TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática da Alfabetização e do Letramento História da Educação e da Pedagogia

Por:   •  21/9/2015  •  Dissertação  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

Didática da Alfabetização e do Letramento

História da Educação e da Pedagogia

         

                

Título: A importância de uma boa qualificação para ser um grande professor de educação infantil no Brasil.

Tutora EAD – Priscila Lourenço

São Paulo (SP) Campus Maria Candida MC

2015

        

Introdução

O desafio profissional deste semestre contribui ricamente na decisão de continuar ou desistir do curso de pedagogia, com todas as pesquisas feitas em sites e pessoas entrevistadas, pude ter noção das coisas como realmente são nesta nova profissão que escolhi, no meu caso os resultados e conhecimentos adquiridos contribuíram positivamente embora tenha visto nas pesquisas que o investimento e o reconhecimento em nosso pais no quesito “educação” é bem precário.

Incluí a avaliação de tudo o que estamos estudando e do que ainda iremos estudar e das práticas que já vem sendo executadas, que nem toda a teoria das pesquisas vem de encontro com a pratica nas escolas, muitas coisas ainda podem serem melhoradas, readaptadas ou feitas de uma forma diferente para que tenham resultados esperados pela teoria.

Pude concluir que a educação infantil é uma das áreas educacionais que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos, contribuindo à escolaridade posterior, tema que permaneceu em discussão nos últimos 30 anos e que tem evidente repercussão para as políticas sociais e para as políticas públicas das instâncias federal, estadual e municipal.

No meu circulo de convivência, muitos acham que crianças só devem ir a escola quando estão na idade de aprender a ler e a escrever, mas no desenvolvimento deste desafio estarei demonstrando o meu ponto de vista de que, quanto mais cedo as crianças começarem o seu contato com a escola, e este contato for positivo e estimulador, mais cedo elas terão o prazer em aprender, cada vez mais  terão noção de como a educação é importante e fundamental em sua vida.


Panorama do magistério no Brasil

Para ser um bom educador no Brasil, precisaremos estar abertos a criticas e adquirir cada vez mais conhecimento tanto teórico como prático para manter sempre a qualidade do ensino pois o mercado está cada vez mais exigente, precisamos principalmente ter amor pela profissão pois desde o início onde estudamos sobre a feminização do magistério, analisamos o quanto a profissão não é reconhecida financeiramente pela idéia de que ser professora/educadora era apenas uma oportunidade de sair de casa para prestar algum tipo de trabalho e não que seria uma atividade mantedora das necessidades que é bem diferente do mundo de hoje. Desde o inicio história da educação muitas mudanças aconteceram,  os vídeos e textos sugeridos e outros pesquisados para elaboração deste desafio mostram as várias formas da alfabetização e as diversas didáticas utilizadas por grandes estudiosos da pedagogia, é gratificante ver que muitos deles tem a preocupação de unir a prática com a teoria aprimorando a cada dia a forma de ensinar e alfabetizar as crianças.

A partir da escola nova em torno de 1932 o professor torna-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, a educação infantil ganhou grande estimulo para ser cada dia melhor, hoje vemos que ensinar não é apenas transferir conhecimentos, não é se contentar em ver uma criança aprendendo escrever seu nome ou fazer uma conta, mas ajuda-la a identificar a grandeza e o valor desta conquista, que estudar vale a pena, que o conhecimento faz delas pessoas melhores, se conseguimos ajudar uma criança pensar assim, as consequências serão espalhadas em seu meio de convívio e seu exemplo poderá transferir este estimulo para muitos ao seu redor, temos uma outra “versão” de professores, o que realmente ama sua profissão se qualifica e busca isso cada dia com a esperança de um mundo melhor fazendo sua parte com aquele pequeno grupo que pode melhorar o futuro de nosso país.

Os textos e vídeos em conjunto com as entrevistas, me mostraram o quanto se faz necessário  se qualificar e se empenhar para exercer um bom papel como professor pois a geração de hoje necessita da junção da teoria elaborada desde o início da história da educação com a forma de pensar e a nova metodologia usada hoje por

essas profissionais que amam sua profissão e acreditam em um futuro melhor com as praticas que exercem em sua atual área de trabalho como educadoras.

As perguntas que elaborei para a pesquisa foram as seguintes:

  • Porque você escolheu ser professora de educação infantil?
  • Quais os métodos e abordagens que você utiliza para a docência na educação infantil?
  • Como é sua rotina em sala de aula?
  • O que você acha que mudou em relação á profissão durante o tempo em que exerce a função de professora?
  • Se ainda se lembra, como aprendeu a ler e a escrever?
  • O que você acha mudou em relação à forma como ensina as crianças hoje?
  • Desde quando é professora?

As respostas obtidas foram diferentes, algumas delas já trabalham com educação infantil por um bom período de tempo outras nem tanto, mas foi muito bom poder ouvir as opiniões e o modo de pensar de cada uma delas, abriu minha mente e me fez refletir o tipo de educadora que eu pretendo ser.

 Entrevistas com professoras da educação infantil e motivações pelas quais assumiram a carreira docente, modo como elas foram alfabetizadas e experiência que adquiri no decorrer das entrevistas.

Entrevistada 1: Eliana F. Monteiro Soares – Professora e Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Aprendiz do Futuro  - São Paulo SP

Porque você escolheu ser professora de educação infantil?

Desde o início da minha graduação meu objetivo sempre foi educação infantil, devido o encantamento que tenho em relação aos pequenos e a descoberta da alfabetização entre tantas outras coisas, motivações pelas quais assumiram a carreira. Minha maior motivação foi meu filho Gustavo que hoje tem quinze anos.

Quais seus os métodos e abordagens utilizados para a docência na educação infantil?

A proposta pedagógica da escola é a pedagogia afetiva, sendo assim, métodos e abordagens envolvem o afetivo, acredito que a criança que é tratada com amor, carinho, afeto, cria um vínculo com seu professor passa a admirá-lo, amá-lo e a criança que ama seu professor aprende mais e muito melhor. Utilizamos livros para o aprendizado, porém, procuro transferir do abstrato para o concreto, assim ampliando a forma de aprendizado e fugindo do tradicionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (904.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com