TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê de Matemática I

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.729 Palavras (19 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 19

 [pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MATEMÁTICA BÁSICA E METODOLOGIA I – 80h

UNIDADE 1

EM DISCUSSÃO A LINGUAGEM DO MUNDO LETRADO E NUMERADO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.

        Vários são os conceitos matemáticos que aparecem na linguagem em nosso dia a dia, como por exemplo, peso, distância, número, forma, operação, tempo, volume, comprimento, quantidade, metragem, tamanho, valores monetários etc..

        Essa forma de linguagem pode ocorrer quando vamos ao açougue e compramos dois quilos de carne bovina a dezenove reais e cinqüenta centavos por quilo e um quilo e meio de carne suína a oito reais o quilo, podemos somar as carnes para saber quantos quilos adquirimos e ainda saber o montante gasto, ou podemos ainda saber quanto gastamos com cada carne, ou quanto me custou a cada cem gramas de carne, várias são as formas de raciocínio matemático que podemos usar com apenas um exemplo.

  1. Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?

        Em nosso corpo podemos ver vários conceitos matemáticos como: quantidade de dedos, circunferência da cintura e membros, comprimento dos cabelos, altura da pessoa dentre outros.

        Na casa pode-se citar a área da casa ou de cada cômodo. Largura, altura e comprimento, posição dos móveis e suas formas geométricas, numeração da casa etc..

        Nas ruas do bairro, vemos as posições das casas, diferenças de tamanho e formas. Largura e comprimento de asfaltos, ruas, calçamentos, área territorial dos parques, quantidade de ruas, casas, arvores dentre outros.        

  1. No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.

        Não concordo e nem discordo com o texto da autora Marlene Carvalho. Sua reflexão sobre o ensino em partes tem sentido, e em partes discordo.

         Não podemos dizer que existe uma receita de alfabetização. O professor estando bem qualificado para o exercício da profissão deve buscar mecanismos para que a alfabetização seja de qualidade.

        Não existe uma receita mais sim princípios a ser seguidos, pois dentro de um ano o professor devem cumprir a grade curricular, exemplo dentro de um ano a criança deve estar letrada. Mais isso vai muito alem de uma grade curricular ou um professor bem qualificado, tudo depende do desenvolvimento das crianças em sala de aula.

        Cada aluno se comporta de uma maneira perante a aprendizagem, umas se desenvolvem mais rapidamente outras não. Daí entra a figura do professor, ele deve ter destreza para avaliar a bagagem inicial e o desenvolvimento de sua turma ao decorrer do ano, e ai sim buscar mecanismos para que estas crianças se desenvolvam com ensino de qualidade.

  1. No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais idéias apresentadas? Faça um breve resumo.

        O texto nos fala que a criança desde nascida começa a aprender e formar sua própria bagagem através do ambiente em que se vive, seja ele familiar social ou cultural.         Ao adentrar a escola a criança já teve muito contato com o mundo letrado e numerado, esse conhecimento não cientifico é transmitido pelos pais e pessoas ao seu redor e muitas vezes espontâneo e empiricamente, quando a criança brinca no parque com seus coleguinhas, divide os biscoitos com seus irmãos, organiza seus brinquedos no quarto, são informações e conhecimentos adquirido muito importantes para a aprendizagem matemática da criança.

  1. Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?

        Os conceitos formais da matemática forram explicitados no texto na forma de exemplos, onde coisas do cotidiano como, a sua relação com o seu corpo, casa, objetos, ruas, brincadeiras, tem relação direta com as formas geométricas, noções de espaço, e tempo, divisão, agrupamento, dentre outros conceitos.  

  1. Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.

        Uma atividade muito interessante e que pode ser realizada na forma de brincadeira com os alunos e a "dentro fora". Onde o professor no pátio ou sala de aula possa desenhar as formas geométricas no chão uma de cada cor, e dividir a turma em quatro grupos. Pedir aos alunos que entram nas formas, e fiquem a vontade, sentado ou em pé. Em seguida o professor irá diminuir as formas e novamente pedir para que as crianças entrem, logicamente não caberá todas as crianças. O professor irá fazer isso até que caiba apenas uma dentro de cada forma.

  1. Descreva como esta atividade pode ser aplicada na Educação Infantil e posteriormente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

        Esta atividade propicia ao aluno de educação infantil, conhecer as formas e cores, alem de desenvolver noções de espaço e quantidade.

        Nas séries iniciais do ensino fundamental essa atividade poderá ser mais ainda explorada, acrescentado cálculos de quantas pessoas cabem em determinado espaço, e tendo a percepção de que em cada forma cabem quantias diferentes.

  1. No Texto: Tendências da Educação Matemática, explique como as tendências se constituíram no Brasil e dê exemplos de ensino que as utilizaram.

        As tendências apresentadas no texto seguem uma evolução histórica e social vivenciada pelo processo educacional, elas se constituíram no Brasil ao longo dos anos e forram criadas para organizar e unificar os ramos matemáticos em apenas uma única disciplina e resolver problemas de cada época. Com isso foi formado as primeiras comunidades cientifica matemáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (450.6 Kb)   docx (406.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com