TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos tratar de algumas atitudes e posturas que um professor deve ter com os alunos entre elas a forma de tratar as crianças. Assim conseguimos a atenção dos alunos e só os tratarmos com carinho e dedicação, priorizar uma educação de qualidade e acessível a todos. Todavia, essa busca não deve tolerar qualquer tipo exclusão. Assegurando que as garantias legais sejam conhecidas com a maior clareza possível, apresentando as condições reais da educação escolar. Portanto, somente a partir desta ciência podem-se identificar os principais pontos necessários a serem mudados para que se alcance a qualidade esperada nas escolas. Acreditar em uma escola inclusiva; sem dúvida é um dos grandes desafios atuais em nosso sistema educacional.

Desafios de uma Escola Inclusiva

Para o cometimento de uma educação que inclua cada individuo que compõe a sociedade, sem segregação, ou seja, a inclusão de todos, quaisquer que sejam suas limitações e possibilidades individuais e sociais, é preciso ampliar a participação nas situações comuns para indivíduos e grupos que se encontram, até então segregados. Todavia, é necessário criar o entendimento de que a inclusão e a integração não se concretizam pela simples extinção de serviços ou auxílios especiais de educação, e sim pela promoção da inclusão educacional como elemento formador da cidadania. Os sistemas educacionais federais, estaduais e municipais, assim como a rede privada de escolas e todos que fazem parte da comunidade escolar têm se empenhado no sentido de por em prática os pressupostos legais que exigem ou amparam iniciativas no caminho da inclusão escolar. Porém a legislação que trata deste seguimento ainda é pouco conhecida até mesmo pelos professores, gerando questionamentos em todos que compõem a sociedade.

Desta forma, devemos nos

dispor a realizar mudanças de atitudes na atual conjuntura escolar, efetivando a integração e deixar de inferir a existência de preconceito e discriminação negativa no espaço escolar e na sua comunidade e procurar contornar os obstáculos que se apresentarem. No entanto, se o comprometimento não envolver a maior parte da comunidade escolar, e as atitudes do meio permanecerem não problematizadas, poucos resultados serão obtidos.

Projeto: O viveiro

Duração aproximada: Um mês

Público-alvo: jardim 1 e 2

Justificativa /Fundamentação teórica: ¨O viveiro¨, como recorte da realidade, desperta o interesse nas crianças sobre as plantas, suas características

Objetivo gerais e específicos :

*Reconhecer os diferentes setores que compõem o espaço físico de um viveiro.

*Identificar os principais cargos e funções das pessoas que trabalham no viveiro.

*Conhecer algumas características morfológicas das plantas, de seu crescimento e desenvolvimento.

*Desfrutar e valorizar as diferentes manifestações da natureza.

Conteúdos: ciências naturais

*Plantas da região. A observação das características morfológicas das plantas.

*O cultivo e o cuidado das sementes e das plantas.

*O crescimento e o desenvolvimento das plantas.

*A interpretação da informação relações causais simples e verificação das antecipações.

Ciências sociais

*Espaços próximos, suas funções.

*O trabalho e as ocupações das pessoas

*O comércio

Quadro cronológico dos principais momentos da história da educação e dos estabelecimentos escolares no período colonial, imperial ,

Práticas docente

Desafios cotidianos da prática docente

Diante das mudanças contínuas da sociedade o desafio da atualidade é construir novas ideias, provocar trocas dentro da própria cultura escolar, superando dificuldades e fortalecer o trabalho em equipe estimulando assim, a colaboração de todos inseridos neste processo. Este desafio tem sido motivo de discussão em vários setores da nossa sociedade, os quais entenderam que o sistema de ensino e o modelo escolar atual são inadequados.

Nosso sistema educacional tem que reformular-se, reorganizar-se e flexibilizar-se para seguir essa mudança, discutir suas propostas curriculares e seu aspecto social apontando sentido a formação de sujeitos pensantes, que vivem e interagem na sociedade, ampliando horizontes.

Para isso se faz necessário refletir e reestruturar processos e sistemas que motivem essa nova maneira de pensar e agir. Os educadores deverão ser promotores comprometidos com os processos de crescimento pessoal e social dos alunos, através de uma prática inovadora.

Enquanto membros de uma sociedade que se espera democrata, tem-se que anterior

primeira república e segunda república

Período

Ano

Ocorrências

Descrições e fases da educação nesses períodos

Colonial

1549 – 1759

Vera cruz: o começou

Portugueses chegaram à Bahia; fáceis de serem observadas.

Iniciando Período Jesuítico.

Os jesuítas chegam ao Brasil com Tomé de Souza

Cerca de quinze dias após a chegada, edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador.

Estava sobre o comando do Padre Manoel de Nóbrega.

A educação não era dividida por classes.

Todos tinham acesso à educação. A única diferença estava na distribuição do que aprendiam de acordo com o sexo.

1570 Obras jesuíticas compostas por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga).

Três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).

Depois de 21 anos os jesuítas, já haviam se instalado do norte ao sul principalmente nas regiões litorâneas.

Escolas funcionavam de acordo, com os estudos de Manuel de Nóbrega.  Iniciava com a aprendizagem do português e passava pela doutrina cristã.

Depois disso eram encaminhadas as escolas de ler e escrever, onde também podiam ter acesso ao canto orfeônico e a música instrumental.

Mais tarde as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, chamado de Ratio Studio rum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com