TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática processo histórico

Por:   •  11/11/2016  •  Monografia  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

UNINTER – Centro Universitário Internacional

Licenciatura em Matemática

DIDÁTICA

NO

PROCESSO EDUCACIONAL

Nova Friburgo

2015


UNINTER – Centro Universitário Internacional

Licenciatura em Matemática

DIDÁTICA

NO

PROCESSO EDUCACIONAL

Nome: Lucas Cordeiro de França Casado

Nova Friburgo

2015


A didática a partir do momento em que ela foi compreendida passou a ser alvo de analise do corpo docente de todos os tempos, tendo suas modificações, aperfeiçoamentos, e pôde dar os que realmente a utilizam um caráter mais profissional e mais voltado a produzir no aluno o que se deseja ao transmitir-lhe o conteúdo.

Comenius lançou à humanidade a compreensão que se deve ter a respeito da didática em seu tratado: processo seguro e excelente de instituir, em todas as comunidades de qualquer Reino Cristão, cidades e aldeias, escolas tais que toda a juventude de um e de outro sexo, sem excetuar ninguém em sirveiarte alguma, possa ser formada nos estudos (Didática Magna - Comênius).

O desejo de Comenius foi aos poucos sendo desenvolvido na sociedade que começava a enxergar as coisas por outros prismas. Até então a preocupação era transmitir conhecimento a todos o que com o passar do tempo foi-se aprimorando o modo como transmitir o conhecimento. Daí uma evolução que acompanhava a evolução tecnológica despertando na mente dos professores métodos mais eficazes de ensino-aprendizagem.

Com os progressos efetuados na sociedade uma mudança radical aconteceu no meio educacional. Se é importante que o aluno aprenda então devemos nos adaptar à mente deles, assim pensavam.

Surgiu então a chamada “Escola Nova” que no dizer de Tanuri (2000): não mais programas rígidos, mas flexíveis, adaptados ao desenvolvimento e à individualidade das crianças; inversão dos papéis do professor e do aluno, ou seja, educação como resultado das experiências e atividades deste, sob o acompanhamento do professor; ensino ativo em oposição a um criticado “verbalismo” da escola tradicional.

Os primeiros grandes inspiradores da Escola Nova foram o escritor Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e os pedagogos Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Freidrich Fröebel (1782-1852). A influência deles se fizeram sentir na América com o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952).

Com esse novo modo de processo didático todas as gamas do ensino sofre uma regeneração. O professor cede lugar para o aluno, portanto o mestre não é mais o ponto principal na sala de aula, visto que ele já possui o conhecimento, mas


sim o aluno que deve recebe a matéria de forma interativa tendo, o professor, explorado todos os recursos da didática.

Para tornar clara exponho em poucas linhas as mudanças ocorridas no processo didático: no planejamento; o professor compõe uma diretriz de aprendizagem tendo em vista os gostos dos alunos, objetivos; procura-se explorar a relação entre a matéria dada e a realidade vivida pelos alunos, conteúdo; é analisado sobre um prisma psicológico.

No entanto o ápice dessa escola não se deu, pois a capacitação dos membros deveria ser bastante explorada em sala de aula. Um professor deve tirar do seu conteúdo toda uma base real onde ele transmite temas vividos pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com