TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação profissional

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

            Centro de Educação a Distância

                      Curso de Pedagogia

ADRIANA SEÍZA CÂMARA   RA 394927

GIOVANA DE FÁTIMA BIANCO DOS SANTOS   RA 395044

GISLAINE BARBOZA DE MORAES   RA 395046

KATE DIANE PRONI MENEGHETTI   RA 395084

VOINA LUISA ALVES DE FRANÇA   RA 395210

Relatório sobre a temática da Educação Não formal e da Educação Profissional

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Prof.ª Kate Oliveira Kumada

Araras SP

2015

SUMÁRIO[pic 2]

1.        INTRODUÇÃO        

2.        QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL        

3.        ASSOCIATIVISMO        

4.        ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL        

4.1.        Situação Didática baseada na Educação não formal        

5.        RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL        

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais, a não formal corresponde a iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino, enquanto a informal e a incidental são as que ocorrem ao longo da vida. Deste modo, tudo que agregamos se torna repertório para a construção de nosso aprendizado e futura vivência, desde um simples jogo de tabuleiro ou situações cotidianas, até enfrentar os desafios de um negócio próprio.

E temos ainda a Educação Profissional que no Brasil é um conceito de ensino regido pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004, com o principal objetivo: criação de cursos voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.

Não é de hoje que os métodos de ensino e aprendizagem são alvos de discussões para a busca de aperfeiçoamento e maior adequação às modificações ocorridas no decorrer dos tempos dentro da sociedade.

Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as diferentes formas de se educar e os conceitos da educação não formal e profissional, caracterizando as especificidades do trabalho pedagógico nesses espaços. As reflexões suscitadas nos levam a afirmar que com a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desse profissional para atuar nos espaços de educação não formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.

  1. QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Considera-se a Educação não formal como um campo de conhecimento em construção. A capacidade dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários.

 A Educação não formal envolve:

  • Espaço não escolar;
  • Intencionalidade;
  • Formação para cidadania, autonomia, humanização;
  • Mediador;
  • Educador social.

A Educação Profissional:

  • De formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • De educação profissional técnica de nível médio;
  • De educação profissional tecnológica de graduação e pós - graduação.

Para Trilla (apud CARO, 2010, p 151) a Educação não formal costuma ser mais hábil, flexível, versátil e mais dinâmica que a formal. Nasce como uma contribuição ao atendimento para aqueles que se encontram excluídos de qualquer proteção necessários para seu desenvolvimento. Não é uma solução, mas uma complementação às demais formas de educação.

Os objetivos da educação não formal são:

  • Contribuir para a formação integral do indivíduo.
  • Atender aos interesses e necessidades dos educandos em ambientes adaptados para sua cultura e meio social (GOMES, 2013, P.8).

 A Educação não formal é quando compartilhamos experiências, em espaços e ações coletivas, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes, ela pode colaborar para o desenvolvimento da autoestima. Poderá desenvolver como resultados, uma série de processos tais como:

  • Os indivíduos adquirem conhecimentos de sua própria prática, os indivíduos aprendem a ler e interpretar o mundo que os cerca.
  • Quando presente em programas com crianças ou jovens adolescentes e educação não formal resgata o sentimento de valorização de si próprio, o desejo de lutarem para serem reconhecidos como iguais (enquanto seres humanos), dentro de suas diferenças (raciais, étnicas, religiosas, culturais etc.).
  • Forma o indivíduo para a vida e suas adversidades.

Entendemos a Educação não formal, como aquela voltada para o ser humano como um todo, cidadão do mundo, homens e mulheres, numa perspectiva da emancipação, numa pedagogia libertadora e não integradora a uma dada ordem social desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com