TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  22/5/2019  •  Monografia  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual Educação a Distância

Nome: 

RGM: 

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano Letivo: 2018

Semestre de realização do estágio: 

CARACTERIZAÇÃO DA CRECHE SAPOBEMBA I

Nome da Creche: Sapopemba I – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

Endereço: Rua Lírio do Vale, n° 25, CEP 03927-350, Bairro: Jardim Sapopemba, situado na região leste de São Paulo.

Diretoria/Secretaria de Ensino: Leste 4 (DRE São Mateus)

O estágio foi realizado com duas turmas da Educação Infantil mini grupo I e II, a estrutura da creche é ampla, com capacidade para 138 crianças de 00 a 04 anos.

Em um contexto geral a creche é bem organizada, conservada, limpa, com bastantes materiais pedagógicos, com uma estrutura de parque com brinquedos dinâmicos que apresentam espaço com cores que permitem as crianças trabalharem a linguagem corporal.

A creche é composta por sete salas de atendimento as crianças, com uma sala de vídeo, um solário com brinquedos (tipo brinquedoteca), a cozinha, pátio onde as crianças se alimentam, a sala da direção e uma enfermaria, todos os espaços são bem limpos, organizados e decorados com cores chamativas para chamar a atenção das crianças e também trabalhar a linguagem visual. Vale ressaltar que a alimentação das crianças é de perfeita qualidade, tem um cardápio diferenciado, com muitas frutas, legumes, tudo para uma dieta balanceada, respeitando as orientações da nutricionista da região, sempre acompanhando as dietas especiais para as crianças que apresentam prescrição médica para a alimentação.

Segue algumas fotos do espaço que a creche apresenta para seus atendidos:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

       INTRODUÇÃO

 No presente trabalho, abordam-se e detalha às 110 horas e 20 minutos de estagio Estágio Supervisionado em Educação Infantil cumprido na unidade escolar entre as datas 08/08/2018 e 16/10/2018, com crianças reflexões detalhando sua importância, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente. O estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na turma da professora Deise no mini grupo II da Educação Infantil da Creche Municipal Conveniada Sapopemba I – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, situada na Rua: Lírio do Vale nº 25, CEP.: 3927350 - SP. A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio. Durante o estagio foi realizado algumas atividades, como projetos: “Era Uma vez” e “O mundo secreto do Jardim”, onde possibilitou a integração das crianças com atividades de contação de historias, apresentações com músicas, danças, descobertas no jardim, observando os pequenos detalhes do jardim com folhas, flores e insetos.

     As atividades por mim realizadas foram de observação, análise e      diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas e regência.

     PERFIL DA PROFESSORA

     A docente que me acompanhou durante a maior parte do estágio, é formada em Pedagogia e exerce a função há cinco anos, sendo este, o segundo ano que atua nesta escola.

     É bastante carinhosa com as crianças e criativa em suas atividades, apresenta liderança, linguagem apropriada para a idade dos alunos, aborda os conteúdos de forma adequada e lúdica, está sempre atenta ao comportamento dos alunos e procura entrosá-los, para que participem de todas as atividades propostas.

    PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA

Neste estágio foram realizadas 110 horas e 20 minutos do Mini Grupo II, acompanhada pela professora Deise. A partir das observações das aulas da professora, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivencias com os alunos:

 Professora Deise – Mini Grupo II

 No que diz respeito a pratica pedagógica desta professora, observei as seguintes:

  • Faz de conta com a utilização de fantoches e dedoches, voltados ao projeto mundo secreto do jardim;
  • Brincadeiras com diversos achados do jardim como folhas, flores, formigas, caracol e etc;
  • Brincadeiras livres, com muita música, teatro e contação de historias e roda de conversas Exemplos: “Teatro das Sombras”, “Roda de conversa construindo o Formigueiro”, “ Baú de histórias  na Cabana” e etc;
  • Festa a fantasia com o tema anos 60.

Objetivo: Fazer com que as crianças expressassem seus desejos, desagrados necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas, trazendo uma visão lúdica, fazendo com que as crianças usem a imaginação através das coisas encontradas no jardim.

No que diz respeito ás aulas e a professora de um modo geral, as observações que destaco são:

A flexibilidade e comprometimento da professora, pois a mesma tinha em sala dois alunos com deficiência intelectual (autismo), e a mesma conseguia desenvolver as atividades com todos os alunos e dando atenção as particularidades desses dois alunos, incluindo-os nas atividades com o grupo, respeitando suas limitações, e a partir do exemplo da professora, os demais alunos queriam também “cuidar” de seus colegas que tinha essas particularidades.

Segue algumas fotos que tirei durante as atividades do estagio:

[pic 7] ATIVIDADE COM ACHADOS DO JARDIM, CARACOL;

[pic 8] FESTA ANOS 60, COM TODOS FANTASIADOS;

[pic 9] CUIDADOS ESPECIAIS COM OS AUTISTAS;

[pic 10] TEATRO APRESENTADO PELAS CRIANÇAS.

FOCO 1 – Tema: Música

A atividade que mais chamou a atenção nas observações realizadas foi:

Atividade Rítmica utilizando o Corpo.

Escolhi essa atividade porque achei muito interessante a forma como as crianças aceitaram a atividade e a desenvolveram.

A atividade foi desenvolvida da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (468 Kb)   docx (375 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com