TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Por:   •  21/11/2018  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE PEDAGOGIA – 8º PERIODO

Margareth

DISCIPLINA:

EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

                    2018


Conforme dados obtido na Escola esta ampliou a partir do ano de 2006, o Curso do Ensino Médio Noturno- EJA, visando atender a necessidade especifica de alunos que talvez não ingressaram na escola na idade apropriada de sua infância e adolescência, ou tiveram necessidade do trabalho precoce, outros a falta de condições materiais e para muitos a própria escola não foi capaz de retê-los estudando, enfim não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em data apropriada, por isso a escola implantou a Educação para Jovens e Adultos- EJA- conforme Resolução das SEE/ MG.

Neste ano de 2018 a escola deu início a mais uma turma do Ensino médio, denominado 1º período e em regime semestral. No segundo semestre os alunos concluíram o 2º período e no final do primeiro semestre de 2019 concluirão o 3º período, finalizando assim o Ensino Médio.  

Neste primeiro período do EJA, a Escola conta atualmente, com uma turma de 43 alunos, sendo 24 do sexo feminino e 19 do sexo masculino. A faixa etária  varia de 18 a 61 anos de idade, os alunos são trabalhadores de diversas áreas, que abandonaram os estudos por motivos variados, principalmente sócio econômico.

O plano curricular segue as Normas e exigências legais, sendo composto das seguintes áreas de conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, compostos pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Filosofia, Inglês.

As aulas possuem duração de 45 minutos, recreio 10 minutos, sendo que os 5 minutos que faltam em cada aula serão completados com Estudos Complementares, através de trabalhos que os alunos deverão desenvolver no final do semestre.

Segundo informações obtidas em conversa informal com os estudantes o principal objetivo dos alunos é terminar o ensino médio e a maioria pretende cursar um curso superior, sendo que parte pretende concluir para atender as exigências do mercado de trabalho que exige no mínimo o ensino médio completo.

        A sala de aula da turma observada tinha um tamanho proporcional aos alunos nela contida, sendo todas as carteiras ocupadas. O prédio da escola foi há pouco tempo reformado e está em perfeito estado. A sala de aula conta com seis lâmpadas grandes para a iluminação, ficando acesas durante toda a noite, portanto, essa é favorável ao ambiente da classe.

Existem também três janelas grandes, uma porta e dois ventiladores de teto fazendo da sala um ambiente arejado e iluminado. A limpeza está de acordo, pois não há sujeira nas carteiras e nem no chão. Do lado de fora da escola tem muitas árvores que desfolham bastante e as serviçais estão sempre varrendo e dando mais trabalho na limpeza. Quanto à decoração, não visualizei nenhuma na sala de aula.

        Quanto aos recursos tecnológicos, a escola possui os computadores que são usados pelos alunos quando ordenados pela professora para fazerem pesquisas e máquina de xerox usada pelos docentes; retroprojetores, televisão, DVD, slides.

Os móveis estão bem conservados. As carteiras são novas e distribuídas em cinco fileiras com espaçamento normal. Para a acústica, existe caixa de som grande para eventos, e rádios para o uso dos professores nas aulas.

        A diretora da escola é formada em Magistério de Nível Médio, possui curso superior, graduação em Geografia e pós-graduação, atuou 14 anos como regente de turma nos anos iniciais e Ensino Médio e sua secretária é formada em Magistério, é seu terceiro ano como secretária. Já as merendeiras, ajudantes gerais possuem ensino médio completo e outras serviçais o ensino fundamental, os tempos de serviço variam de 03 a 17 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com