TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]     

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

ATIVIDADE 11: Realização de uma atividade de coparticipação na gestão da escola

1. Atividade:

Questões étnicas na escola: A importância da cultura africana no Brasil

2. Finalidade: 

A diversidade cultural é um dos componentes da escola na contemporaneidade e está incluída no processo educativo. O ambiente escolar conserva como uma de suas funções transmitir cultura, reconhecer as características de sua diversidade e manter viva a memória cultural do que foi produzido com mais significância pelos antepassados. O respeito à diversidade é o primeiro passo necessário para garantir a gestão democrática. Nesse sentido, cabe ao educador reivindicar e valorizar a pluralidade presente no espaço escolar. Em função do mês da Abolição da Escravatura, valorizar a cultura negra e sua contribuição cultural evidencia a capacidade de a escola se tornar um espaço de possibilidades para que se iniciem as mudanças que refletidas na sociedade por meio de um modelo de gestão educacional, venham a se tornar um importante passo em direção à transformação da realidade e da mudança do quadro de exclusão racial que assola as escolas públicas.

3. Participação do aluno/estagiário:

Planejar, organizar e mediar o dia da valorização da cultura africana no Brasil.

4. Temas tratados:  

Para mudar práticas discriminatórias e desmistificar falsos conceitos, porém arraigados, gestores/as devem promover a valorização e respeito às diferenças raciais da população, o conhecimento da história da África – ou das Áfricas – além da cultura, arte, riquezas, belezas e de suas contribuições à formação do povo brasileiro para então garantir que todas as crianças – negras ou não – adquiram o conhecimento a respeito de suas raízes. Uma educação anti racista respeita as diferenças raciais no discurso e na prática, discute as desigualdades na sociedade e busca combater estereótipos e ideias pré-concebidas visando erradicar o preconceito e a discriminação raciais valorizando a igualdade de tratamento nas relações e possibilitando uma vivência positiva entre todos. Para isso é preciso garantir a reconquista de uma identidade positiva a partir do combate ao sentimento de inferioridade dos/as aluno/as negros/as e resgate da autoestima por meio do reconhecimento e reflexão sobre o racismo e seus derivados; repúdio a atitudes preconceituosas e discriminatórias; valorização da diversidade; ensino de uma história crítica e combate ao eurocentrismo (CAVALLERO, 2001).  

5. Metodologia aplicada:

1º Momento

Reunião dos alunos e professores na sala de reuniões para apresentação do vídeo A África que nunca vimos, ou que ninguém nos mostra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0

2º Momento

Após a apresentação do vídeo, convidei os alunos a contribuírem com trabalhos para a Feira Cultural Afro-brasileira, uma exposição de trabalhos sobre a África e sobre as n dos africanos na cultura brasileira. Os alunos formaram grupos e cada grupo negro escolheu um tema para pesquisar:

África: Origem do homem;

O Continente Africano;

Viajando pelo mundo: turismo na África;

A importância do trabalho africano na sociedade brasileira

Herança cultural Negra:

- vocabulário;

- alimentação;

-dança;

- música;

- culinária;

Apresentações de uma peça de teatro;

Roda de capoeira;

- Seleção dos alunos para o desfile da Beleza Negra.

3º Momento

Elaboração dos trabalhos para a Feira Cultural Afro-brasileira. O estagiário dá suporte aos alunos contribuindo com sugestões e supervisionando as atividades.

Envio dos convites para familiares e comunidade escolar.

4º Momento

Preparação da quadra para a apresentação dos trabalhos, arrumação das mesas e demais necessidades para o evento.

5º Momento

Realização da Feira.

6. Resultados obtidos:

Os alunos se empenharam na realização dos trabalhos. Os pais de envolveram na proposta, preparando doces e pratos da culinária afro-brasileira. O ponto alto da feira foi ver os alunos desfilando, orgulhosos de sua beleza negra.

7 Autoavaliação:

Foi muito gratificante essa experiência. Ver toda a comunidade escolar envolvida na proposta foi maravilhoso! A gestão democrática e participativa na escola é um caminho rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

8. Comentários:

Local e data:

Assinatura do (a) estagiário (a):

Assinatura do (a) professor (a) regente:

Assinatura do tutor presencial:

 

[pic 2]     

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

ATIVIDADE 12: Elaboração de um projeto de intervenção para ser aplicado sob a supervisão dos gestores da escola

1. Tema do projeto de intervenção

Todos juntos por uma gestão democrática e participativa!

2. Público-alvo

Toda a comunidade escolar (professores e profissionais que atuam na escola, alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e pais e/ou responsáveis dos alunos).

3. Justificativa de escolha do tema do projeto de intervenção

O processo de gestão democrática das instituições de ensino representa um importante instrumento de consolidação de democracia na sociedade, considerando que a escola e a sociedade estão dialeticamente constituídas. Promover a democratização da gestão escolar significa estabelecer novas relações entre a escola e o contexto social no qual está inserida. A gestão escolar democrática é uma administração em que todos os envolvidos são ouvidos, onde não há imposição de poder, onde há respeito, trabalho em grupo. Nota-se que, muitas vezes a comunidade não está a par das ações da escola por puro comodismo (por achar que o ato de educar cabe somente a escola) e isso acaba gerando uma situação de conflito que se dará futuramente, pois quando não há a participação do meio comunitário na escola, o mais provável que aconteça é que possíveis lacunas ficarão na aprendizagem dos educandos, o que se refletirá negativamente na sociedade a longo prazo, por isso é de um grande grau de importância que haja a inter-relação da escola com a comunidade nos processo de ensino aprendizagem para que se possa garantir uma maior eficácia da educação. Todavia, muitas vezes espera-se apenas que a comunidade busque participar, sem que haja um trabalho de estímulo e/ou conscientização a essa participação. Uma estratégia que a gestão democrática pode utilizar para tornar a integração da escola com a comunidade uma realidade possível seria a conscientização da importância da participação efetiva da comunidade escolar nas decisões bem como promover formações para os interessados em atuar nas mais diferentes funções da escola, desde a atuação nos Conselhos Escolares até o mais simples voluntariado. Dessa maneira, a comunidade, além de interessar-se mais pela escola, estaria capacitada para agir dentro do espaço escolar, colaborando e transfomando-o de forma positiva.  O presente projeto procura acabar com as barreiras que possa haver entre Escola Municipal Jardim Mar e comunidade para que se assegure uma gestão democrática, seja promotora de fato da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (120 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com