TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica. Educação

Resenha: Didatica. Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Educação é o ato de desenvolver direitos psíquicos, intelectuais e morais, resultado dessa ação conhecimento e prática dos hábitos sociais, essa palavra ao longo do tempo vem sendo utilizada com dois sentidos: Social e Individual.

No aspecto social a educação é a pratica de transmitir conhecimentos, normas, crenças, valores e conceitos de uma geração adulta para as gerações mais jovens, consequentemente conceder a essa geração suas culturas. A cultura por sua vez é gerada e está ligada aos fatos históricos e sociais, e a educação facilita o desenvolvimento cultural da sociedade.

A escola surgiu como instituição social sendo criada, especificamente, para educar e ensinar, fundada e regulamentada pela sociedade, reflete seus valores, conceitos e seu nível cultural.

Diante do crescimento da sociedade e dos avanços tecnológicos a escola surgiu como instituição social para o desenvolvimento cultural e sistematizado.

No aspecto individual, a educação refere-se à habilidade e capacidade de cada sujeito, tendo a possibilidade de aperfeiçoar sua individualidade.

Enquanto a educação pode se processar tanto de modo sistemático como assistemático, o ensino é uma ação intencional e organizada. Ensinar é atividade que o professor usa para orientar seus alunos.

A Didática é um segmento da Pedagogia que se refere aos conteúdos do ensino e aos métodos construção de conhecimento. Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino.

O ato de ensinar e o de aprender caminham juntos, é uma troca de conhecimentos e experiências, e tem que ser uma parceria entre professor e aluno, para que consigam alcançar os objetivos.

O método de educação está fundamentado a uma compreensão do homem e o mundo. O ponto de vista filosófico que dão à educação seu sentido e seus fins.

A educação não é um campo neutro, ao trabalhar na área da educação, é essencial tomar posição, e todo entendimento de educação é diretamente, o reflexo de uma filosofia de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com