TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - (PED2544/6) – ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANIS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TUTOR EXTERNO: Marivaldo de Jesus Carvalho

ACADÊMICAS: Gilciane de Freitas Gonçalves e Noemi Ferreira Leite

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISLEXIA NO PRIMEIRO ANO DAS SERIES INICIAIS NO CENTRO EDUCACIONAL DO MARAJÓ - CEDIM

BREVES - PARÁ

2020/2º SEMESTRE


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        7

2.1 METODOLOGIA        7

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração:  educação Inclusiva

Programa de Extensão: Acessibilidade e Inclusão Educacional

Projeto de Extensão: Projeto A arte e seu papel como promotora da inclusão

Produto Virtual: Cartilha

Tema: As dificuldades de aprendizagem para alunos com dislexia

A escolha da temática fundamenta-se na pouca habilidade de reconhecer uma criança/aluno com sinais dessa deficiência, dado pelo motivo de não ter na formação, um estudo especifico e aprofundado em relação ao tema.

A dislexia é uma situação que se detecta logo no primeiro ano das series inicias em diversas crianças, comprometendo a compreensão da linguagem, refletindo na leitura e escrita, e no rendimento escolar, causando desordens emocionais e exclusão social, pois frequentemente ela é confundida com incapacidade, preguiça, rotulando a criança de maneira depreciativa. Assim o não diagnóstico vai causar consequências “[...] uma vez que compromete não só os aspectos pessoais da criança (neuropsicológico e emocional), mas também têm repercussões na família, escola e no relacionamento interpessoal” (LIMA; SALGADO; CIASCA, 2011, p.761).

De acordo com Gama (2013) O distúrbio de aprendizagem que se manifesta inicialmente pela dificuldade de aprender a ler, mais tarde, por erros ortográficos e pela dificuldade em manipular palavras escritas, por oposição a palavras faladas. Tal condição é essencialmente cognitiva”

Nesse sentido, conhecer as dificuldades que norteiam um aluno com dislexia, contribuirá para que o processo de ensino e aprendizagem, venha ter um novo significado, despertando interesse por metodologias apropriadas ao aluno. Mas para que esse discente tenha um tratamento de qualidade é preciso que o professor reconheça todas as indicativas da deficiência e encaminhe para uma avaliação multidisciplinar descartando as áreas de visão e audição, para possíveis falhas no processo de aprendizagem.

Uma condição imprescindível para facilitar o ensino aprendizagem é saber o que é dislexia, como posso desenvolver o aprendizado do aluno com tal deficiência, entendendo que a dislexia não é uma doença e sim uma disfunção neurológica hereditária que necessita ser diagnosticada, quanto mais cedo possível, para busca o quanto antes um tratamento adequado, para que na adolescência ou vida adulta não tenham traumas decorrentes de bullying.

Nesse contexto, este projeto se torna pertinente, por esta voltado para uma realidade comum, nas instituições educacionais, que, porém, tem poucos profissionais capacitados para detectar tal situação.

1.2 OBJETIVOS

  • Conhecer as dificuldades de aquisição da leitura e escrita por alunos com dislexia;
  • Incentivar uma abordagem diferenciada para que os alunos com dislexia obtenham aprendizagem;
  • Incentivar a apropriação da língua portuguesa, de forma diferenciada e lúdica para alunos desleixos;
  • Construir uma trilha pedagógica para facilitar a aprendizagem de alunos com dislexia.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um distúrbio de aprendizagem acometendo principalmente a leitura e escrita, que normalmente apresenta um déficit na fala e podendo também afeta de forma inesperada outras habilidades cognitivas. Segundo Franco (2014) A dislexia se manifesta ainda na infância em aproximadamente de 5% a 17% das crianças, manifestando-se em pessoas com inteligência e persisti por toda a vida. A definição do transtorno da dislexia está em sua relação às dificuldades de aprendizagem, a definição de Condermarin; Blomquist (1989), conclui que:

O termo dislexia é aplicável a uma situação pela qual a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com a qual leem seus iguais, apesar de possuir uma inteligência normal, saúde e órgãos sensoriais intactos, liberdade emocional motivação e incentivos normais, bem como instrução adequada. (CONDERMARIN; BLOMQUIST, 1989, p. 21).

O estudo da dislexia é bem extenso na atualidade e sua definição segundo, Massi (2007) esclarece que: “A dislexia tem sido tradicionalmente divulgada pela literatura nacional e internacional como distúrbio de aprendizagem manifestado por um conjunto de alterações ‘patológicas’ que evidenciam na aprendizagem da escrita.” (p. 17-18).

A compreensão do que é dislexia apesar de ser algo tão comum e abrangente em sua descrição é pouco conhecida e isso traz grandes entraves para a educação na vida acadêmica de uma criança que se não identificada desde a primeira infância, sua vida adulta fica comprometida sem as informações adequadas na fase certa. “(...) A dislexia é definida como dificuldade relacionada a aquisição e ao desenvolvimento da leitura. Atualmente o sentido é mais abrangente, pois considera a dislexia relacionada também a escrita.” (Topczewski, 200, p, 63)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (491.4 Kb)   docx (605 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com