TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil

Por:   •  16/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

Caracterização da Escola:

Escola: Escola Municipal Jornalista Roberto Marinho                                    Endereço: R. Padre Azevedo,51–Jardim Carolina, Itaquaquecetuba– SP, 08588-370 Ano e nível escolar observado: Educação Infantil

Estrutura da Escola:

É uma escola térrea e em sua dependência possui sala da diretoria, sala para os professores, salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, ventiladores e lâmpadas para auxiliar na iluminação.

Cada sala de aula dispõe de brinquedos, livros, armário, espaço para as mochilas, mesa com cadeiras e equipamento de áudio e vídeo como TV, DVD e caixa de som quando necessário.

O refeitório é amplo e equipado com  mesas e bancos apropriados e um lavatório.

Os banheiros estão sempre limpos e conservados, são separados por fase, e cada lavatório tem sabonetes líquidos, papel toalha e álcool gel.

Além de uma bela equipe que preparam as refeições e auxiliam as crianças na alimentação ao manusear os talheres e também mantem a limpeza e a organização da escola.

Diferentes Espaços que a escola oferece para auxiliar a prática docente:

Em sua área externa tem um pequeno playground com balaço, gangorra e escorregador. Mas acredito que todo o espaço escolar possa ser aproveitado para o auxilio da prática docente, pois as crianças estão dentro de um ambiente apropriado para estimular a brincadeira, experimentando, explorando, sentindo e fantasiando em seu mundo de faz de conta.

Introdução

O estágio foi realizado na Escola Municipal Jornalista Roberto Marinho (EMEB), localizada na R. Padre Azevedo,51 – Jardim Carolina, Itaquaquecetuba – SP, 08588-370.

Tendo a duração de 100 (cem) horas, entre os meses de Agosto e Setembro de 2020, com tempo suficiente para realizar as atividades de observação e análise da realidade escolar, pude conhecer os projetos pedagógicos, planos de ensino e o processo de ensino-aprendizagem, que não se dão apenas em sala de aula mas fora dela também.

A escola segue a linha pedagógica de Paulo Freire que defende uma pedagogia fundada na ética, no respeito, na dignidade e autonomia do educando, permitindo sua participação, curiosidades e suas vivências que são adquiridas no decorrer da vida e do meio social.

Perfil dos Professores:

Durante as 100 (cem) horas de estágio, acompanhei uma docente com a sala do jardim, a professora Marta, com aproximadamente 20 (vinte) alunos, e nesse período vivenciei a linda relação professor-aluno que é de muita atenção e carinho, por ser respectiva e tão amorosa com as crianças, as mesmas retribui demonstrando toda a admiração e respeito que tem por ela.

Por tanto, o profissional dessa área deve ser atento e consciente de que todo seu trabalho gira em torno das crianças e seus atos refletem no comportamento infantil. O educador precisa entender que é um intercessor possibilitando e proporcionando a oportunidade para as crianças se manifestarem através das trocas de experiências, brincadeiras, sentimentos e emoções vividas em seu cotidiano.

 Educar é escuta-las, envolvendo-se com criatividade na vida delas e respeitando-as como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.

                       Prática Pedagógica dos Professores

Música

            A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações, e nos mais variados estilos musicais no nossa dia-a-dia.

            Ao acompanhar as atividades educativas e atividades definidas pelo projeto pedagógico do curso, participando nas atividades auxiliando a professora com os jogos, pinturas, contação de história e não menos importante, a música.

            A linguagem musical foi utilizada como suporte para fins de memorizar as cores, os números e lavar as mãos antes do lanche, além da utilização para o desempenho da coordenação motora e a audição, com as músicas que apresentam as partes do corpo e os gestos corporais. Sendo estimuladas a ouvir, a perceber, a diferenciar os sons, brincando com a música podendo inventar ou imitar, reproduzindo canções, explorando e expressando o som com a voz, com o corpo e com materiais que estiverem disponíveis na sala.

           Foram utilizadas algumas músicas como:

  • Cabeça ombro joelho e pé
  • O sapo não lava o pé
  • Sem abraço sem, sem beijinho
  • As cores do arco-íris

      Foco – Contação de História

Durante o meu estágio, o que me chamou mais a atenção, foi a prática da contação de história, pois esses momentos não são apenas para o  divertimento, mas também para a aprendizagem de novos conhecimentos onde os alunos se despertam para um novo mundo.

O professor tem a chance de estimular o raciocínio de seus alunos, dando-lhes a oportunidade de participar ativamente desse mágico momento de contar histórias.

Em ralação aos recursos, algumas vezes foram utilizados os de áudio e vídeo para a contação, mas o melhor recurso no qual as crianças mais gostavam, eram os próprios livros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com