TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio na series iniciais

Por:   •  10/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.100 Palavras (25 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 25
  1.     APRESENTAÇÃO

Esse relatório trata-se da apresentação do estágio do curso de Pedagogia, realizado na Escola Severo Agibert, no ensino fundamental, em uma sala de terceiro ano, com início dia 06 de setembro de 2011 e concluído em 07 de outubro 2011, das 13h00min às 17h00min, dividido em observação, participação e atuação, totalizando sessenta horas de estágio, sendo vinte horas de estágio em cada etapa.

Na primeira etapa foi observado o espaço onde está inserida a escola, a forma como a professora atuava o comportamento dos alunos, a sala de aula, a rotina, entre outros. Na segunda etapa, auxiliamos a professora de acordo com seu planejamento, na aplicação de atividades e na correção das mesmas, bem como, na ajuda na confecção das lembrancinhas para o dia das crianças. E na ultima etapa, foi realizado a atuação, onde aplicamos conteúdos de acordo com a solicitação da regente e também de acordo com o planejamento da instituição. Foi elaborado cinco planos de aula, sendo ciências, onde foi trabalhado o conteúdo saúde e alimentação; matemática, trabalhando medidas de massa; português, onde foi trabalhado leitura, interpretação e produção de texto; geografia, tendo como conteúdo mapas; história, que teve como conteúdo o trabalho em nosso dia-a-dia. Quanto às disciplinas de artes, educação física e ensino religioso, não foi elaborado um plano de aula especificamente para cada uma, no entanto foi trabalhado juntamente com outras disciplinas. Foi nessa etapa que a professora avaliou nosso desempenho de acordo com as atividades realizadas com os alunos.

1.1         INTRODUÇÃO

 O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional, nesse período, tivemos a oportunidade de confrontar a teoria que estudamos, até então, no curso de pedagogia, com a prática observada e realizada no estágio, constitui-se de um treinamento que nos possibilita vivenciar o aprendido no curso, enriquecendo assim nosso conhecimento, percebe-se assim, uma grande diferença do estágio anterior feito na educação infantil, pois são duas realidades bem diferentes. Diferente da educação infantil, onde eles estão no processo de alfabetização, no ensino fundamental as crianças já sabem ler e escrever, fazer cálculos, etc.

Segundo dados do Portal Brasil, o ensino fundamental, sendo obrigatório dos 6 aos 14 anos, tem a finalidade de desenvolver no aluno a habilidade da leitura, assim como da escrita e do cálculo. É nessa etapa que ele deverá adquirir conhecimento sobre o ambiente natural e social, político, tecnológico, artes, valores básicos da sociedade e da família.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO COLÉGIO ONDE REALIZOU O ESTÁGIO 

Histórico

A Escola municipal Severo Agibert educação infantil/ Ensino Fundamental, localiza-se na cidade de Prudentópolis/PR, Avenida Visconde de Guarapuava 162, com uma distância de aproximadamente 50 km do Núcleo Regional de Educação de Irati/ PR.

                A escola segue o regimento escolar, o qual foi aprovado conforme a deliberação nº. 16 CEE de 18/12/2003.

               Esta escola atua na comunidade prudentopolitana desde 12 de agosto de 1980, quando foi criado pelo decreto nº. 20.739/70, “grupo escolar Severo Agibert” mantido pelo governo do Estado do Paraná, ministrando o ensino primário.

               O início das atividades escolares na época da implantação da escola foi marcante para toda a comunidade, pois o surgimento da mesma foi fruto do empenho das pessoas que acreditavam na força da educação e no bem que ela promove na vida do ser humano.

              Em 1991, a entidade mantenedora passou a ser a Prefeitura Municipal, como conseqüência do projeto de municipalização e através da resolução n°12.131/91 de 4 de julho, a escola passou a ser denominada Escola Municipal Severo Agibert ensino de 1° grau.

            Em 1998, através do parecer n°80/98 de 11 de novembro – Núcleo Regional de Irati - a escola passou a ser “Escola Municipal Severo Agibert – Educação Infantil e Ensino Fundamental” permanecendo assim até a presente data.

             O nome da escola é uma homenagem ao ilustre cidadão, Sr. Severo Agibert (06/11/1880 – 31/10/1942, pioneiro e desbravador do município que chegou a está cidade em 1920.

O espaço físico da escola recebeu muitas melhorias através dos anos, mas sua estrutura básica inicial continua a mesma. Todas as melhorias foram conquistadas através de promoções realizadas pela APMF        e verbas do Governo Federal e Prefeitura Municipal

Atualmente, conta com uma secretaria; uma sala de direção; uma sala de professores; uma sala multiuso (biblioteca e vídeo); uma cozinha; um depósito de mantimentos; três banheiros, sendo masculino, feminino e para professores e funcionários; pátio coberto; quadra de esportes simples; sete salas de aula; uma sala de almoxarifado. É importante ressaltar que desde o início de sua história, a escola tem contado com a participação ativa de seus componentes e comunidade em geral, para fazer reformas, instalações elétricas, pinturas, aumento e as adaptações necessárias para o bom andamento dos trabalhos. O estabelecimento tem um acervo de livros de pesquisa, literatura, didáticos e de entretenimento e uma pequena videoteca.

Organização da escola:

A escola é organizada por séries, conforme o numero de alunos, salas e o espaço físico da escola; Atende ao Ensino fundamental, ou seja, de 1º a 4º séries e está se adequando ao ensino dos nove anos e ainda há uma classe especial. São 12 turmas nos períodos manhã e tarde, somando-se 7 salas de aula e 238 alunos no total. A tarde, o horário de funcionamento é das 13h00min as 17h00min.

     O corpo Docente conta com uma diretora, uma secretária, onze professoras, sendo mais uma de apoio e cinco auxiliares de serviços gerais.

      Ela conta também com o apoio da associação de pais e mestres e funcionários da A.P.M.F.. Está diretoria é composta por um presidente e um vice, uma secretária geral, um diretor financeiro, um diretor social, diretor cultural, diretor de esporte, diretor do meio ambiente, e também com uma equipe de 1° 2° 3° e 4° fiscal.

        

Proposta Pedagógica curricular:

Educação Inclusiva:

Segundo o Decreto nº 3.298/99, Art. 25, citado por ARNS:

“Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio ao aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas exclusivamente quando a educação das escolas. comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com