TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO AUTISMO DEFICIENCIA INTELECTUAL, DEFICIENCIA FISICA.

Por:   •  15/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este trabalho visa abordar a importância da escola que inclui, que além de proporcionar o ingresso das crianças com necessidades especiais e de outras pessoas que de alguma forma sofrem algum preconceito. Portanto, é um desafio constante a todos. É preciso que se quebre os rótulos de que a criança com deficiência necessita de uma escola assistencial. Aspira-se uma sociedade que possa adotar mais consciência do valor das pessoas com deficiências. É certo que não somos todos iguais, que todos possuem diferenças, independente de terem ou não necessidades especiais. É necessário desenvolver a valorização, a motivação e auto-estima, e a participação da família é fundamental. O que faz a diferença neste processo é a posição do educador frente as necessidades do aluno, devendo haver paciência, amor, apoio, a interação e o encorajamento tanto do educador, quanto da família e comunidade. Esses são os maiores resposaveis pelo sucesso destas crianças, abrindo-lhes novos caminhos. A idéia de diversidade reporta aos conceitos de pluralidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem e variedade. Pode ser encontrada na tolerância mútua. A imensa a diversidade cultural, porém,uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo. Ela se constitui num problema para a convivência humana, que são difundidos e assimilados por todos. Para que a escola seja inclusiva, uma instituição, além de aberta para trabalhar com todos os alunos, incentiva a aprendizagem e a participação ativa de todos e para isso é necessário investimento sistemático, efetivo, envolvendo a comunidade escolar como um todo e para que isso ocorra de maneira satisfatória, é necessário que a escola tenha estímulo e autonomia na elaboração de seu projeto pedagógico, podendo elaborar seu currículo escolar, refletindo no meio social e cultural onde os alunos estão inseridos e tendo a aprendizagem como eixo central em suas atividades escolares reconhecendo o enriquecimento advindo da diversidade.

Palavras-Chave: deficiências, inclusão, investimentos

LISTA DE FIGURAS

FIG. 01 - CRIANÇA AUTISTA---------------------------------------------------------------07

FIG.02 - TERAPIA DE COMPORTAMENTO A.B.A.----------------------------------08

FIG. 03 - TESOURA ADAPTADA COM SUPORTE FIXO

(HOSPITAL DIVINOLÂNDIA) ---------------------------------------------------------------12

FIG. 04 -ÓRTESE – FACILITA PINTURAS E DESENHOS------------------------13

FIG 5 – LIVRO SOBRE A MESA COM VELCRO--------------------------------------13

SUMÁRIO

1.PRATICA E FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS DO AUTISMO NA DEFICIENCIA INTELECTUAL E DEFICIENCIA FISICA............05

1.1 AUTISMO..................................................................................................05

1.2 -O MÉTODO ABA APLICADO NOS AUTISTAS..........................................07

2. DEFICIÊNCIA FÍSICA..................................................................................10

3.MATERIAIS QUE FACILITAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.................12

CONCLUSÃO.................,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,16

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................17

1. PRATICA E FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS DO AUTISMO NA DEFICIENCIA INTELECTUAL E DEFICIENCIA FISICA

Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas. Alunos com síndrome de Down e autismo exigem professores capacitados. Sim existe uma diferença entre síndrome de down e autismo são elas:

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização, ja a sindrome de down:

Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21extra total ou parcialmente.

1.1 AUTISMO

O autismo vem do grego – que significa “voltar-se para si mesmo”, quem usou essa expressão pela primeira vezfoi um psiquiatra austriaco Eugen Bleuler, ao diagnosticar uma paciente de Esquizofrenia, determinaram essa expressão os criterios utilizados pelo psiquiatra, aos quais conhecidos como “os quatro ‘A’s de Bleuler, são: alucinações, afeto desorganizado, incongruência e autismo. A palavra referia-se a tendência do esquizofrênico de “ensimesmar-se”, tornando-se alheio ao mundo social –ignorando tudo ao seu redor, como até hoje se acredita sobre o comportamento autista. Em 1943 outro psicólogo só que um Norte Americano Leo Kanner, ao efetuar um novo estudo sobre a esquizofrenia, observou que o autismo era predominante em seus paciente, dando origem a expressão “DistúrbioAutístico do Contato Afetivo” ao se referir a esses novos pacientes, ele chegou a conclusão que essa deficiência era precise desde o nascimento, através de novas informações que obtinha através dos pais mudou de ideia, ao nascerem as crianças eram tratadas a distancia com um comportamento dos pais ate de um modo friamente como podemos dizer da situação, onde originou-se a expressão“mãe de geladeira” que com sua atitude fria sem muito se importer com a criança, desenvolveu uma hostilidade inconsciente no ambiente social. As hipóteses de Kanner tiveram forte influência no referencial psicanalítico da síndrome que pressupunha uma causa emocional ou psicológica para o fenômeno, a qual teve como seus principais precursores os psicanalistas Bruno Bettelheim e Francis Tustin. O tratamento naquela epoca tinha um custo muito alto, e nao podia ser interrompido, pois até aos domingos a criança tinha que ir a sessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com