TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio - Gestao escolar

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE – FVJ

CURSO DE LICENCIATURA PEDAGOGIA

RITA MARIA FERREIRA FAUSTINO

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO I -

 APOIO ESCOLAR

ARACATI

2015[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

RITA MARIA FERREIRA FAUSTINO

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO I -

 APOIO ESCOLAR

[pic 7]

ARACATI

2015[pic 8]

RESUMO[pic 9]

O presente relatório é referente ao registro de informações resultantes da realização do Estágio Supervisionado I – Apoio escolar, do III Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, realizado na Escola de Ensino Fundamental Colégio Municipal de Aracati, observação e apoio a gestão escolar. O Estágio Supervisionado I é realizado na escola com finalidade de suprir a necessidade de entendimento das práticas pedagógica realizada pelo grupo gestor. No período de Observação o aluno-estagiário deverá tomar conhecimento da instituição de ensino em geral, e fazer análise da estrutura física da escola e do Projeto Político Pedagógico como também do trabalho da gestão. Durante as observações o estagiário tem a oportunidade de manter um contato mais próximo com a realidade das problemáticas que enfrentam os gestores da escola. O Estágio supervisionado proporciona a participação ativamente no processo de ensino/aprendizagem e também do funcionamento e estratégias diárias dos gestores. Sendo conflitos esses que os profissionais da área de gestão estejam bem habilitados a assumir. A finalização do Estágio Supervisionado se dá na avaliação e aprendizado de como é as atividades e cotidiano da gestão escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado. Apoio escolar. Projeto Pedagógico; Gestão escolar.


SUMÁRIO[pic 10][pic 11]

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................05

  1. RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I – APOIO ESCOLAR.............................................................................................06

           2.1 Concepção de gestão escolar...........................................................................07

           2.2Identificação da escola.....................................................................................09

          2.3Relatório de Observação.................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO[pic 12][pic 13]

O Estágio Supervisionado Obrigatório faz parte da formação acadêmica, tomando por base a noção entre o pensar e o agir. Ele é capaz de conduzir ao entendimento desta atividade como momento privilegiado do processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se como um importante e indispensável instrumento de integração do tripé: teoria, prática e formação profissional.

É na pratica do estágio que o formando mantém uma proximidade com a educação de uma maneira geral, possibilitando que este comece a estruturar a sua prática docente, já criando metodologias e percebendo o que é possível ou não dar certo no processo de ensino e aprendizagem.

As disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática Profissional Orientada garantirem uma formação completa, a oportunidade de ter uma noção de como funciona uma instituição de ensino, do que é ser educador e de como é a relação entre professor e aluno. Essa oportunidade de observação e reflexão sobre a prática docente permite que o formando possa refletir sobre a sua escolha quanto a sua profissão e passe a formar sua identidade profissional.

O profissional que atua na área da educação tem uma responsabilidade imensurável e deve estar atento às oportunidades que o curso lhe oferece de entrar em contato com o contexto escolar seja por meio de atividades práticas ou pelas atividades propostas por disciplinas como a de Prática Profissional Orientada ou pela disciplina de Estágio Supervisionado.

O Estágio Supervisionado I – Apoio escolar foi realizado na Escola de Ensino Fundamental CMA- Colégio Municipal de Aracati.


2  RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATORIO I- APOIO ESCALAR

O Estágio Supervisionado I – Apoio escolar tem como objetivo complementar a formação acadêmica em Pedagogia, tornando necessária uma melhor construção de sua formação acadêmica, incluindo valores e ações práticas, colaborando assim para uma maior afinidade entre profissional e contexto escolar.

Para autor do artigo defini o estagio como;

Estágio – significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão – aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada. “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual terá de amar”.

São competências obrigatórias do estágio no curso de Pedagogia, proporcionar ao aluno oportunidades de contatos com o ambiente real escolar, contato com outros profissionais do meio, contato com alunos e a realização de atividades docentes, projetos educativos pedagógicos, etc.

A necessidade do estágio curricular na formação profissional está definida na legislação federal LDB nº93949/96 e encontra-se discutida no Parecer CNE/CP, 27/2001, que estabelece o estágio supervisionado a ser feito na educação básica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (921.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com