TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Docência nas Classes Hospitalares

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

    2.3 – Aspectos da formação docente que perpassam o exercício e a prática da docência no universo hospitalar.

A docência de classes hospitalares é uma forma de alcançar crianças/adolescentes que se encontram hospitalizados, para que tenham garantido seus direitos e necessidades educativas enquanto elas permanecem impossibilitadas de frequentar uma classe escolar regular.

 O docente para atuar nas classes hospitalares precisa estar habilitado, capacitado e se manter constante atualizado para trabalhar com diferentes experiências e diversidades humanas, tendo  que identificar as necessidades  de cada aluno que se encontra hospitalizado.

Tais aspectos da formação docente no ambiente hospitalar perpassam ao ensino e aprendizagem de um currículo escolar, pois diante de uma criança ou adolescente submetido a tratamento médico e a um afastamento escolar onde suas saúdes físicas e psicológicas estão visivelmente abaladas, o professor precisa tomar posse do seu papel pedagógico através de estratégias que visem desenvolver as capacidades mentais e os conhecimentos de forma significativa e sólida, sempre englobando em suas estratégias e planejamentos maneiras de alcançar suas necessidades psicológicas e culturais, tendo também um olhar sensível e dando devido apoio ao aluno, buscando do diálogo e do afeto amparar o mesmo a superar o trauma do afastamento da vida que levava fora do universo hospitalar de forma a enriquecendo positivamente no seu processo de ensino e aprendizagem, como também aumentando e fortalecendo sua confiança em si mesmo nos demais que o rodeiam. Podemos entender essa prática de humanização do professor dentro das classes hospitalares através de Trugilho (2003) que afirma que a afetividade presente na situação de escolaridade os fortalece e os renova dia a dia, levando-os a viver intensamente.

                                                         

                                                              A construção da prática pedagógica, para atuação em ambiente hospitalar, não pode esbarrar nas fronteiras do tradicional. As dificuldades, muitas vezes, persistem porque não se consegue ver nelas a oportunidade de uma atuação diferenciada, pois os valores e as percepções de condutas e ações estão ainda muito enraizados nas formações reducionistas. Essa prática, portanto, deve transpor as barreiras do tradicional e as dificuldades da visão cartesiana. A ação pedagógica, em ambiente e condições diferenciadas, como é o hospital, representa um universo de possibilidades para o desenvolvimento e ampliação da habilidade do pedagogo/educador. Desenvolver tais habilidades requer uma visão oposta à contemplada pelo redutivismo, ou seja, ela deve, sim, contemplar o todo (MATTOS, 2010, p. 51).

                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com