TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso salim - PDCV UNIP 1 SEMESTRE

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 6

Allan Marques de Moraes RA: D913115

Bianca Santos da Costa RA: N4385A6

Graziele da Cunha Silva RA: D8908E-8

Lucilene dos S. Lopes de França RA:N47335-5

Vanley da Silva Pereira RA: F0342G0

TRABALHO BIMESTRAL:

Estudo de Caso Salim

Allan Marques de Moraes RA: D913115

Bianca Santos da Costa RA: N4385A6

Graziele da Cunha Silva RA: D8908E-8

Lucilene dos S. Lopes de França RA:N47335-5

Vanley da Silva Pereira RA: F0342G0

TRABALHO BIMESTRAL:

Estudo de Caso Salim

   

Trabalho bimestral da disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital – PDCV, do curso de Pedagogia, 1º semestre de 2019

Orientador: Prof(a). Dra. Rita

Sumário

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 03

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................. 04

2.1 Analise do caso Salim ........................................................................ 04/05

2.1.1 Aspecto sócio afetivo .............................................................................. 06

2.1.1.1 Fase operacional concreta e Fase operacional formal ........................ 07

2.1.1.1.1 Aspecto físico .................................................................................... 08

3 CONCLUSÃO ............................................................................................... 09

4 REFERÊNCIAS ............................................................................................ 10

1 Introdução

Este trabalho é referente ao Caso Salim, uma criança de 8 anos, cujo os pais Salomão e Romana estão em fase de divórcio, e buscam orientações para passar por este processo.

Desde o inicio da separação Salim vem apresentado uma série de problemas no comportamento escolar e familiar, e cabe a nós educadores saber de que forma ajudar na superação de problemas.

2 Desenvolvimento

2.1 Analise do caso Salim

Para esclarecer a situação, temos que analisar o caso mais de perto, comecemos então pelos pais.

Salomão trabalha como Gerente comercial de uma empresa farmacêutica e Romana é Assistente gerencial de contas PJ em um banco privado, o que significa que os dois trabalham e não tem tempo para o filho.

Essa ausência pode trazer consequências como: mal comportamento, baixa autoestima, falta de confiança, (que é o caso de Salim), enquanto aqueles familiares atentos ao desenvolvimento, tendem a se sentir mais seguros, motivados e com vontade de aprender.

Salim apresenta dificuldade em lidar com o ”não”, como por exemplo quando tinha apenas 3 anos e chorava para dormir com os pais e quando tinha sua vontade negada esperava até   a madrugada   para ir dormir no meio de seus pais, que   pela sonolência do momento, permitia. Aos 5 anos, Salim  começou  a  frequentar  a  escola  e  escolhia quem ia  busca-lo,  e quando  não  tinha  sua  vontade  atendida  fazia um  escândalo  para assim  consegui  ganhar  o que ele queria , fazendo  com que o  menino entendesse  que para  ter suas vontades  atendidas  ele precisava  insistir e se mostrar  desobediente  aos seus  pais.  Essa atitude do menino mostra que sua crise de desenvolvimento não foi superada, ou seja, Salim não aprendeu a lidar com o fracasso de não ter suas vontades atendidas.

Neste caso é de extrema importância que a criança, desde pequena, aprenda a conviver com regras e respeitar o próximo, pois o contexto familiar é de grande relevância para a formação e desenvolvimento da criança.

Segundo Papaia (2006), a medida que amadurecem física, cognitiva e em emocionalmente, as crianças buscam independência dos próprios adultos   aos quais estão apegadas.

Ao se separarem os pais de Salim terão de buscar toda maturidade possível para aceitar bem a reação do filho, pois é uma nova fase que se inicia, e por mias que os pais sejam cuidadosos, a rotina muda.

As atitudes mimadas de Salim demonstram a necessidade de limites e de  

regras, para que ele aprendesse a lidar com suas   frustações   de uma maneira saudável e positivamente. Os pais, no entanto, de vem saber que limites e regras não significam   restrições   à liberdade das crianças.  Não é nada além de importante e necessário, para que saibam exatamente o que é certo ou errado. Os limites e regras são uma forma de guiar as crianças em seu comportamento, disciplina e amor não são opostos, e sim complementares.

Atualmente Salim esta no 3° ano do Ensino Fundamental, a escola comunicou que se o aluno não tiver melhor rendimento 2° semestre será retido, considerando que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe, levando em conta a dificuldade dos pais em ajuda-lo.

Seguindo o site “neurosaber.com.br “, a aprendizagem escolar é um processo que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores inclusive familiar.

Uma boa alternativa é desenvolver meios de prevenção e formas de interação no núcleo familiar e pedagógico.

Os pais ausentes não precisam necessariamente estarem separados para serem ausentes, ou seja, a figura paterna que pouco contribui para a formação e a educação dos filhos, portanto interfere muito no desenvolvimento da criança.

2.1.1 Aspecto sócio afetivo

 O desenvolvimento sócio afetivo implica no desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, interação e principalmente na aprendizagem da criança. A socialização, para Salim, é um pouco complicada justamente porque ele não aceita “não” como resposta. Inclusive na escola, ele quem determina as regras, caso contrario, ele não brinca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (719.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com