TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 – PASSO 1 - PESQUISA

http://www.novamerica.org.br/Revista_digital/L0105/rev_construindo.asp

http://www.reitoria.uri.br/

http://www.webartigos.com/

ETAPA 1 – PASSO 2 – TEXTO REFLEXIVO

        Hoje em dia está difícil encontrar modelos exatos e precisos para educar. Os modelos antigos são vistos como inadequados, e os atuais poucos resultados estão dando. Portanto alguns especialistas estão buscando filtrar e transformar conhecimentos para que desenvolvam novos rumos para a educação de qualidade.

        A discussão sobre a organização, as novas propostas curriculares e outras questões educacionais são determinadas e reformuladas pela prática educativa, onde se deve investigar as diferentes disciplinas, os métodos, as avaliações e levantar os temas que merecem atenção e reorganização.

        Para isso, os educadores devem aprimorar sua visão de conhecimento, aprendizagem, ensino e prática docente, alicerçando as crenças e concepções em que acreditam.

        O professor deve ser pesquisador que não separa a pesquisa da prática docente. Ele procura investigar o conhecimento dentro dos componentes curriculares, com constante diálogo entre a teoria e a prática, e a assim desenvolver os temas geradores que serão trabalhos ao longo do ano letivo.

        Para fins de uma boa organização didática, os itens que devem ser considerados importantes são a exploração, a coleta de dados, a análise e a construção de conclusões. A partir daí o professor poderá desenvolver seu trabalho minuciosamente dentro de uma perspectiva atual e realizadora.

        Uma das temáticas mais relevantes na atualidade é sobre a violência que ocorre dentro das instituições escolares, que modificam comportamentos, inibem a personalidade de quem a sofre e denigre a formação do indivíduo, principalmente se ocorrida com crianças, desde a mais tenra idade.

        A necessidade de trabalhar essa temática se faz pelos recentes dados de intensa violência tanto física, como moral, que afeta diretamente a qualidade de aprendizagem. Organizar estudos e desenvolve-los junto a sala de aula pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, assim como fortalecer os vínculos de afetividade, autoestima e personalidade, formando cidadãos mais conscientes e fortalecidos para enfrentar as intempéries da vida em sociedade.

ETAPA 1 – PASSO 3 – ESCOLHA DA TEMÁTICA: VIOLÊNCIA NA ESCOLA

PROJETO: NÃO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

APRESENTAÇÃO

 

        Este projeto será desenvolvido na unidade escolar, com a turma de 5° ano, que possui 26 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre a violência tanto na escola, como na sociedade em geral. Essa violência é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

        Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como violência física, moral ou psicológica, além  deste projeto visar  a discussão das formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

 

JUSTIFICATIVA

 

        A prática da violência, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes desastrosas, tantos dos agressores, como das vitimas.

 

        Discutir as questões ligadas a prática da violência com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos  ocorra em outras unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como com os pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola ou até mesmo no lar.

 

        A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

        Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências da violência, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Discutir com os alunos as principais causas de violência
  • Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra a violência na unidade escolar.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
  •  Discutir o respeito às diferenças no espaço escolar.
  • Construir uma proposta de regras de convivência, contra a violência na unidade escolar 

METODOLOGIA

        Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e consequências da violência. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:

  • ·         Apresentação de Filmes;  
  • ·         Dinâmicas de Grupo; 
  • ·         Produção de Textos;
  •          Palestras  com os pais e responsáveis;
  •          Organização de Seminários;
  • ·         Leituras variadas

  

PÚBLICO ALVO

Alunos do 5° ano e demais, professores e toda a comunidade escolar.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com