TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie RDT

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados nesta unidade 1, diferencie tecnologia de tecnologia educacional.

R: O termo tecnologia inclui todas as coisas que a inteligência humana foi e é capaz de imaginar e de criar e o modo como ele se utiliza do bem que criou, como se aplica no seu dia a dia. Tecnologia é a ação que se aplica ao ato de planejar, de construir e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

Tecnologia educacional ou tecnologia da educação, podemos afirmar que são as escolas e tudo o que está em seu interior, pois o professor utiliza diversos materiais para desenvolver o processo de ensino.

  1. Explique como surgiu a tecnologia e como podemos aprender com ela.

R: A tecnologia nasceu da necessidade de sobrevivência do homem, desde a pré-história quando construía ferramentas rudimentares feitas de pedras e paus, para auxiliar na caça, na colheita de frutos e raízes e para se defender de animais. Podemos aprender com a tecnologia, pois ela é a ação de criar, planejar de construir e tudo isso envolve raciocínio, criatividade, inovação, conhecimentos e princípios científicos. A tecnologia educacional é a aplicação dos conhecimentos científicos.

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

        R: A tecnologia e seu aperfeiçoamento em o objetivo de tornar a nossa vida mais fácil e aproveitar melhor nosso tempo que parece cada vez mais curto.

        Educação: Acesso a informação com rapidez, apresentações multimídia, sites de auxilia ao professor que disponibiliza material didáticos.

        Saúde: descobertas de novos medicamentos e cura de doenças, aparelhos cirúrgicos que facilitam nos procedimentos fazendo com que a cirurgia seja menos invasiva,

        Comunicação: Diminuição de distâncias através da rápida comunicação por meio de redes móveis, notícias transmitidas ao vivo, cobertura global por meio de satélites.

        Meios de transportes: carros com mais dispositivos de segurança, meios de transportes rápidos e eficientes, (não no Brasil) GPS para auxiliar o deslocamento para lugares desconhecidos pelo motorista.

        Ciência: Inteligência artificial, energia sustentável, impressão 3D.

  1. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Responda e apresente três recursos independentes e três dependentes, esclarecendo como utilizá-los na sala de aula.

        R: Recursos didáticos independentes são aqueles que não dependem de meios elétricos ou eletrônicos para seu entendimento, são autossuficientes, por si mesmo transmitem uma ideia, uma informação ou um conteúdo, basta olharmos para entender perfeitamente sua mensagem. Exemplos:

Livro didático: pode ser utilizado em sala de aula como auxilio ao aluno a ter acesso a matéria em questão e atividades propostas.

Quadro negro e giz: um dos recursos mais antigos e conhecidos na educação, auxilia o professor ao passar a matéria, uma de suas facilidades do uso é que os conteúdos escritos podem ser facilmente corrigidos.

Jornal: o trabalho com jornal pode ajudar o aluno a perceber as diversas versões dos fatos e a compreender que existem muito pontos de vista além dele mesmo.

        Recursos didáticos dependentes são aqueles que a utilização decorre, em sua maioria, de equipamentos eletroeletrônicos, dependem de outros aparatos para funcionar e expressar sua mensagem. Exemplo:

Rádio: pode ser usado em sala de aula, oferecendo aos ouvintes condições de aquisição de conhecimento e mudança de comportamento, pode ajudar facilitando o aprendizado.

Filmes DVD: trabalhar com filme em sala de aula, explora o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais, entre outros. A linguagem audiovisual pode ser utilizada com as mais diversas propostas como informação, sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino, entre outras.

Lousa digital: em uma aula utilizando a lousa digital interativa é um excelente recurso por possibilitar a mediação entre as atividades que o professor sugere e a compreensão e assimilação delas pelo aluno.

  1. Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

        R: Devemos ter cautela, pois, as informações chegam rápido de várias fontes, é preciso confirmar se as informações são de fontes seguras antes de repassar aos alunos. É preciso também estar bem familiarizado com a tecnologia que irá utilizar, para não se tornar aluno ao invés de professor e ainda ter um projeto defino para o uso da tecnologia implantada na escola, para que não se torne um “elefante branco”.

  1. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a evolução da comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.  

Para assistir o vídeo, acesse o link do vídeo “História da Comunicação Humana”:  http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A

        R: A tecnologia tem avançado cada dia mais e mais rapidamente, lembro de quando eu era criança e comparo com a infância de meus filhos, é tudo muito diferente. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, tudo parece ter se tornado mais fácil, as distancias diminuídas, as pessoas têm necessidade de estarem conectadas, enviar e receber informações constantemente. Sabemos de acontecimentos de lugares mais longínquos em tempo real, ao vivo. Na medicina o avanço tecnológico em conjunto com avanço científico tem salvado muitas vidas e aliviado o sofrimento de muitos. Os avanços tecnológicos são muito importantes para a evolução humana, mais sempre existe um lado negro, um lado ruim, toda esta evolução não tem sido usada apenas para o bem, mas também para fins apenas lucrativos, sem levar em conta o amanhã, levando a escassez de recursos naturais indispensáveis para nossa sobrevivência, tem sido criado armas químicas de destruição em massa, invadem nossa vida através de programas de computador, entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (98.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com