TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso sobre dificuldade de aprendizagem

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  1.813 Visualizações

Página 1 de 18

Trabalho de Conclusão dos Módulos de: Diagnóstico: Avaliação Multidisciplinar & Intervenção & Intervenção como requisito de avaliação final do curso em NeuroPedagogia da Faculdade Amadeus

Orientadoras: Professora Especialista Néclea Dantas de Carvalho

Professora

Aracaju

2015

SUMÁRIO

Conteúdo

Introdução ..........................................................................................4,5,6

1 Relato do caso.........................................................................,,..........6,7

2 Análise e clarificação do problema.....................................7,8,9,10,11,12

2.1 Buscando respostas para o caso C.V.

3 Discursão do problema

3.1 Desafio e perspectiva................................................................12,13,14

4 Solução e socialização do problema ................................................14,15

4.1Caminhos possíveis para o caso C.V.

5. Considerações Finais .................................................................15,16,17

6. Referências Bibliográficas .................................................................18

7. Anexos.......................................................................................19,20,21.

Introdução

O Estudo de caso é referente a uma criança de 10 anos, matriculada na rede regular de ensino com diagnóstico de Dificuldade de Aprendizagem. O referido caso foi desenvolvido segundo a metodologia da Aprendizagem colaborativa em rede com base em situações do cotidiano escolar – ACR, estudo realizado inicialmente com foco no diagnóstico assim distribuído:

• 1ª semana: Proposição do caso

• 2ª semana: Análise e clarificação do problema.

• 3ª semanas: Discussão do problema.

• 4ª semana: Solução e socialização do problema.

O caso deverá ser descrito, identificado a natureza do problema do aluno, os recursos materiais e humanos para ajudar na solução do problema, as possibilidades de estabelecer parcerias e ser capaz de solucionar o problema, para uma posterior elaborar/re-elaborar do Plano de intervenção para esse fim.

Na proposição do caso serão identificados termos e assuntos desconhecidos e levantar as seguintes hipóteses:

• Quem pode contribuir para o esclarecimento?

• O que pode contribuir para o esclarecimento?

• Qual a queixa da professora?

• Na queixa da professora estão presentes informações envolvendo o aluno, o professor, a família e demais membros da comunidade escolar?

Na clarificação do problema é identificação do tipo do problema: cognitivo e linguagem, contexto (ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento físico, afetividade e socialização, aprendizagem, assim como a identificação da(s) ideia(s) central (is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do atendimento, além da apresentação do material bibliográfico para estudar o caso.

Nessa etapa as seguintes hipóteses são levantadas:

• O problema é de: escola, sala de aula comum, professor, saúde, família, acessibilidade, material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção, outros?

• Quem são as pessoas envolvidas no problema?

• O que precisamos aprender para resolver o problema?

Na Discussão do problema deve-se estudar o material bibliográfico, para abordar e resolver o problema, individualmente ou com seu grupo, expor e compartilha suas dúvidas, assim como poderá solicitar maior clarificação e aprofundamento de tópicos do estudo, relacionar suas experiências e conhecimentos anteriores com o que aprendeu de novo nos estudos do material bibliográfico e troca ideias com os envolvidos, além de analisar os conhecimentos de que dispõe para melhor entender o problema e esboçar os primeiros passos da solução do problema.

Na solução do problema é elaborada a solução do problema e se inicia o levantamento das propostas de solução do problema justificadas com base nos novos conhecimentos teóricos adquiridos nos estudos realizados. As seguintes hipóteses são levantadas:

• O que é preciso para resolver o problema?

• Por que esta solução atende ao problema apresentado?

Para a execução do ACR serão realizadas entrevistas com a genitora, professora do ensino regular e demais professora envolvidas. Poderão ser interrogadas, além dos citados, a diretora, professora de Educação Física e profissionais de apoio da escola, por acreditar que todos são atores protagonistas ou coadjuvantes do processo de inclusão de Carlos Victor.

A partir das entrevistas serão coletados dados importantes para analisar e clarificar o problema que está atrelado a parte orgânica, afetiva e cognitiva e mediante tais dados serão traçado metas para solucioná-los. Além das entrevistas serão realizadas observações no cotidiano escolar e avaliação processual do desempenho e evolução de C.V.

Considerando os dados coletados serão analisados os vínculos negativos que se formaram ao longo do processo de aquisição do conhecimento e que eventualmente estejam emperrando o progresso do mesmo. A observação de C.V. no ambiente escolar servirá de subsidio para o levantamento das necessidades específicas frente ao seu desenvolvimento no cotidiano.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com