é o aprender o que muito foi ensinado. Adquirir novas atitudes, compreender novas idéias, novos conceitos e fazê-las se tornar significativas para a vida das pessoas.

O processo de ensino, deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir. Tem, pois, o papel de impulsionar a aprendizagem e, muitas vezes, a precede. O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem. (Libâneo,1992,p.91).

3 – Comente a frase “porque a visão de um homem não empresta suas asas a outro homem”.

A visão de um homem, segundo a frase, pode estar se referindo ao conhecimento do homem, a sua interpretação das coisas da terra, se referindo a suas asas. Não podem ser emprestados a outro homem, pois cada indivíduo tem concepções diferentes das coisas. Um mestre não pode dar a sua sabedoria, mas pode transmitir a sua fé a sua ternura. As asas de um homem são exclusividades dele, sua vida, sua historia, seu mundo. Cada ser é um ser.

4 – Após a leitura e reflexão sobre ensino e aprendizagem, o que podemos relacionar com relação às aprendizagens fora do âmbito da sala de aula? Esse aprendizado é importante para a vida do indivíduo? Como esses conhecimentos são adquiridos? Faça uma análise e argumente a respeito.

A aprendizagem também ocorre sem intenção de ensino. A própria vida serve como demonstração do postulado, informações recebidas dia-a-dia que são processadas e se tornam significativas para a vida das pessoas. A educação assume limites dentro de cada momento histórico assumindo posturas diferenciadas, ora ajudando na formação do indivíduo ora participando da formação popular de classe desses indivíduos. Não se pode ensinar algo a alguém, sem que este alguém esteja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com