TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Nome: Flávia Cristina Bonato da Silva – Ra:2016011535

5° Termo de Pedagogia

ESTAGIO OBRIGATÓRIO

SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

                                             

                                                 2018

Nome Flávia Cristina Bonato da Silva- Ra:2016011535

5° Termo de Pedagogia

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado ao curso de Pedagogia, sob a coordenação da Professora Luciana Cordeiro Cavalcanti.

   

              2018

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

__________________________________________

Profª McS. Luciana Cordeiro Cavalcanti

Coordenação do Estágio

SUMÁRIO

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1  APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        7

1.2        Histórico da instituição        8

1.3        MISSÃO:        9

1.4        VALORES:        9

2.        Apreendendo Perfil da turma        9

2.1  Atividades desenvolvidas no estágio        12

2.2 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

3. REFERÊNCIAS        14

Bibliografia        14

3.1 ANEXOS        14

  1. INTRODUÇÃO

Este documento se constitui como relatório acadêmico de Estágio Obrigatório da EMEI ''Flávio Assis Soares'', com carga horária de 50 horas, de acordo com Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Marília. O objetivo deste documento é apresentar do decurso e análise de evolução desta atividade acadêmica, na EMEI FLAVIO ASSIS SOARES, mantida por: (Diretoria: RosaLina Nery da Silva/Vice Diretoria: Rachel Miranda Garcia./Coordenadora Pedagógica: Luciene Cristina Fernandes); junto ao Departamento Municipal de Educação/cultura, localizada de Álvaro de Carvalho, no endereço: Avenida Santa Cecília nº198.A instituição tem 70 alunos e dois níveis (A e B) para a etapa II. O qual teve início no dia 16/05, e término no dia 01/06, com horário das 07 horas, às 12 horas, sendo cumpridas diariamente uma carga horária de 5 horas. O estágio supervisionado foi realizado.

Sendo assim, a realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucida e complementa na prática os temas abordados nas aulas pelo professor. Assim, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida, através da experiência galgada durante o programa de estágio.

A obrigatoriedade e regulamentação do estágio é de extrema importância, pois, a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional-LDBEN n° 9394/96 – artigo 65,estabelece que a ‘’formação docente incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas’ ’Está aqui estabelecida a obrigatoriedade do estágio supervisionado

Durante o estágio foram realizadas atividades em que o professor apropriou-se de diversos instrumentos de avaliação; como o caderno do aluno, onde o professor pode observar a utilização do espaço, senso crítico estético, na organização e utilização dos diversos materiais para realizar as atividades propostas e a exteriorização dos conteúdos ensinados através de, registros que produz nesse caderno, atividades específicas, planejadas como objetivo de avaliar um conteúdo em si (desenho, pintura, jogo, colagem, dobradura entre outros).Além disso, o professor necessita utilizar de instrumentos de registro, que contemplam o caderno de registro da turma, onde anota diariamente fatos ocorridos durante o processo educativo (conquistas, avanços e dificuldades);Parecer Descritivo Bimestral, descrevendo informações específicas sobre o educando, sendo organizado, considerando a relação e interação da criança com educado, turma, família, etc.

O relatório está constituído em:

  • Aulas expositivas-dialogadas;
  • Leituras coletivas e individuais;
  •  Produção de textos;
  •  Prática de oralidade;
  •  Dinâmicas de grupo;

          Atividades lúdicas.

O período das observações das aulas possibilitou a conhecer a turma de um ponto de vista privilegiado. Sentado ao fundo da sala, tendo acesso a tudo o que acontece em aula, quase que anonimamente, pude perceber aspectos que influenciam a dinâmica e o rendimento das aulas que nunca antes havia imaginado. Como síntese da minha experiência de observação, concluo em defesa da tese de que a metodologia e os procedimentos didáticos adotados pelo professor na sala são os fatores mais decisivos para o bom funcionamento da aula: quanto mais atividades diversificadas e quanto mais convite à participação dos alunos nessas atividades acontecerem, maiores serão as chances de que o objetivo da aula seja alcançado.

1.1  APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado na: EMEI Flávio Assis Soares com crianças de 5 anos do nível B (pré II).

A instituição não possui prédio próprio, e atualmente está em funcionamento e compartilha os espaços físicos e as dependências da EMEF ''Governador Mario Covas''(pátio interno, cozinha, secretaria, banheiros, salas de aula, almoxarifado e funcionários).Anexo ao prédio funciona o parquinho infantil, destinado ao lazer, brincadeiras e recreação com os alunos).

A EMEI Flávio Assis Soares é mantida pela prefeitura municipal de Álvaro de Carvalho, estabelecida à Avenida Santa Cecília N°198,oferecendo materiais didático/pedagógico, mobiliário escolar, sala de informática, brinquedos convencionais e pedagógicos, manutenção do prédio, livros variados, filmes, merenda, formatura, parquinho infantil e outras necessidades que a escola venha apresentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com