TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A seguir, vale destacar como são relatados os espaços pedagógicos e como são os ambientes reservados para as crianças de creches e pré –escolas. Todos os ambientes existentes nesses espaços requerem atenção e um bom planejamento. É através do ambiente bem preparado para as crianças que veremos o resultado de uma aplicação mais contemporânea e familiar às crianças e o despertar da aprendizagem, de modo que a criança se sinta mais a vontade, uma vez que elas preferem ficar em casa a ir para a escola, temos que mexer com sua imaginação para que a escola se torne um ambiente atrativo aos olhos dos pequeninos. Também veremos sobre o trabalho com crianças com necessidades especiais e sua importância.

Os Ambientes de Aprendizagem como recurso pedagógicos

A forma que se organiza e se prepara o espaço pedagógico vai resultar na qualidade do aprendizado.

Dependendo da forma de organização do espaço pode provocar na criança, medo ou curiosidade, irritabilidade ou calma, atividade ou apatia. É importante a qualidade do ambiente nessas escolas em que diz respeito a algumas características psicofísicas e higiênicas, como iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.

Todo ambiente sem exceção tem que haver organização, em que o espaço tem que estar de acordo com a criança em que nele ela sinta-se à vontade, e não como se estivesse em um outro lugar que não fosse a escola. Muitas vezes os espaços impedem a movimentação das crianças e a interação entre elas, provocando brigas e outras formas de comportamento.

Nesse ambiente para atingir a atenção das crianças os professores interagem colocando efeitos coloridos, cartazes, personagens de desenhos infantis, e ainda mostram cenários de situações que estimulam na imaginação das crianças.

O planejamento de uma creche ou pré-escola mostra para as crianças um mundo de estímulos visuais e cinéticos em que as características são formato, cor, textura, já os objetos são brinquedos, blocos, telas, argila, livro, cartazes, filmes, vídeos, lousa e outros.

 Várias ideias podem ser experimentadas, tudo vai depender da proposta pedagógica da escola.

Um outro espaço importante é um cantinho que pertence a realização de atividades diferentes como roda de conversa, hora da história, assembleia, teatro espontâneo e outras. Várias atividades poder ser organizadas em cantinhos diferentes como teatro de marionetes, oficina de pintura, construção de blocos e para crianças menores, pode se criar um espaço onde haja almofadas, um lugar que possam montar um cenário e usar toda a imaginação para que fique divertido.

No ambiente escolar todas as aulas devem ser planejadas por uma equipe de professores para que as crianças possam estar em todas as áreas da escola com um responsável do lado que possam brincar sem preocupação.

Para a criança se sentir à vontade na escola tem que ser um lugar aconchegante, tem que se sentir amada e sentir-se segura e amparada como se a escola fosse o seu segundo lar.

(Esquema-Ambiente letrado)

O trabalho com crianças com necessidades especiais

A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino. A inclusão transcorre pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas, e vem gradualmente se expandindo na sociedade contemporânea.

Hoje a educação especial não pode ser mais olhada como um sistema paralelo à educação geral, mas sim fazer parte dela. Existem formas de acolher com naturalidade as novas possibilidades trazidas pelas crianças, como por exemplo, o aprendizado, por parte de toda comunidade escolar, do uso da língua de sinais e também o aprendizado do sentido localização das crianças cegas.

Os professores foram geralmente formados para considerar que qualquer criança que apresentasse algum tipo de dificuldade no processo de desenvolvimento deveria ser encaminhada para triagem e atendimentos em serviços especializados, gerando uma metabolização dos processos de aprender. Decorrente disso, o professor tem como objetivo principal estimular o contato da criança com deficiência com os colegas, permitindo a troca de ideia, expressão de emoção e o contato físico para auxiliar nas diversas atividades.

Portanto, a educação especial tem que estar presente em todo meio social, pois todos têm os mesmos direitos. O papel da educação é proporcionar uma ótima qualidade de aprendizagem, onde envolva interação e harmonia aos alunos.

Sequência Didática

Planejamento: Poesia de Pedro Bandeira  

Duração: 1 semana

Capacidade: 30 alunos

Faixa Etária: Crianças de 10 anos (4º série)

Objetivo Geral:

 - Conhecer, ler, apreciar e compreender diferentes textos do universo literário, visando à apropriação da leitura fluente, trabalhando assim a oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

Objetivos Específicos:

- Apreciar e compreender textos do universo literário (poesia).

- Escutar atentamente a leitura do poema feita pelo professor.

- Reconhecer que a poesia é escrita em versos, estrofes e rimas.

- Desenvolver a percepção de diferentes rimas.

- Ler em voz alta com autonomia e fluência para toda a classe.

- Ler e compreender o texto, a fim de perceber e localizar as frases que o compõe.

- Desenvolver a percepção de diferentes rimas em cada verso.

- Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.

- Procurar no dicionário os significados das palavras solicitadas.

- Produzir texto escrito.

Estratégia:

- Leitura em voz alta, buscando perceber a expressividade e entonação da voz na utilização adequada dos sinais de pontuação.

- Para compreender o texto: Retomar a conversa sobre diferentes gêneros textuais, recordando com os alunos sobre a forma de escrita do poema (estrofes, versos...), sobre o que é possível escrever poemas...

- Confeccionar painéis do poema para expor na sala de aula (cada grupo fica encarregado de ilustrar uma estrofe).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com